Atualizado em 19/05/22 - Escrito por Equipe Mercos na(s) categoria(s): Marketing e vendas
Venda online entre empresas parece algo realmente difícil, não é mesmo? Pode ser bem mais simples e acessível do que você imagina!
E-commerce B2B nada mais é que uma loja virtual que funciona 24h, sem parar. Onde o cliente tem acesso a todo seu catálogo de produtos, lançamentos, promoções, histórico de compras, além de fazer o pedido.
É uma tendência mundial empresas adotarem um e-commerce B2B. Só nos Estados Unidos já são movimentados, ao ano, em torno de U$1.13 trilhão, além de mercados como Europa e Ásia que também estão seguindo a tendência. No Brasil esse canal vem crescendo cada vez mais, principalmente nos últimos 2 a 3 anos, onde grandes empresas como Ambev, Unilever e P&G começaram a adotar essa plataforma de venda. Em 2020 com a pandemia, só foi consolidada essa tendência.
Por isso, queremos compartilhar 05 dicas que você precisa conhecer na hora de decidir seu E-commerce:
Na hora de escolher busque uma solução que seja fácil, responsiva e principalmente que motive seu cliente a usar.
Atualmente os usuários preferem acessar links a baixar um aplicativo, mas não adianta ficar desconfigurado ou ser pesado no celular, já que 40% dos acessos são mobile. Ainda mais que 20% das compras B2B online são feitas fora do horário comercial e 10% são feitas aos finais de semana.
Seu e-commerce B2B tem que ser gostoso para seu cliente navegar, sem dúvida isso vai ajudar você a vender mais.
Ao analisar a fundo seu fluxo de caixa, muitas empresas constatam que seu maior volume de vendas está em poucos produtos do seu portfólio. Isso pode acontecer por vários motivos, o que leva ao seguinte questionamento: será que seu cliente tem acesso a todos os seus produtos disponíveis?
Busque um E-commerce B2B onde seu cliente tem seu portfólio completo na palma da mão, além do acesso a dados de lançamentos, produtos em destaque, promoção, informações sobre últimas compras e forma de pagamento. Também um grande diferencial é estar disponível apenas as políticas e condições exclusivas para ele. Além disso, conseguir pela mesma plataforma acompanhar o status do pedido, sem precisar ficar consultando o vendedor.
Outro ponto importante é você ter acesso a relatórios e indicadores onde é possível acompanhar a jornada do cliente no site, assim é possível seu vendedor trabalhar estrategicamente para incluir novos produtos no pedido.
Você já analisou quanto sua empresa gasta devido a erros operacionais? Quanto mais manual for o processo, maior é a chance de acontecer essas situações. Ainda mais quando são recebidos por WhatsApp ou e-mail.
Ao investir em um e-commerce B2B integrado ao seu ERP, seu processo está blindado quanto a esse problema. Além disso, seus pedidos estarão centralizados em um único lugar, facilitando sua análise através de relatórios personalizados.
Nada adianta investir em uma plataforma que necessite de grandes investimentos para fazer acontecer.
Busque por uma plataforma de E-commerce B2B que seja de fácil customização e ajuste de layout, para que sua empresa não tenha a necessidade de contratar serviços de terceiros. Além de economia, sua empresa ganha no tempo de execução de projetos.
Por ser uma plataforma focada em vendas entre empresas, o ideal é que para acessar os preços dos produtos e realizar um pedido o cliente precise inserir um login e senha. Ou seja, as informações só são disponibilizadas para quem ele deseja compartilhar e o cliente final não terá essa informação, não prejudicando negociações futuras.
Nossa parceira Mercos, além dos sistema, acompanha os clientes e ajuda com boas práticas de mercado para garantir o sucesso com esse canal de venda. Oferecendo todas essas funcionalidades e muito mais!
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