Atualizado em 3/10/22 - Escrito por João Pimenta na(s) categoria(s): Gestão de projetos / Processos e Organização
O objetivo da consultoria de implantação e do cliente são ligeiramente diferentes. Entenda:
Esse ponto é crucial, também, para delimitar as responsabilidades de cada uma das partes. Ou seja, após a etapa de implantação é obrigatório que o cliente tome para si a responsabilidade de manter o sistema rodando, sempre em contato com os consultores de implantação na busca de aperfeiçoar cada vez mais seus processos. Os fornecedores passam a ser passivos após a finalização da implantação.
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Com os objetivos definidos e alinhados, é possível partir para preparação do escopo. O escopo pode ser definido como o que será feito ao longo do projeto detalhado em ações, com o tempo e o responsável.
Normalmente nessa etapa já deverá estar claro para ambas as partes (consultoria e cliente) quais serão os módulos do sistema a serem implantados. Por isso, é essencial que o escopo seja dividido em entregas parciais ou marcos (milestones).
Já é de costume separar o projeto em etapas de acordo com os módulos que serão implantados, iniciando pelos módulos básicos: gestão de usuários e funcionalidades, engenharia (cadastro de produtos, listas de materiais e roteiros produtivos), até os módulos mais avançados: MRP (planejamento das necessidades dos produtos e recursos) e programação fina (programação avançada das operações produtivas por recurso).
Essa separação garante uma tranquilidade maior, já que dessa forma é possível ver com clareza todos os avanços e pendências, proporcionando maior confiabilidade e transparência ao projeto. Sem contar na maior agilidade de demonstrar avanços para garantir que a equipe fique motivada e confiante.
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Identifique os principais patrocinadores do seu projeto, além de todos os afetados pelo mesmo: usuários, fornecedores, clientes, áreas da empresa, entre outros. Essa noção é primordial para garantir o sucesso esperado. Planeje como será a interação entre essas pessoas, como elas serão afetadas e as inclua na equipe do projeto. Sem essa noção, essas pessoas podem levar todo o projeto por água abaixo.
Além de financiar o projeto, os patrocinadores podem ter a influência necessária para manter o trabalho em uma situação de crise. Os usuários precisam comprar a ideia e ter a segurança de que passada a tormenta (mudança de rotina) o projeto deverá agregar e facilitar suas rotinas.
Todos os stakeholders precisam estar devidamente alinhados com os avanços do projeto. Todas as notícias ruins ou boas devem ser comunicadas e as mudanças devem ser feitas em conjunto e acordada por todos.
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O cronograma é uma ferramenta sem precedentes para estimativas de esforço, custo e prazo. Por meio dessa ferramenta, é possível acompanhar o andamento do projeto, redimensionar custos e prazos, realocar responsabilidades e deixar transparente todos os avanços feitos.
Um bom cronograma deve conter todas as fases e atividades do projeto com suas respectivas datas de início e fim, responsáveis, relações de dependência, esforço necessário dos envolvidos, custos associados e principais metas a serem atingidas.
Nessa parte já começaremos a ver todos os riscos do projeto. No momento da elaboração do plano de projeto e mais especificamente na preparação do cronograma será possível visualizar os processos mais críticos (processos que não podem atrasar. Caso atrasem, impactarão diretamente na entrega do projeto) e recursos mais sobrecarregados.
A partir dessas informações é possível gerenciar quais são os principais recursos do seu projeto, quais estarão mais sobrecarregados ou quais recursos estão com atividades que possuem predecessores importantes para o andamento do que foi planejado (caminho crítico).
Lembre-se de:
O progresso do projeto precisa ser algo constantemente monitorado.
É função dos gerentes dos projetos incluir como o progresso será monitorado durante toda a duração do projeto.
Esse acompanhamento constante gera diversas necessidades de refinamentos. Nesse ponto já temos uma noção geral do projeto e já temos uma base para seguir com a implantação.
Iniciando o projeto se faz necessário acompanhá-lo, sempre dando feedback à equipe, acompanhando seus avanços e rediscutindo prazos de entrega e responsabilidades sempre que necessário.
Possivelmente em etapas mais avançadas, todo o projeto irá precisar ser revisto, novas metas serão definidas (adiantadas ou atrasadas), novas pessoas serão alocadas e pessoas antigas podem ser realocadas e/ou removidas do projeto. Normalmente, ajustes serão necessários e precisam ser aprovados novamente, comunicados e documentados com toda a equipe.
Todos os avanços em um projeto de implantação precisam ser documentados. Vejam alguns exemplos:
Essa documentação torna os novos projetos mais produtivos e evita falhas na comunicação. A documentação assinada fisicamente ou por meio de vias eletrônicas garante um comprometimento maior com toda a equipe.
Cada reunião precisa ser enviada e aprovada pela equipe. A única certeza de qualquer planejamento é que a realização terá alguma divergência, mesmo que pouca. Por isso é essencial documentar as alterações por escrito ou por meio de algumas das ferramentas citadas anteriormente, e aprovar todas essas mudanças com a equipe.
Por fim, você precisar garantir que todos os stakeholders estejam alinhados com os avanços feitos no projeto e para que eles saibam exatamente qual é o passo da implantação. Por isso, é necessário que o planejamento seja constantemente comunicado através de reuniões periódicas. Essas reuniões podem ser utilizadas para revisar pontos importantes, reajustar datas de entrega, realocar recursos, entre outras ações.
O principal problema em projetos mal sucedidos está na falta de alinhamento entre o que é esperado pelo contratante e o que é entregue pelo contratado. Além disso, um dos principais motivos da infelicidade é uma série de expectativas estimuladas internamente que não são atendidas.
Uma parceria é como um casamento: se um não quer dois não fazem. Por isso é importantíssimo que ambas as partes busquem sempre alinhar as suas expectativas. De um lado, a consultoria espera que todos os envolvidos no projeto mostrem interesse e vontade ver o seu projeto se tornar um sucesso. De outro, está o patrocinador apreensivo em transformar o dinheiro investido em retorno com o sucesso do projeto.
Perceba que os objetivos são os mesmo e é preciso alinhar as expectativas no início do projeto para garantir o atendimento desses objetivos.
E para que a o projeto atenda as expectativas da indústria, é preciso que o sistema seja compatível com as necessidades da fábrica e consiga controlar todos os setores da forma mais eficiente. Conheça o Nomus ERP Industrial, que foi criado por engenheiros de produção e é implantado por esses profissionais, proporcionando:
Referências:
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-do-plano-de-projeto/71445/
http://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/projetos/12-passos-para-planejar-um-projeto
http://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/conhecimentos/o-que-e-pmbok
Obrigada pelo artigo. Queria somente mencionar que conheco uma empresa, que para planajemento do projeto, utiliza kanbantool.com/pt. Tudo corre bem e o projeto este bem organizado. Nao sei, que Voces ouviram sobre esta solucao. Obrigada!