Atualizado em 23/08/23 - Escrito por Pedro Parreiras com colaboração de Karina Gomes na(s) categoria(s): Estratégia / Produção
Há algum tempo, publicamos o artigo 18 livros sobre gestão industrial que irão turbinar sua fábrica. Com a grande procura por mais livros para aumentar o conhecimento dos profissionais da indústria, elaborei esta lista com autores especialistas em gestão e seus livros que são leituras essenciais para elaborar estratégias inovadoras para sua indústria destacar-se no cenário competitivo atual. Confira:
O livro leva à reflexão sobre a globalização. Promove também o questionamento sobre teses que muitas empresas tomaram como verdade absoluta e que podem ser errôneas. O autor adverte a má interpretação por parte de administradores e gestores de cargos mais elevados de organizações do mundo todo.
Além disso, apresenta o atual estilo de administração, sugerindo melhorias para sua aplicação, retrata a teoria do sistema, destacando que, com sua otimização, todos se beneficiam, de acionistas à clientes. Outro fato é que Deming introduz o sistema do saber profundo, no qual é possível encontrar elementos suficientes para a compreensão e otimização das empresas.
O livro apresenta a teoria de Deming baseada em seus famosos 14 pontos da administração. Segundo ele, a ausência de planejamento para o futuro resulta em perda de mercado e menor oferta de empregos. Os administradores não devem ser avaliados apenas em função dos balanços, mas em função dos planos que são capazes de conceber para manter a viabilidade das empresas, proteger os investimentos, garantir a geração de dividendos no futuro e aumentar a oferta de empregos mediante o aperfeiçoamento dos produtos e serviços.
Obra inédita de Shingo, recentemente descoberta, e com todos os ingredientes de um clássico. Nela, o autor conduz os leitores a um modelo capaz de fazer pensar de maneira diferente e criativa, por meio de exemplos práticos e simples.
Shigeo Shingo propõe uma guerra sistemática, objetivando descobrir, analisar e eliminar as perdas nas fábricas. Mostra os aspectos conceituais básicos para a construção dos Sistemas Produtivos de forma geral, e do Sistema Toyota de Produção de forma particular.
Leitura essencial para quem deseja incrementar a produtividade de empresas manufatureiras.
Shigeo Shingo inventou o sistema SMED ou TRF(Troca Rápida de Ferramentas) no qual o tempo de preparação de máquinas deve ser completado em, no máximo, 9 minutos e 59 segundos. Quando os resultados da TRF começaram a se tornar uma realidade prática, foram desenvolvidas técnicas de preparação de máquinas em menos de 1 minuto. Nestes casos, a TRF é intitulada de OTED (Troca de Ferramentas em um Toque). Em sistemas altamente automatizados, torna-se necessário radicalizar ainda mais a redução dos tempos de preparação. Surge a idéia do NOTED (Non Touch Exchange of Die). Neste caso, a troca de matizes e ferramentas, em um centro de usinagem, é feita por meio da utilização de sistemas de ferramentas passíveis de serem trocadas de formas automática, ou seja, sem a necessidade de operadores.
Livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução: unir pessoas, estratégia e operações – os três processos-chave de cada negócio. Liderar esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência. Bossidy e Charan revelam a importância do total e profundo envolvimento em uma organização e explicam por que um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo.
A obra, inovadora e extremamente prática, identifica as oito competências que os líderes devem ter e expande a capacidade de seus leitores de alcançarem um bom desempenho, em benefício não apenas de suas carreiras, mas também de suas empresas e da economia. Este livro trata do que você deve fazer e ser para liderar sua empresa no que promete ser o ambiente de negócios mais difícil das últimas décadas.
Neste livro, que é um dos mais lidos sobre negócios, Ram Charan, juntamente com Stephen Drotter e James Noel, desenvolveu um modelo de seis passagens para entender as exigências de liderança necessárias em uma companhia inteira. Esse modelo, baseado no trabalho “Encruzilhadas críticas de carreira”, de Walter Mahler e Stephen Drotter, é chamado de “pipeline de liderança”.
Veja também: Dicas para liderar os colaboradores da sua indústria
Considerado, pela Time Magazine, um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, esta obra de Jim Collins responde a seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?
O livro mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. Apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura, além das características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.
O livro analisa 18 companhias visionárias, na tentativa de desvendar como se tornaram gigantes bem-sucedidas, como: Disney, 3M e Sony. Professor de Administração na Faculdade de Stanford, Jerry Porras, e o autor de Empresas Feitas Para Vencer, Jim Collins, acreditavam que, ao contrário da crença popular, as companhias que não deixam espaço para competidores, não são dirigidas por líderes “sexy” ou com foco obsessivo. Ao contrário, o que elas tem em comum é a forte cultura corporativa. Em outras palavras, “contrate gente brilhante e deixe-os crescer”. Parece senso-comum, mas, no final da década de 90, o livro levou muitas sobrancelhas a se levantarem.
Preciso engrandecer a minha biblioteca de conhecimentos