Por Thiago Leão
Comprovante de residência, cópia autenticada da Carteira de Identidade do titular ou dos sócios, CPF, Certidão de Casamento (caso uma ou mais partes estejam casadas), entre outros.
Assim que tiver todos os documentos pessoais em mãos, será preciso que o empresário ou os sócios se dirijam até o escritório de contabilidade para elaboração do Contrato Social.
Depois que o Contrato Social estiver redigido, será preciso que o empresário ou os sócios leiam e assinem o documento.
Após a assinatura do Contrato Social, finalmente, o contador poderá encaminhar o registro da empresa para a Junta Comercial ou o Cartório de Pessoas Jurídicas do seu estado.
O alvará de localização e funcionamento e pode ser obtido junto à prefeitura da sua cidade, ele comprova que a empresa realmente cumpre com todas as condições exigidas por lei.
A inscrição estadual é um registro obrigatório para todas as empresas que prestam serviços de comunicação, energia, transporte e que trabalham nos setores de comércio e indústria.
Dependendo das instalações, porte da empresa ou até dos produtos fabricados, a indústria pode ter que adquirir licenças e inscrições adicionais junto aos órgãos de regulamentação.
Existem sistemas como o Nomus ERP Industrial que possuem investimentos acessíveis a pequenas indústrias através de planos especiais para empresas no simples nacional.