Atualizado em 9/12/24 - Escrito por Pedro Parreiras com colaboração de Karina Gomes na(s) categoria(s): Produção
Um dos artigos mais lidos do Blog Industrial Nomus é o que apresenta 64 siglas de gestão que todo gestor precisa saber. Nele, está o significado de cada uma delas. Porém, para uma gestão de excelência não é preciso saber apenas o sentido, mas é interessante entender para que serve e como pode ser usado cada recurso. Por isso, criamos uma série de artigos mostrando o que significam as siglas mais essenciais na gestão industrial:
Confira a continuação do significado e aplicação de cada sigla:
Empresa originada na Alemanha, que desenvolve softwares de gestão de empresas e tem um grande reconhecimento no Brasil. A SAP surgiu como uma empresa pequena e regional e em cerca de 40 anos se transformou em uma organização de alcance mundial. Atualmente, a empresa é a líder global de mercado em soluções de negócios colaborativas e multiempresas. Seu produto mais famoso, que gera o emprego de mais de cinquenta e seis mil pessoas, é o sistema integrado de gestão empresarial SAP ERP.
É utilizado para a análise de uma cadeia logística e identificação de oportunidades de aprimoramento no fluxo de trabalho e de informações. Lançado no ano de 1997, o modelo SCOR busca condições de determinar processos-padrão, métricas de avaliação da gestão da cadeia, para dessa forma dar início a um modelo de gestão que seja aprimorado continuamente e de forma eficiente.
É um código identificador único de uma mercadoria e se relaciona diretamente à quantidade de produtos mantidos em estoque. Por meio desse código é possível pesquisar e apontar com exatidão o item que a empresa vendeu, entregou ou mesmo trocou.
É interessante notar que em casos de mercadorias de uma mesma linha, porém com distinção de tamanhos, cores, sabores, entre outras características, cada variante recebe um SKU distinto.
Consiste na explicação, em termos mensuráveis e compreensíveis, de todos serviços que o cliente pode esperar de quem contrata na relação de contrato, e inclui também os termos de compromisso, objetivo de nível de trabalho, suporte técnico, prazos do contrato, e outras questões.
Em qualquer relação contratual de TI, o SLA é exigido, para um esclarecimento técnico do contrato.
O SLM é um acordo geralmente feito entre o setor de TI e o cliente interno, e objetiva manter e aprimorar a qualidade dos serviços de TI por meio de um ciclo contínuo que compreende compromisso, a supervisão e a comunicação dos níveis de trabalho em termos de qualidade, quantidade e custo.
Pode ser definida como uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenários como base para a gestão e o planejamento estratégico. Seu principal objetivo é fazer uma avaliação dos ambientes internos e externos para então otimizar o desempenho da empresa no mercado.
Introduzido por Eliyahu Goldratt no livro “A Meta”, é um paradigma gerencial que declara que qualquer sistema gerenciável é limitado em alcançar mais que suas metas por um número muito reduzido de restrições. É um desenvolvimento considerado recente na prática de tomada de decisões em empresas que possuem restrições.
É baseada em melhoria das pessoas, melhoria dos equipamentos e qualidade total. A TPM objetiva eliminar as perdas ocorridas no fluxo de produção por meio da integração das áreas de manutenção e operação da empresa, além de corrigir e prevenir os erros.
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