Atualizado em 14/01/25 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização
Rastreabilidade é a habilidade de rastrear um objeto, sabendo sua localização e identificando todo o seu histórico desde a sua origem como matéria-prima até se tornar um produto e ser distribuído.
No ambiente industrial a rastreabilidade é fundamental para identificar as origens de um produto, manter os padrões de qualidade, atender a demanda de clientes e para se adequar a normas do governo.
Como os clientes de indústrias estão ficando cada vez mais exigentes, é preciso um controle de rastreabilidade eficaz para garantir a qualidade e as origens de cada produto fabricado.
Sendo assim, preparamos este artigo para que a sua empresa consiga:
Então para que a sua empresa possa colocar em prática a rastreabilidade o quanto antes recomendo que leia este artigo até o final. Vamos lá:
Como falei anteriormente, rastreabilidade pode ser definida como a habilidade de rastrear algo. No âmbito industrial esse termo é utilizado para identificar a localização atual e toda a trajetória de uma matéria-prima, desde sua origem até se tornar um produto completo.
As indústrias precisam disso para ter um maior controle da sua cadeia produtiva e assim:
A rastreabilidade normalmente é feita através do uso de códigos, como o código de barras. Esse código serve como identificador para acessar as informações daquele produto, como qual o tipo de produto, quais as origens da matéria-prima, qual seu lote/destino, qual a sua localização etc.
A importância da rastreabilidade vai muito além de atender a demanda de clientes, manter o padrão de qualidade e as regulamentações do governo. Essa prática traz também diversos benefícios diretos e indiretos para as indústrias que possuem o rastreamento dos seus produtos e materiais.
Para exemplificar melhor, aqui estão alguns exemplos:
Existem alguns tipos de rastreabilidade que compõem o termo como um todo. Ou seja, a empresa é capaz de rastrear diversas etapas do processo de transformação e venda do produto para assim unir essas informações e possuir a rastreabilidade total.
Para ficar mais claro irei listar alguns dos tipos mais comuns, confira:
Nos dias de hoje para colocar a rastreabilidade em prática de forma eficiente é preciso um sistema de gestão capaz de realizar essa tarefa de forma automatizada, gerando códigos de barra e o acompanhamento dos materiais e produtos.
Com um sistema como o Nomus ERP Industrial é possível controlar a rastreabilidade através do lote e série na requisição de materiais para a produção, no reporte da produção e no faturamento.
É possível identificar matérias-primas, produtos semi-acabados e produtos acabados através do uso de etiquetas de códigos de barras geradas de forma automatizada.
É possível formar cargas como caixas e pallets em terminais do chão de fábrica utilizando a leitura de códigos de barras de produtos. Além disso, é possível gerar novos códigos para essas cargas para assim identificá-las.
Sua fábrica também pode gerar romaneios de expedição em terminais ou smartphones realizando a leitura de etiquetas de códigos de barras.
Para ver como um sistema como esse funciona, assista uma demonstração da ferramenta e entenda na prática o seu funcionamento.
Abaixo você pode assistir uma entrevista com o gestor da Quimilub, que utiliza o sistema de gestão da Nomus para controlar a rastreabilidade em lote dos materiais e produtos da fábrica. O controle exercido pela empresa foi inclusive elogiado pela fiscalização. Confira:
Agora que você já sabe o que é rastreabilidade e como aplicá-la na sua empresa, recomendo que siga a Nomus para continuar aprendendo novas formas de melhorar o seu negócio e sua carreira.
Para seguir é muito fácil, basta acessar os links abaixo e acompanhar a Nomus em seus canais favoritos, confira:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: