Atualizado em 7/02/23 - Escrito por Arthur Leão na(s) categoria(s): Custos e Finanças
Relatórios financeiros são demonstrações que contêm informações como: levantamentos de gasto por classificação, vencimentos de agendamentos, uma previsão de fluxo de caixa, entre outros.
Normalmente são produzidos diariamente, mensalmente ou trimestralmente, mas por que são importantes e por que você deve prepará-los?
Primeiramente, vamos colocar o principal desafio para termos esta gestão, que é: reservar um tempo para o estudo das financias.
Mesmo que você tenha especialistas para criar os relatórios, você ainda terá que reservar um tempo para ler e digerir as informações.
Isso pode ser difícil, principalmente se você já estiver ocupado. Mas o tempo que você gasta analisando suas contas de gerenciamento terá retorno no médio e longo prazo. Eles podem ajudá-lo a tornar seu negócio mais lucrativo e eficiente.
Abaixo, você verá três importâncias dos relatórios financeiros:
O primeiro ponto positivo que os relatórios financeiros oferecem são informações atualizadas. Quando você tem uma visão geral e precisa de seu negócio, você pode tomar melhores decisões para o futuro da empresa.
Por exemplo, você pode avaliar através de um fluxo de caixa se faz sentido investir em maquinário, em reformas ou em outros tipos de investimentos, nos próximos meses.
Veja também: Como criar uma indústria do zero com 8 passos
Os relatórios financeiros também fornecem mais controle sobre seus negócios. Você será capaz de identificar tendências de crescimento em vendas de produtos e/ou serviços, assim como comparar com o mesmo período de comercialização em anos anteriores.
Você também terá mais controle sobre seus gastos ao preparar e estudar os relatórios financeiros. Em meses, com muitas movimentações, são comuns empresas terem gastos fora de controle, mas os relatórios fornecem uma visão geral instantânea e fácil de digerir. Com essas informações, você poderá identificar áreas onde pode gastar menos, e ter um lucro maior.
Quando você consegue identificar tendências de vendas rapidamente, também terá melhores informações para planejar a expansão de seus negócios. Sem os relatórios financeiros, tudo o que você tem é um pressentimento e, nos negócios, isso pode custar caro.
Abaixo estão dois exemplos de relatórios que são fundamentais para o financeiro:
Verificar o que tem em sua conta bancária hoje é fácil, mas você sabe o que está saindo de sua conta nas próximas semanas e meses? Você terá recursos o suficiente para cobrir as suas despesas?
Uma previsão de fluxo de caixa fornecerá essas informações. Isso o ajudará a prever certas situações e ajudar-te a ter uma melhor decisão.
Veja também: Planilha – Fluxo de caixa básico para indústrias
Pagar contas e cobrar os clientes que entraram em inadimplência são tarefas demandadas para a área do financeiro de uma empresa.
Quando você tem um sistema que te fornece relatórios sobre agendamentos financeiro, fica mais fácil identificar as contas que vencerão hoje, amanhã, nesta semana, entre outros.
Assim como você consegue ver os clientes que entraram em inadimplência há uma semana, um mês, um ano, entre outros.
Uma ideia legal para este tipo de relatório é você poder contar com um sistema que pode te enviar todos os agendamentos que vencerão hoje por e-mail.
Já pensou em chegar na empresa, abrir o seu e-mail, e você enxergar todas as contas que você precisa pagar naquele dia, sem “correr atrás”? Se o seu ERP não tem esse tipo de relatório, eu convido você a conhece o ERP da Nomus.
Ter relatórios financeiros ajudará você em uma melhor tomada de decisão, podendo tornar a sua empresa mais lucrativa e eficiente, e facilitará o dia a dia das pessoas envolvidas ao financeiro, tornando-as mais produtivas.
Se você gostou do material deste artigo, recomendo que participe do grupo de telegram do Blog Industrial e receba dicas de gestão diariamente no seu telefone.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: