A importância da indústria no diagnóstico por imagem


Atualizado em 25/06/24 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Engenharia de produto

Gestão financeira

O diagnóstico por imagem existe na área da saúde desde 1895,  com uma grande descoberta experimental, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen.

Mas antes, a única maneira de conseguir examinar os órgãos de internos de uma pessoa, era abrindo. Com a descoberta o raio X, o cenário medicinal mudou completamente.

Com a descoberta era possível identificar doenças em seu estágio inicial, a taxa de mortalidade foi reduzindo de forma considerável com o avanço dessa tecnologia.

E desde então, o desenvolvimento dessa tecnologia nunca mais parou.

Veja também: Equipamentos industriais: tudo que você precisa saber sobre eles

Novas tecnologias

A tecnologia possui um papel muito importante na medicina, e somente por meio dela que é possível criar métodos mais rápidos e eficazes para diagnosticar, medicar e tratar um paciente.

O diagnóstico por imagem pode ser dividido em duas modalidades: radiografia e radiologia.

A radiografia surgiu com a descoberta de  Wilhelm Conrad Roentgen, como já foi citada anteriormente. Com passar dos tempos, ela deu origem a outra modelo que é à radiologia, causando grandes avanços para a medicina.

É impossível detalhar essa especialidade em um simples artigos, ela muito ampla, tendo funcionalidade em diversos setores, como: odontologia, metalúrgia, ambiental, veterinária, entre outros.

Hoje para fazer um procedimento de implantes dentários ou o molde para fazer clareamento dental com moldeira, é preciso fazer a documentação ( tomografia computorizada), para que o tratamento seja eficiente.

O mesmo acontece com os tratamentos prótese sobre implante dentário e tratamentos menos complexos como aparelhos ortodônticos e clareamento consultório, por mais que para alguns tratamentos não seja necessário, a “documentação” já se tornou uma obrigatoriedade, por exemplo.

Saiba mais sobre tratamentos odontológicos com Cannabis.

Veja também: ERP para indústria de móveis hospitalares – estudo real dos ganhos e vantagens

Radiografia

A radiografia veio para o Brasil por meio do professor Alfredo Brito, em 1897. O primeiro raio x foi utilizado para localizar armas de fogo que atingiram os soldados na Guerra de Canudos.

A radiografia revolucionou a medicina, basicamente, ele é um exame que utiliza radiação ionizante para a coleta de imagens de internas do organismo.

Desde seu surgimento, ela é utilizada para conseguir visualizar fraturas, tumores, cáries e outros diagnósticos.

Apesar de, hoje já possuírem outros formatos de exames, o raio x é o mais barato entre eles, por isso continua sendo popular em postos de saúde e hospitais públicos.

O exame de radiografia, ou raio x como é conhecido, possui alguns formatos:

Raio X

  • do Tórax
  • dos Seios da Face
  • do Abdômen

Radiologia

A radiologia é uma especialidade que foi desenvolvida após o surgimento da radiografia.

Diferente do raio x, a radiologia utiliza a radiação para captação das imagens internas.

Apesar de ainda não ser acessível a todos, ela tem sido fundamental para a prevenção de doença e reversões de casos clínicos.

Alguns dos exames radiológicos:

  • Tomografia computadorizada
  • Densitometria óssea
  • Mamografia
  • Cintilografia
  • Ressonância magnética

Veja também: ERP para Fábrica de Instrumentos Cirúrgicos: sucessos na saúde da indústria

Benefícios do diagnóstico por imagem

Agilidade

Quando falamos de diagnóstico por imagem, é extremamente importante que o resultado consiga sair o mais rápido possível, pois segundo dão capazes de salvar uma vida ou agravar um quadro clínico.

Por isso, a agilidade nos laudos são extremamente importantes, e para isso clínicas e profissionais contam com equipamentos modernos e qualificados para que possa atender a demanda.

Visualização

Para a medicina, todo detalhe importa, por isso os diagnósticos por imagem são extremamente importantes, pois possuem imagens com alta qualidade, sendo possível identificar detalhes importantes.

Para isso, alguns exames exigem o uso de contraste e redução de ruídos, para conseguir detalhes para um diagnóstico mais preciso.

A especialidade de radiografia e radiologia, possuem um papel importantíssimos na medicina, pois é capaz de salvar vidas e prevenir doenças.

Por isso, é uma área que está sempre em desenvolvimento e que sempre haverá grandes demandas.

Para empreendedores e para aqueles possuem interesses em investir e seguir carreira nessa especialidade, pode ter a certeza de que é possível crescer financeiramente com a satisfação de estar melhorando a medicina, e salvando vidas.

Nomus ERP Industrial
Compartilhe agora mesmo:

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: