Atualizado em 17/06/22 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Engenharia de produto / Estratégia / Logística / Processos e Organização / Produção
As melhoras da Programação da Produção podem ser muito significativas. Efetuar prazo com muita folga pode causar muitos danos para a sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo que não ter esse conhecimento pode gerar na sua produção. Uma vez que tem ciência da gravidade fica mais fácil pensar em uma forma de buscar uma forma de melhoria.
Neste artigo você pode conferir em vídeo, seguindo a série Dores da Indústria, onde trazemos tratamentos para seus problemas.
VEJA MAIS – Primeiros passos para implantação da programação da produção industrial (PPCP)
Espero que este vídeo tenha ajudado a abrir seus olhos para este problema, seus impactos e também como resolvê-lo. Se você gostou deste material, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Vamos criar uma comunidade de gestores e profissionais que se ajudam e aprendem juntos. Participe!
Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Enquanto aguarda, assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe o Papo de Produção.
Seguimos no grupo de tratamento da programação da produção, ainda como causa de não saber definir prazos realistas. Neste cenário, uma opção é dar prazos com muita folga, evitando atrasos com um tempo exagerado.
É muito importante pensar na realidade da sua indústria e colocar no papel o quanto está perdendo por dar prazo com muita folga. Tento esse prejuízo em mãos será um estímulo para buscar uma forma de reverter essa situação. Consultorias, softwares de gestão, entre outros podem te ajudar a chegar ao tratamento, mas é preciso agir.
VEJA MAIS – 7 Problemas na programação da produção que podem tirar dinheiro da sua fábrica
Se seu cliente quer um prazo de 15 dias, você normalmente entrega com dez, mas com medo de atrasar promete que entregará em 20. Talvez essa folga faz com que o cliente busque um concorrente, que sabe prometer e cumprir os prazos corretamente. Pode ser que a diferença do prazo seja pequena, mas fundamental para a escolha do comprador.
Você pode ganhar a venda, prometendo entregar em três meses e terminando de produzir em dois. Apesar de finalizar a produção, o cliente pode não querer receber o item antes do prazo combinado, por já haver se programado.
Assim, você terá um mês de estoque parado, o mesmo tempo sem receber o valor da venda. O que você poderia fazer com esse dinheiro? Essa quantia parada atrapalha seu capital de giro durante esse tempo.
Outra possibilidade é danificar o produto parado, ao ocupar um espaço da sua fábrica, sujeito a contato e, consequentemente, retrabalho não planejado.
A Nomus possui um software de gestão ERP especializado no segmento de indústrias, que tem um modo de programação fina da produção e te ajudará a prometer prazos de entregas realistas. Essas e outras praticidades podem ser vistas ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: