Atualizado em 14/11/23 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção
Costumamos dizer que o cadastro de produtos é a alma de qualquer sistema informatizado de gestão para indústrias. Por isto, para realizar uma implantação de um software de PCP ou ERP é preciso fazer um cadastro de produtos bem feito.
Aproveitando o excelente artigo que o Celso Monteiro escreveu recentemente e que mostra a importância de classificar o cadastro de produtos em grupos e famílias, resolvi aprofundar a abordagem dele, falando mais sobre a utilização desses conceitos na prática e mostrando como ficam os relatórios diretamente no Nomus Dashboard. Confira na sequencia do artigo e fique à vontade para interagir com os relatórios modificando os filtros.
Resumindo o que está explicado em detalhes no artigo citado acima, uma família é um conjunto de produtos similares na sua essência, em sua composição, processo de fabricação ou uma característica intrínseca do produto. Usando como exemplo uma indústria de cosméticos para cabelos e tendo shampoos e condicionadores como produtos para serem classificados, podemos definir assim 3 famílias:
Desta forma, com base na venda dos produtos de uma indústria podemos gerar indicadores de desempenho e analisar cada família. Isto permite que as decisões a serem tomadas envolvam um conjunto de produtos semelhantes, não apenas um ou outro.
Reforço o convite que fiz acima para você interagir com os gráficos, filtrando por uma família específica ou um período.
Assim como no caso da família de produtos, um grupo é o conjunto de produtos que possuem aplicações, funções e empregos semelhantes. O método para organizar os produtos em grupo deve ser orientado exclusivamente para gerar os relatórios gerenciais mais relevantes à sua indústria.
Ele não é organizado necessariamente por um padrão de semelhança. Voltando ao exemplo da indústria de cosméticos para cabelos, podemos ter a organização dos grupos por cor de cabelo:
Podemos ainda utilizar o conceito de níveis sintéticos e analíticos para montar uma hierarquia na organização de grupos e família. Só não podemos esquecer que os níveis sintéticos devem ser utilizados para a organização e o agrupamento de níveis analíticos e que conforme explicado no post que mencionei no início deste texto, o cadastro do produto deve ser feito sempre no nível analítico.
Veja abaixo alguns KPIs que podem ser gerados com esse conceito de classificação de grupos no seu cadastro de produtos:
Podemos trabalhar com indicadores combinando as informações de grupo e família, assim os relatórios tem uma profundidade maior, com mais detalhes e permitindo decisões mais acertadas. Veja o exemplo abaixo:
Acima podemos ver que os produtos da combinação de grupo e família “Shampoo para cabelos oleosos e castanhos” tem um potencial de venda maior, então se um dia sua indústria investir em publicidade esse pode ser um bom parâmetro para escolher a modelo do comercial, não acham?
Neste artigo, procurei mostrar que apenas investindo em um cadastro de produtos de qualidade já é possível enxergar informações de forma clara e simples e ajudar a sua empresa no dia a dia. No exemplo acima usei indicadores de venda, mas poderiam ser de produtividade, qualidade, compras etc.
Procure imaginar o quanto a melhora na gestão de outras áreas da sua indústria pode levar você a estar um passo à frente da sua concorrência. O diferencial da gestão da sua empresa não está apenas em softwares ou sistemas informatizados, mas também em conceitos e ferramentas de gestão.
Caso você queria conhecer uma empresa que pode ajudar a sua indústria a melhorar o cadastro de produtos através de uma solução completa, com a união de um poderoso software de gestão industrial aliado à consultoria de engenheiros experientes e formados nas principais universidades do país, posso citar como exemplo, a Nomus. Você pode conferir a solução funcionando na prática, assistindo a uma demonstração do sistema Nomus.
Bom artigo, além da importância da gestão via KPI, o fato de ter códigos corretamente cadastrados são fundamentais no bom uso do ERP. Nada pior que um BOM mal complilado e dando baixa por explosão completamente errado.
Com certeza Guilherme! Costumamos dizer que o cadastro é a alma de qualquer sistema. Ele é vital para perfeita operação da empresa e muitas vezes é negligenciado.
Obrigado por sua participação!