7 ações para aumentar as vendas da sua indústria em 2016


Atualizado em 16/09/21 - Escrito por Matheus Bertoluci na(s) categoria(s): Estratégia / Marketing e vendas

Talvez o ano de 2015 não tenha sido como o esperado. Poucas vendas, baixo faturamento, inúmeros problemas… Algo que acontece com inúmeras organizações. Como infelizmente para muitos o ano começa somente depois do carnaval, preparei esse artigo para você “iniciar” 2016 com o pé direito.

É hora da mudança!

O início de ano é o momento ideal para rever o site da sua indústria e fazer pequenas alterações. Esta atitude pode resultar em significativos ganhos, desde a organização até no faturamento da sua empresa. Para te ajudar a organizar e otimizar ainda mais a sua indústria eu preparei este artigo para você colocar o setor de Marketing Digital nos trilhos para este ano. Preparado?

1. Tenha Prova Social

Para aumentar a confiabilidade do seu serviço e a geração de potenciais clientes (também conhecidos como leads), use a prova social a seu favor. Ela surgiu da ideia “Se todo mundo está fazendo isso, então isso deve ser bom”. Ou seja, se os seus potenciais clientes veem no seu site depoimentos e estudos de caso, você está oferecendo uma “prova social” de que os seus atuais clientes estão satisfeitos. Quando você mostra clientes satisfeitos, constrói uma relação de confiança, que acaba fortalecendo o seu poder de venda.

Portanto, em seu site, separe um espaço para colocar provas sociais de clientes que compraram e ficaram satisfeitos. Isso irá ajudar a aumentar suas vendas.

2. Construa um blog

O blog da sua indústria é essencial para gerar tráfego relevante ao seu site. Um blog não consiste apenas em postar conteúdo regularmente para se posicionar bem na rede de pesquisa do Google. Ele também é uma ótima maneira de apresentar ao seu público um pouco sobre a personalidade da sua indústria. Escreva sobre as notícias e tendências do seu setor. Fale sobre novas parcerias. Comente as novidades de dentro da sua indústria.

Procure sempre criar conteúdo relevante para seu público. O que postar no blog? Procure saber:

  • Quais as principais dúvidas deles?
  • Sobre o que eles gostam de ler?
  • O que eles gostariam de aprender?

Quando você cria conteúdo para o seu publico, a sua indústria passa a ser vista como uma referência no mercado, resultando em aumento de vendas.

3. Use as mídias sociais

Não preciso nem dizer que sua fábrica ou indústria deve estar na rede social. Interagindo, compartilhando e comentando. Estar ativo nas redes sociais e gerar valor ajuda a aproximar a sua empresa de quem o acompanha por lá, criando uma relação amigável entre marca e seguidor.

Não faça apenas publicidade

Ao planejar as postagens nas redes sociais lembre-se: Ninguém quer ver apenas propagandas aparecendo em suas linhas do tempo. Por isto o ideal é que poste no máximo 20% do conteúdo voltado para a publicidade da sua marca e de seus serviços, e 80% em conteúdos que sejam de fato relevantes para quem o segue. É através de relacionamentos recíprocos que surgem oportunidades diretas(interesse no produto/serviço), ou indiretas(indicação, comentário com pessoas que tenham interesse, compartilhando conteúdos etc). Como diz o ditado, “Gentileza gera gentileza”.

4. Crie conteúdo de qualidade

Me diga agora: sobre o que seu cliente está procurando hoje na internet? Onde ele procura? De que forma ele pesquisa? Quais palavras usam? – Essas perguntas você deve responder hoje!

Se você quer que sua indústria seja vista como uma autoridade no setor, é necessário produzir conteúdo de liderança de pensamento, ou seja, um conteúdo viral sobre tópicos relevantes no ramo da sua indústria. Escolhendo as palavras certas, ainda é possível otimizar o posicionamento do seu blog nas pesquisas do Google. Sim, é possível colocar o blog da sua empresa entre as primeiras referências de busca!

Quando seu site começa a produzir conteúdo, tudo fica mais fácil. Mas um alerta: não produza conteúdo de qualquer maneira. Você precisa de conteúdo estratégico. E o início da estratégia é responder às peguntas no primeiro parágrafo. Tenha certeza: conteúdo de qualidade ajuda sua indústria a vender mais.

5. Tenha um site responsivo

Um site responsivo é aquele site que se adapta à tela na qual é exibida, seja a tela do seu smartphone, tablet, notebook, computador ou Tv. O site da sua indústria é responsivo? Ele se adapta a qualquer tela? Ou ele fica distorcido quando é carregado em diferentes tamanhos de telas?

Possuir um site responsivo é muito importante, pois a maioria das pessoas passam um grande de tempo no celular. Fazem pesquisas, consomem conteúdo, criam relacionamentos e acessam sites. Se sua indústria não possui um site que se adapta ao celular, talvez você possa estar perdendo vendas. De que adianta você criar excelentes conteúdos se o seu site não possui versão para celulares? Muitas pessoas irão deixar de consumir conteúdo se o seu site dificulta a leitura.

6. Construa uma base de leads

Como dito anteriormente, um lead é um potencial cliente. E uma das formas de mantermos contato com nossos clientes é através do email. Cada visitante que entra no seu site e sai sem deixar um e-mail é um oportunidade perdida. Procure colocar no site da indústria algumas opções, sem exagerar, onde o visitante pode deixar o e-mail para receber novos conteúdos criados pelo seu blog. Isso pode ser feito utilizando algumas “iscas”, como:

  • Deixar um local para ele virar assinante da newsletter do seu blog;
  • Oferecer materiais ricos (como ebooks, planilhas, seminários web, diagnósticos, vídeos exclusivos, etc ) em troca do contato de email;
  • Disponibilizar cursos online ou presenciais sobre um assunto no qual sua empresa domina(gerando automaticamente autoridade no assunto)
  • Criar uma chamada(conhecido com Call to Action) para ele deixar o email e receber novos posts do blog.

A partir do momento em que um lead passa a receber notícias da sua empresa que são relevantes para ela, mais uma vez,  a sua indústria fortalecer os laços com este potencial cliente, abrindo a oportunidade dele fazer negócio com a sua indústria.

7. Prepare sua produção para o aumento nas vendas

Realmente, não adianta vender mais se você não tiver como atender às novas demandas. Portanto, é fundamental que você prepare sua produção e seus estoques para poder de fato aumentar o faturamento.

Lembre-se que estoques em excesso representam um custo de capital empatado e podem esconder diversos problemas de gestão. Por isso,  assine e acompanhe em primeira mão todas as dicas no Blog Industrial da Nomus para entender como manter seus estoques em equilíbrio, aumentar a produtividade da sua indústria e obter diversos benefícios.

Espero que com esse passo a passo você possa começar o ano com o pé direito. Aproveite para compartilhar nos comentários quais estratégias a sua indústria está utilizando atualmente para atrair clientes.

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