Por Thiago Leão
O objetivo é documentar de fato tudo o que está no estoque, registrar as entradas e saídas e as datas destas movimentações.
Para agilizar a identificação de produtos e organizar melhor o seu estoque, a dica é criar códigos para seus produtos e materiais.
A partir desse ponto a dica é escolher o melhor modelo de reposição para o modelo de negócio da sua indústria: reposição contínua ou periódica.
É preciso definir uma quantidade mínima e máxima paras os itens do seu estoque, isso porque ambos os limites são importantes para uma boa gestão de estoque.
Processos e rotinas são vitais para uma boa gestão de estoque que previne falhas e problemas.
Com uma previsão você será mais assertivo na hora de comprar uma quantidade ideal, ou seja, que não comprometa a sua produção por falta do material ou gere custos de excesso de armazenamento.
Caso seu fornecedor deixe você na mão pode comprometer toda a operação da sua empresa. Por isso, procure sempre trabalhar com os fornecedores que cumpram seus prazos e qualidade combinada.
A melhor forma de colocar em prática as dicas deste artigo é utilizando um software de gestão que seja capaz de auxiliar sua indústria a gerenciar o estoque com segurança e precisão.