Como superar os desafios do setor metal mecânico utilizando um software de gestão


Atualizado em 25/05/23 - Escrito por João Pimenta na(s) categoria(s): Estratégia / Produção

No artigo Principais dificuldades do setor metal mecânico, comentei sobre algumas das principais “dores” do setor metal mecânico. O objetivo aqui é dar continuidade nesse assunto, focando em como podemos ajudar a solucionar ou amenizar esses problemas utilizando um software de gestão industrial.

Confira alguns exemplos de como um software de gestão (Neste exemplo utilizamos o Nomus PCP) pode auxiliar a gestão da sua indústria:

(Clique nas imagens para ampliar)

1. Integre todas as áreas da sua indústria

1.1 Engenharia

Controle toda a engenharia dos seus produtos em um software centralizador:

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É importante uma flexibilidade na criação do roteiro dos seus produtos, organize também as operações com o passo a passo da fabricação, seus respectivos recursos e tempo de operação ou setup necessários.

1.2 Vendas

Gerencie seus pedidos de vendas e os integre com os setores de produção, estoque e financeiro conforme o exemplo:

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Acompanhe os pedidos através do status, pesquise rapidamente os pedidos pendentes e localize seus pedidos na produção.

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No relatório acima é possível observar uma integração dos pedidos de venda, com as ordens geradas pelo PCP, a engenharia do produto e os apontamentos do chão de fábrica.

1.3 PCP

Produza ordens de produção sob encomenda ligadas aos seus pedidos de venda.

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É importante também que haja uma integração automática da engenharia com as ordens de produção conforme o exemplo:

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Leitura complementar: 4 Passos para diminuir a distância entre o projeto e o PCP.

1.4 Produção

Utilize ferramentas simples e objetivas para gerenciar os apontamentos da produção, dessa forma terá mais facilidade ao implantar na cultura da sua fábrica e no dia a dia dos seus colaboradores do chão de fábrica.

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Busque um software, como o acima, que permita que os funcionários realizem apontamentos em tempo real, alimentando o estoque, atualizando status das ordens e suas operações e fornecendo informações ao setor comercial do andamento de cada uma das ordens de produção ou pedidos de venda. Todos os apontamentos devem ser alinhados com a engenharia do produto.

2. Tenha o chão de fábrica na palma da sua mão

Para ter uma boa gestão de apontamentos é fundamental gerenciar todos os apontamentos de forma prática.

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O ideal é contar com uma interface facilitada, como a de cima, para verificar os apontamentos feitos e, se necessário, editá-los.

Acompanhe também o que está acontecendo em cada recurso em tempo real. Verifique ainda se as atividades feitas em cada um dos recursos estão dentro do planejado.

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De acordo com os apontamentos feitos no chão de fábrica, verifique como está o andamento de cada uma das ordens de produção. Veja os últimos apontamentos feitos e o atraso de cada uma das ordens de produção.

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Se preferir, escolha um cliente específico para analisar todas as ordens pendentes do mesmo. Também é interessante filtrar por grupo ou família de produto.

Saiba mais: 6 dicas para implantar o apontamento no chão de fábrica.

3. Agilize a manutenção e reaproveite as fichas técnicas de produtos

Clone roteiros, ficha técnica de produto e listas de materiais. Reaproveite estruturas da engenharia, clone produtos e outros aspectos conforme a necessidade da sua indústria.

No exemplo a seguir, veja como é fácil reaproveitar a estrutura de um produto para ‘n’ produtos dentro de um mesmo grupo:

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Atualize tempos de operação e setup automaticamente para ‘n’ centros de trabalhos.

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4. Programe a produção com agilidade

Programe a produção com agilidade, focando na melhor utilização dos seus recursos.

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No exemplo acima, vemos a geração do gráfico de gantt para a programação de ‘n’ recursos. Por meio da programação fina, é possível analisar a capacidade da empresa integrando informações de diversas áreas e retornando com precisão a data de entrega de pedidos de venda, os recursos com baixa ocupação, a programação de recursos, entre outras informações.

5. Garanta a qualidade e diminua os desperdícios produtos fabricados

Utilize um sistema que possua gráficos de relatórios do desempenho da sua fábrica. No exemplo abaixo você pode conferir um gráfico gerado pelo Nomus PCP. 

(utilize o mouse para interagir com os gráficos abaixo)

Nesse exemplo, podemos interagir com relatórios gerados com foco em aumentar a produtividade através da:

  • Análise da quantidade produzida;
  • Comparação do tempo em cada recurso com a capacidade dos mesmos;
  • Análise da eficiência de cada recurso (tempo padrão/tempo apontado);
  • Análise da Eficiência geral dos recursos (OEE) por meio da comparação do tempo esperado para determinada produção pela capacidade disponível do recurso no período analisado.

6. Aplique na prática os conhecimentos

Os exemplos mostrados buscam deixar claro como um software de gestão pode ajudar sua indústria superar seus principais desafios. A Nomus oferece um sistema completo para gestão da sua indústria de Manufatura/Metalúrgica que une todas as áreas da empresa e auxilia no gerenciamento de todos os processos administrativos e produtivos. Você pode assistir uma demonstração do software funcionando clicando abaixo:

Nomus ERP Industrial
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