Atualizado em 23/11/22 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Marketing e vendas
Os 4 As do marketing formam uma metodologia para planejar, adaptar, executar e avaliar uma campanha de marketing e assim obter maiores chances de sucesso nas vendas do produto ou serviço promovido.
A ideia é seguir 4 passos que começam com a letra A, sendo eles: análise, adaptação, ativação e avaliação. Com isso os profissionais envolvidos na campanha conseguem entender a melhor forma de executar a promoção do produto.
Com um mercado cada vez mais competitivo e as pessoas cada vez mais conscientes, é fundamental que a sua campanha seja bem planejada para que o produto consiga um bom volume de vendas e a reputação da sua marca não seja prejudicada de alguma forma.
Pensando nisso, montamos esse artigo falando um pouco mais sobre os 4 As do marketing e como sua empresa pode colocá-los em prática. Vamos lá:
Os 4 As do marketing, como falamos anteriormente, são um conjunto de atividades que variam desde planejamento até a execução e avaliação do lançamento de uma campanha de marketing. O seu objetivo é entender melhor todos os fatores que podem influenciar no sucesso da campanha e assim realizar o melhor trabalho possível.
Para entender melhor cada uma das etapas, confira a lista a seguir:
O primeiro dos 4 As do marketing é a análise. Nessa etapa a ideia é analisar todas as variáveis que podem influenciar no resultado de uma campanha de marketing bolada pela sua equipe.
Essas variáveis podem ser tanto internas como externas, ou seja, é importante analisar oportunidades, ameaças e também mudanças do mercado em geral.
O objetivo dessa analise é fornecer informações para facilitar a tomada de decisão na hora de montar a estratégia de marketing do período.
Além disso, essa etapa também serve para determinar qual será o objetivo da campanha de marketing do período, já que a análise terá que ser feita baseada nele.
Algumas ações que a sua empresa pode tomar durante essa etapa são:
A segunda etapa é adaptar seus produtos e sua comunicação à campanha de marketing que sua empresa pretende lançar.
Por exemplo, se a ideia é fazer uma campanha de Black Friday, você pode alterar a comunicação visual do seu site e propostas comerciais para usar tons escuros.
Já se for lançar uma determinada máquina para o setor de construção civil, use imagens que remeta a construção, embalagens características e assim as chances de sucesso serão maiores.
O terceiro A na lista dos 4 As do Marketing é a ativação, ou seja, tirar o planejamento do papel e colocar a campanha para rodar.
Essa etapa depende muito da sua campanha, do seu público-alvo e do seu produto. Dependendo do seu mercado você pode rodar campanhas offline, como por exemplo:
Caso o seu negócio ou público-alvo esteja também na internet, é possível usar ferramentas do marketing digital, como:
Depois de analisar o cenário, planejar a campanha, adaptar o produto/comunicação e colocar tudo para rodar, chegou a hora de avaliar os resultados.
A ideia é em um primeiro momento avaliar os dados gerais e o feedback da campanha para assim ajustar o que for necessário, podendo até paralisá-la, caso necessário.
É possível fazer isso com indicadores de desempenho de forma bem rápida, no marketing digital, e através de pesquisas e acompanhamento da mídia, no marketing offline.
É importante acompanhar também o SAC da sua empresa, comentários em geral na internet e realizar ações como a auditoria de marketing.
Veja também: Analista de marketing: o que faz, perfil, salário e a sua importância para uma fábrica
Agora que você já sabe como funciona cada um dos 4 As do Marketing, é possível colocá-los em prática na sua empresa seguindo a ordem do artigo. Então, para deixar mais claro, aqui está:
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