Atualizado em 17/09/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Processos e Organização
Diversas indústrias promissoras fecham as portas todos os anos por conta de erros super comuns. Isso se deve à desatenção, falta de estudo ou prioridades trocadas, levando a 8 atitudes que costumam levar a esse resultado fatal.
No entanto, toda questão tem uma resposta e nós estamos aqui para ajudar você a evitar o mesmo destino. Coloquei abaixo quais são os 7 erros, como evitá-los e ferramentas gratuitas que vão ajudar a prevenir, controlar ou solucionar cada problema
Saiba ainda que o conhecimento e as ferramentas abaixo não servem apenas para corrigir dificuldades, mas também para atingir resultados melhores como um todo. Ao ler o artigo e conferir os conselhos que dou, após estudar e consultar profissionais especialistas da indústria, tenho certeza que atingirá um novo patamar na sua gestão industrial.
Faça uma boa leitura!
Confira os tópicos:
É muito comum indústrias errarem na precificação de produtos ao calcular apenas os custos diretos, como matéria-prima e mão de obra dos operadores para decidir quanto cobrarão pelas mercadorias.
Aí, muitos gastos como energia, marketing, administração etc diminuem o lucro no final do mês e a gestão financeira não sabe o por quê… Bom, para solucionar isso, você pode usar uma planilha de formação de preço de vendas e análise de custos.
A ferramenta, que oferecemos gratuitamente, ajuda a colocar em fórmulas cada gasto envolvido e entender os preços que realmente trarão o lucro esperado.
A falta de controle de estoque leva a muito desperdício de dinheiro e tempo. Você acaba comprando matéria-prima ou produzindo peças e mercadorias a mais e oferece produtos que não tem capacidade de entrega (devido à falta de insumos).
Além disso, não consegue fazer a manutenção das máquinas (acabou o óleo) e até seus funcionários ficam sem papel higiênico. O que pode ajudar você nesse momento é uma planilha de controle de estoque eficiente, que oferecemos gratuitamente abaixo:
É segunda de manhã, chega um acionista empolgado com uma notícia que leu e chama todos para uma reunião. Essa pessoa traz a ideia de um produto novo e diz que está muito confiante. Logo, vai para engenharia e produção, sem validar a ideia corretamente.
Trata-se de um tiro no escuro e super arriscado. O mesmo acontece com expansões, franqueamento, aumento de filiais, entre outras propostas similares. Para ter certeza do que está fazendo, você pode usar o ciclo effectuation, uma estratégia e também ferramenta que permite empreendedores identificar e validar oportunidades.
Aprenda a usar e baixe grátis o Canvas Effectuation:
PCP – Planejamento e Controle da Produção – é o nome do processo que auxilia o gerenciamento da produção de uma indústria. É através dele que você planeja o que, quando, quanto, onde e como produzir, além da ordem das etapas e controlar o funcionamento dela.
É uma operação básica de gestão de produção e traz diversos benefícios, como organizar matéria-prima e produção, melhorar o fluxo de materiais, controlar a produtividade, reduzir gastos em inventário etc.
É super comum gestores errarem na hora de organizar suas tarefas e definir as prioridades, inclusive quanto às funções delegadas aos seus colaboradores. Isso leva ao atraso de entregas ou acúmulo de trabalho por conta de urgência, diminuindo a qualidade e os resultados das suas entregas.
A solução para isso é usar uma ferramenta que ajude a definir a prioridade das atividades conforme os níveis de importância e urgência. Com uma Matriz Eisenhower, que é a melhor ferramenta para essa organização de tarefas, você para de apagar incêndios e trabalha com mais tranquilidade e eficiência.
Baixe a Matriz Eisenhower e aprenda a usá-la:
Nos tópicos acima, falei o que é o PCP. Se você já conhecia o PCP ou leu o texto que indiquei, deve saber o quão importante é controlar sua produção. Esse controle pode e deve ser feito com ferramentas adequadas, como o Gráfico de Gantt.
O Gráfico ou Diagrama de Gantt é uma ferramenta visual que permite controlar e acompanhar cronogramas de forma geral e que cabe perfeitamente no PCP. Ela trará um painel com todas as tarefas que precisam ser realizadas, a precedência, as que ainda precisam ser iniciadas, duração, responsáveis, entre outros dados.
Saiba mais sobre o Gráfico de Gantt e baixe um modelo grátis:
Outro erro extremamente comum entre gestores da indústria é utilizar ferramentas digitais desqualificadas ou ultrapassadas. Existem diversos sistemas de controle de produção, gestão financeira, e até ERPs disponíveis na internet, mas pouquíssimos oferecem os recursos que você precisa para administrar uma indústria.
Através de um ERP Industrial, você consegue organizar suas compras e estoque, gerenciar suas vendas e faturamento, e controla custos de operação.
“Ué, mas isso todo ERP faz”, sim, mas não da forma que sua fábrica precisa.
O Nomus ERP Industrial traz essas funcionalidades dentro da terminologia, organização de dados e agilidade que uma fábrica precisa. Elas estão integradas a módulos específicos da indústria, como controle de PCP, inspeção de qualidade, otimização de produção, Bloco K, MRP, relatórios de qualidade e databooks, controle de lotes e rastreabilidade, emissão de etiquetas e muito mais.
Assista a uma demonstração gratuita do Nomus ERP Industrial:
Acabei de mostrar a você os 7 erros fatais que mais fecham indústrias no Brasil e apresentei formas de como lidar com cada um deles. No entanto, sei que os obstáculos da gestão industrial não param por aí e por isso eu e meus colegas estamos criando uma ferramenta gratuita para cada desafio.
Essas ferramentas estão reunidas em um catálogo extenso e bem organizado, que envolvem planilhas, checklists, canvas, ebooks, entre outros. Para conferir, basta clicar no botão abaixo:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: