5 dicas para a gestão de contas a receber de uma fábrica


Atualizado em 23/03/23 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Controle financeiro / Custos e Finanças

Custos industriais

Como mencionei no artigo 4 ações fundamentais para o controle financeiro de uma fábrica, para ter um bom controle financeiro e não ter surpresas, você não pode contar com o dinheiro que ainda não foi recebido. Sendo assim, as contas a receber tem um papel fundamental na saúde financeira de uma fábrica e por isso você deve trabalhar bem este aspecto financeiro da sua indústria.

Sei que o controle das contas a receber pode ser algo difícil e que não depende só de você. Sendo assim, para ajudá-lo, preparei uma lista com 5 dicas para a gestão de contas a receber de uma fábrica. Espero que estas dicas ajudem-no(a) a ter um melhor resultado nas suas contas a receber. Confira:

1. Conheça e organize seu fluxo de contas a receber

O primeiro passo para ter uma boa gestão das contas a receber da sua fábrica é conhecer o fluxo de entrada do seu negócio o mais detalhadamente possível. Você precisa de organização para conhecer seus vencimentos de contas, formas em que estas contas serão pagas e é claro, quanto aproximadamente irá receber.

Sabendo disso, você precisará agora organizar sua emissão de cobranças, com uma rotina de emissão, já que você não pode esperar que o cliente pague na data se enviar a cobrança com atraso. Essa etapa apesar de parecer óbvia, atinge uma grande parcela de empresas e prejudica boa parte do fluxo de contas a receber.

Outra dica é conhecer e classificar seus clientes. Separe um grupo para os que pagam em dia e não costumam gerar problemas e outro grupo para seus clientes que mais atrasam e acabam prejudicando sua expectativa de caixa no final do mês. Com estas listas, você precisará se preparar para lidar com cada grupo de forma diferenciada.

2. Não tenha receio de cobrar os clientes inadimplentes

A melhor forma de descrever esta dica ou etapa é ser o mais direto possível, como no título: não tenha receio de cobrar os clientes inadimplentes. Após entregar seus produtos (ou serviços), o natural e esperado é ser remunerado por isso. Isso é um direito seu e mantem a sociedade em que vivemos funcionando. O seu cliente não deverá ficar menos satisfeito se cobrá-lo caso ele venha a atrasar o pagamento. Caso isso venha acontecer, do cliente reclamar de ser cobrado, avalie se este cliente é um bom parceiro para a sua empresa, já que está utilizando sua capacidade e não está compensando financeiramente (muitas vezes estes clientes atrasam / não pagam frequentemente).

Após o prazo limite ser ultrapassado, o cliente deve ser cobrado e isso é muito importante. Porém, é claro que é preciso ser delicado e saber fazer a aproximação correta do seu cliente (esta seria uma boa hora de usar a lista que preparou no passo anterior), já que muitas vezes empresas de boa fé podem acabar esquecendo de pagar sua cobrança por falta de organização interna ou uma restrição de fluxo de caixa temporária.

3. Seja realista e preveja a inadimplência

Mesmo que você se organize e cobre seus clientes, provavelmente no resumo mensal do seu fluxo de caixa ainda haverá inadimplências nas suas contas a receber. Com o nosso atual cenário econômico, a inadimplência acaba se tornando uma realidade em qualquer tipo de negócio e você deve se adaptar para reduzir e conviver com esta realidade.

Para fazer uma projeção do fluxo de caixa com “pés no chão” e com mais precisão, o ideal é calcular o valor médio de inadimplência mensal da sua indústria. Isso será útil além da sua preparação de fluxo caixa, pois se o índice de inadimplência estiver alto demais, provavelmente você precisará repensar na sua estratégia de precificação e cobrança.

4. Estimule o pagamento adiantado

Se a inadimplência das contas a receber é péssima para a saúde financeira de uma fábrica, o pagamento adiantado dos seus clientes é excelente para garantir um respiro no seu fluxo de caixa, permitindo um planejamento mais preciso e baseado em recursos reais da sua indústria.

Porém, sem um estimulo adicional, dificilmente seus clientes irão liberar seus pagamentos antes da data de limite, por isso, você deve estimular o pagamento adiantado, oferecendo vantagens para os clientes que pagarem em dia e ainda mais vantagens para os que pagarem antecipadamente.

5. Organize tudo em um sistema financeiro

Como você pode ver neste artigo, a organização é um dos pilares para uma boa gestão das contas a receber de uma indústria (e de outras áreas também, é claro) e você deve ter a “casa arrumada” antes de cobrar a regularidade dos seus clientes.

É claro que é possível fazer este controle das contas a receber da sua fábrica através de planilhas ou até mesmo manualmente em um bloco de finanças. Porém, você estará suscetível ao erro, poderá se perder entre seus arquivos, poderá perdê-los e não terá todas as vantagens em organização que um sistema com controle de fluxo de caixa pode oferecer.

Com um software de gestão que possibilite lançar suas contas a receber você poderá calcular, de forma segura, qual o impacto no seu negócio e quando isso poderá levar seu balanço ficar no vermelho. Melhor ainda se isso for integrado a sua produção, chão de fábrica, pedidos de venda e gestão de estoque, dando para você uma visão ampla e precisa do seu negócio.

Para você por em prática na sua fábrica

Portanto, resumindo as ideias deste post, para ter uma boa gestão das contas a receber da sua indústria, lembre-se:

  • Seja organizado e conheça seu negócio;
  • Não tenha medo de cobrar seus clientes inadimplentes;
  • Seja realista e não conte com o dinheiro que ainda não recebeu, pois talvez não receba;
  • Estimule e de bônus aos clientes que pagarem na data ou antecipadamente;
  • Controle tudo com um software que te de segurança, agilidade e precisão.

Espero que estas dicas ajudem no dia a dia da gestão das contas a receber da sua indústria e gostaria de pedir sua colaboração, caso conheça mais alguma dica, para escrever um comentário logo abaixo com suas ideias. Bom trabalho!

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