Atualizado em 6/06/19 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Marketing e vendas
Um case de sucesso é um estudo dos resultados e benefícios conquistados com a compra e implementação de um determinado produto ou serviço.
A ideia é contar como a empresa conseguiu melhorar de alguma forma, contando quais desafios superou e quais benefícios conquistou.
É claro que nem todos que contratam um serviço ou compram um produto se tornam cases de sucesso. Para se tornar um, é preciso dedicação para utilizar da melhor forma as ferramentas adquiridas.
É como tirar uma boa nota em uma prova. Todos os alunos recebem o material, mas nem todos estudam pra valer.
Como nosso blog tem o foco em indústrias, vou detalhar quais são os benefícios em se esforçar para se tornar um case de sucesso. Vamos lá:
A vantagem principal definitivamente é o resultado obtido ao se transformar num case de sucesso.
Não importa qual a ferramenta ou método que te transformou num case. O fato é que sua organização passou de um estado A para um estado B, essa transformação traz consigo resultados que devem ser mantidos.
Por exemplo, se você contrata um professor de violão e começa a ter aulas de música. Seu objetivo é sair do estado de leigo para um estado de músico.
Muitas vezes com 6 meses de aula você já pode ser considerado um case de sucesso, pois já saiu do conhecimento zero e hoje já sabe tocar algumas músicas.
Se seu objetivo inicial era esse, ótimo, fique feliz com o resultado em se tornar um case do seu professor. E uma boa notícia é que pode se aprofundar no conhecimento e melhorar a cada dia.
Veja que o resultado obtido por si só já é suficiente em se motivar a ser um case.
Atenção: os resultados devem ser mantidos, pois como o aluno de violão, se não houver prática e manutenção do conhecimento, ele vai se perdendo aos poucos.
O prestador de serviço anseia por clientes que vão seguir seu método ou utilizar sua ferramenta para criar evidências e prova social que seu negocio funciona.
Quando o case de sucesso acontece, normalmente os prestadores expõem seus cases para o mundo dizendo, por exemplo: “vejam como ela conseguiu emagrecer em 40 dias.”
Essa visibilidade pode ser utilizada na sua equipe de marketing pois se sua empresa foi case de sucesso de uma ferramenta de qualidade ou de uma implantação de ERP, seus clientes vão entender que sua empresa é uma empresa madura e qualidade nos processos.
Quando nos tornamos um case normalmente tendemos a querer permanecer nessa posição, pois ninguém gosta de perder o que já conquistou. E quando isso acontece normalmente é frustrante.
Continuando no exemplo do emagrecer em 40 dias, se a moça que conseguiu passar nesse processo não focar e fazer a manutenção do resultado, ela vai voltar para o estágio anterior ou até pior.
Quando as pessoas a reconhecerem, provavelmente ela sentirá um desconforto pois já havia conquistado um resultado excelente e o perdeu.
Logo, ser um case de sucesso é uma motivação para manter os resultados adquiridos pela organização.
Particularmente gosto desse ponto, pois realmente acho que quando se inicia um ciclo de gratidão entre o cliente e o prestador de serviço parece que tudo fica mais leve.
O prestador ganha um combustível para manter sempre seu cliente satisfeito, fazendo tudo possível para mante-lo na posição de case de sucesso. E o cliente se sente grato pois graças ao método/ferramenta ele conseguiu alcançar seus objetivos.
Podendo inclusive indicar para seus amigos e parceiros os serviços oferecidos.
Como disse anteriormente, a gratidão gera no prestador o dever de dar um atendimento VIP para seu case de sucesso, pois um cliente já vale muito, ainda mais um cliente que é um case de sucesso.
Os clientes case de sucesso são a vitrine, indicador em potencial e uma prova social que seu método funciona.
Por isso é normal que a sua indústria receba mais atenção caso se torne um case de sucesso.
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