Atualizado em 19/01/23 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Avaliação de desempenho / Capacitação de pessoas / Definição de indicadores de desempenho e metas / Desdobramento da estratégia / Estratégia / Gerenciamento da rotina / Processos e Organização / Recursos Humanos
O mercado de trabalho exige que os funcionários sejam capazes de entregar produtos e serviços de qualidade, ao mesmo tempo que cumprem os objetivos de uma empresa. Porém, para que o resultado seja o melhor possível, o tratamento que os funcionários recebem deve ser motivador para que a indústria alcance o sucesso. Veja 4 dicas para que esse objetivo seja alcançado:
Esse é o primeiro aspecto fundamental para o bom rendimento dos funcionários. O local onde eles trabalham precisa ser agradável e estimulante à produtividade e criatividade.
Ambientes de trabalho que não passam uma segurança tanto para a integridade física quanto mental dos funcionários proporcionam atividades feitas muitas vezes da forma mais fácil, o que na maioria das vezes prejudica a empresa.
O local de trabalho deve ser:
Você prefere trabalhar em qual dos dois ambientes?
A resposta parece obvia, mas na prática muitas empresas deixam o funcionário ditar as regras de organização e limpeza, quando na verdade esses valores devem ser impostos e seguidos.
Combata o seguinte jargão: “Na minha bagunça eu me acho.”
Os funcionários precisam ser compensados por suas habilidades, experiências e esforços. Política de Remuneração e benefícios representam uma valorização dos trabalhadores, o que resulta em lealdade e compromisso.
Hoje as empresas percebem que adicionar um bônus ou uma comissão por rendimento e alcance de metas deixa o funcionário mais motivado e exigente consigo mesmo.
Exemplo: Caso um funcionários da fábrica passe o trimestre com nenhuma alteração, a empresa dará um bônus de X% no vale alimentação. Ou se o mesmo passar um ano sem acidentes terá uma cesta de natal completa.
Veja que não é difícil vincular metas com benefícios. Nós especialistas da Nomus sempre sugerimos isso em nossas consultorias, pois vemos na prática que os resultados são alcançados numa velocidade acima da expectativa.
Funcionários que vestem a camisa da equipe e compram a causa da empresa geralmente são mais propensos a cumprir os seus deveres e produzir produtos e serviços de alta qualidade.
Porém aqui existe outro paradigma: as empresas pensam que esse sentimento deve brotar livremente nos funcionários, e muitas das vezes há uma identificação do funcionário com a empresa, mas vemos que o resultado de comprometimento é mais expressivo quando as empresas com suas politicas de recursos humanos dão ao funcionário todos os ingredientes para se sentir parte da equipe.
Ilustração da explicação:
Sou fã de futebol e torço para o Flamengo. Tenho um sobrinho que hoje tem 13 anos. Há um tempo, ele estava em dúvida na escolha de um time. Eu tinha duas opções:
Veja que a opção B influencia diretamente na escolha, ou seja, quando você cria situações para que seu funcionário “vista a camisa”, a escolha dele de entrar na equipe é natural.
Entenda que se hoje sua empresa não faz nada para seus funcionários vestirem a camisa, então escolheram a opção 1.
Os funcionários têm uma necessidade de desenvolvimento tanto pessoal como profissional.
Um local de trabalho que permite que os funcionários a aprendam e desenvolvam novas habilidades pode melhorar significativamente a produtividade e reduzir o turnover (a rotatividade de pessoal).
Existem alguns programas que ajudam a atingir esse estímulo:
Com esses incentivos, a indústria pode ser mais competitiva no mercado com funcionários altamente capacitados e treinados.
Leia mais: 5 motivos pelos quais o profissional de indústria deve se especializar
Muito bom seus artigos sempre acompanho. obrigado por compartilhar
Ótimos dicas, sigo e coloco em prática. Gratidão em compartilhar!