Atualizado em 14/10/24 - Escrito por Mateus Portela na(s) categoria(s): Marketing e vendas
A indústria 4.0 faz parte da grande evolução tecnológica para automatização dos processos.
Nos dias atuais, é impossível tomar ações para aumentar a produtividade sem adotar a tecnologia para se manter competitivo, fazendo que muitas indústrias estejam mudando sua linha de produção.
Entretanto, o setor operacional não é a única área que deve ter a atenção das indústrias, pois uma gestão de empresas do século passado não é suficiente para melhorar os resultados da empresa.
Para que a gestão seja eficiente, é necessário ter em mãos todos os dados das necessidades dos clientes. Isso é fundamental para que a empresa entregue aquilo que o consumidor deseja.
E uma das principais ferramentas de integração dos dados é o CRM (Customer Relationship Management), que serve como estratégia para as empresas aumentarem suas vendas por meio do relacionamento com o cliente.
Com o intuito de aumentar a produtividade industrial, veja nesse conteúdo os benefícios da indústria ter um CRM.
O CRM pode contribuir para o atendimento ao cliente, equipes de suporte e de pós-vendas, pois a ferramenta é responsável pela coleta de informações que posteriormente podem se converter em dados dos clientes.
Com essa funcionalidade, é possível implementar sugestões de produtos e serviços que poderão ser utilizadas como soluções para seus clientes.
Com os dados obtidos pelo CRM operacional, este setor vai elaborar relatórios e análises necessários para segmentar e identificar as necessidades desses clientes, resultando no atendimento aproximado entre empresa e cliente.
Os dados também estão disponíveis para serem usados em possíveis negociações e também para reversão e fidelização do cliente.
O CRM estratégico aponta todo o desempenho da empresa por certo período, analisando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A direção vai determinar a melhor forma de se aplicar os pontos principais da aplicação.
Esse software te auxilia a elaborar uma estratégia bem elaborada de como vender mais com todos os métodos para a empresa ter retorno no seu investimento.
Mais que um meio de garantir lucro industrial, o CRM oferece disponibiliza a melhor forma de atendimento visando o conhecimento estratégico de uma empresa que dá atenção às suas necessidades dos clientes.
Aqui todas as informações coletadas serão distribuídas em todos os pontos para negociação e relacionamento com os clientes, fazendo com que os colaboradores criem meios dar uma atenção maior no atendimento ao cliente.
O software CRM serve para ajudar os gestores na integração de dados automaticamente, algo que facilita a análise geral da empresa e permite embasar a tomada de decisão com maior propensão a acertos da estratégia.
Por meio de um banco de dados do cliente, pode-se estabelecer um método mais rápido de compra.
Existem várias opções desse tipo de software no mercado, entre elas o Agendor, um CRM brasileiro reconhecido no mercado B2B pela sua facilidade de uso, pelo suporte rápido e pelo ótimo custo-benefício.
Com foco em equipes de vendas consultivas, o CRM do Agendor atende tanto gestores comerciais quanto vendedores externos e internos, trazendo praticidade e agilidade para todas as etapas do processo comercial. O Agendor disponibiliza um plano gratuito, com acesso às funcionalidades básicas da ferramenta, e planos pagos completos a partir de R$ 53 mensais por usuário.
Muitas das falhas de comunicação entre as equipes de marketing e de vendas acontecem quando não conseguem se entendem as necessidades dos clientes, mas com o CRM, esses problemas vão diminuir.
Esse programa trabalha para ser uma interseção entre as áreas comercial e vendas, pois precisa ser alimentado com informações provenientes dos agentes em todos os processos de atração e de fechamento de negócios.
Empresas que usam o software CRM pode personalizar a forma de abordagem para cada cliente da rede de contatos, ou seja, a empresa pode se comunicar com cada lead de forma diferente, seja por meio de e-mails, seja por ligações.
Isso é possível devido ao alto número de informações cadastradas no programa, como o cargo, produtos do interesse do cliente, nível de conhecimento do assunto, e etc.
Se comunicando individualmente, a empresa consegue ganhar a confiança do comprador, se sentindo mais importante, pelo atendimento recebido.
Uma indústria que tem CRM consegue conhecer as necessidades dos clientes, facilitando propor uma fidelização.
Com cliente fidelizado, os lucros da empresa vão aumentar e com maior lucratividade, a empresa reduz a necessidade de prospectar novos leads.
A integração entre um bom CRM e o marketing também pode melhorar a produtividade da equipe de vendas.
Como os leads provavelmente já consumiram um dos seus conteúdos, eles conhecem mais acerca da sua empresa, portanto, o trabalho comercial terá mais eficiência na comunicação, apresentando apenas as condições de negócio.
O Nomus ERP Industrial possui módulos erp completos de CRM capaz de atender as demandas mais específicas das indústrias brasileiras.
Para ver como a ferramenta funciona, sugiro que assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial.
Agora que você conhece a importância do CRM para o setor industrial, é fato que esse software é indispensável para uma indústria atualmente.
A ferramenta auxilia a equipe a melhorar o atendimento com o cliente, com dados informando as necessidades por produtos e serviços.
Com o CRM, a empresa aumenta a eficiência e a taxa de fidelização do cliente, pois as informações geradas pelo software consegue te mostrar as melhores abordagens para fidelizar e prospectar os clientes.
Em suma, o CRM é um intermediário entre a indústria e seu cliente.
E você, o que está esperando? Use esse sistema para melhorar os processos da sua empresa.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: