Atualizado em 29/07/22 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Avaliação de desempenho / Capacitação de pessoas / Estratégia / Recursos Humanos
A gestão de pessoas é um dos pilares da gestão industrial e deve ser levada tão a sério quanto a gestão de máquinas e processos. Apesar de ser um tema complexo e vasto, irei resumir algumas dicas para motivar os colaboradores de uma indústria e como sua fábrica pode se beneficiar disso, já que, conforme o engenheiro Thiago Leão mencionou no artigo 6 dicas para implantar o apontamento no chão de fábrica, o desempenho dos colaboradores é crucial para o sucesso da operação.
Além de definir a cultura organizacional para elevar sua indústria para um outro patamar, você enquanto gestor precisa ir mais a fundo para conseguir o desempenho exemplar de seus colaboradores:
Para alcançar o sucesso, sua gestão de pessoas deve seguir seguintes conceitos:
Pensando no colaborador como uma peça-chave da sua indústria, o objetivo deve ser mantê-lo motivado para que assim possa dar o melhor de si e consequentemente criar um ambiente colaborativo e de alto desempenho.
Cabe ao gestor motivar o funcionário e fazê-lo sentir-se parte da indústria e responsável pelo sucesso da mesma. Uma indústria de sucesso é composta por pessoas motivadas e vitoriosas, por isso a importância de fazer com que todos se sintam parte de um time que irá conquistar e compartilhar as vitórias.
Para ajudá-lo a alcançar este objetivo, separei 10 dicas para motivar a equipe de funcionários de uma fábrica. Confira:
Faça um esforço para manter na sua equipe os colaboradores que mais se destacarem e estiverem mais habituados com sua indústria. O custo de treinamento e reposição de um novo funcionário, que provavelmente não terá o mesmo desempenho, é mais alto do que conceder benefícios aos seus colaboradores mais talentosos.
A meritocracia é uma ótima forma de motivação, por isso, utilize um sistema de gestão, como o Nomus PCP, que é capaz de medir a produtividade dos seus colaboradores e então recompense os que obtiverem o melhor resultado. Uma dica interessante é envolver a família do colaborador, como por exemplo, premiando-o com uma viagem em família. Desta forma, ele receberá o reconhecimento também dentro de casa e ficará ainda mais motivado.
Mesmo que você deseje dobrar de tamanho em um curto espaço de tempo, é preciso criar metas atingíveis para seus colaboradores. Caso as metas sejam altas demais, terão o mesmo efeito de não ter nenhuma meta, já que seus colaboradores provavelmente irão desistir e acabarão desmotivados.
Para as comissões da sua equipe de vendas e comercial, prefira um sistema de remuneração que considere as vendas totais da indústria. Como por exemplo, cada vendedor ganhar um pouco de comissão em relação a venda de outro, mesmo que em uma quantidade reduzida. Dessa forma, você irá criar um ambiente de cooperação sadio e evitará desgaste entre seus colaboradores.
Evite expandir o tamanho da sua equipe caso não tenha certeza absoluta da necessidade do novo colaborador. Na equipe de vendas, a atenção deve ser ainda maior, contrate apenas se tiver certeza de aumento de vendas, já que se não houver, irá desmotivar seus atuais vendedores que irão “perder” vendas para o novo colaborador.
Mantenha sua politica de remuneração transparente e atualizada. Novas leis e decretos devem ser explicados e compreendidos pelos seus colaboradores, já que a ignorância sobre este assunto pode gerar boatos e insatisfação.
Ao invés de esperar as leis imporem aumentos com base no dissídio, procure aumentar o salário da sua equipe gradativamente de acordo com o desempenho da indústria. Dessa forma seus colaboradores se sentirão mais motivados e farão uma associação dos seus ganhos com o desempenho da indústria.
Mantenha sua organização de cargos e chefias de forma simples e não muito burocrática. Use o mínimo de manuais de procedimento e opte mais por atitudes práticas.
Mantenha uma comunicação aberta com seus colaboradores e informe admissões e demissões e quais suas causas. Dessa forma você aproxima seus colaboradores da gestão da empresa e evita boatos e insatisfação.
Todo começo de ano divulgue um calendário anual informando escalas de férias, datas importantes de inventários, escalas de trabalho, folgas, confraternizações, feriados e pagamentos de décimo terceiro salário e outros prêmios.
Espero que estas dicas possam ajudá-lo a motivar sua equipe e assim aumentar seu desempenho e consequentemente o resultado da sua fábrica. Entretanto, para saber se sua fábrica realmente aumentou a produtividade, primeiro é preciso conseguir medir o estágio atual de desempenho.
Para isso, convido você a assistir uma breve apresentação do sistema Nomus PCP que começa demonstrando o módulo Nomus Dashboard, que é uma poderosa ferramenta para medir o desempenho de máquinas, colaboradores e processos.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: