Atualizado em 29/09/23 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Recursos Humanos
Alpinismo Industrial é o nome da operação e também do sistema envolvido em escalar estruturas industriais para diversas finalidades. O colaborador escala ou desce do topo utilizando cordas, polias e outros equipamentos de elevação e segurança.
A iniciação nessa área depende de bastante capacitação. Há riscos envolvidos no trabalho do alpinista e, mesmo que haja muitos equipamentos e protocolos de segurança, demanda-se cuidado de quem está escalando.
Encontrar instruções de como começar na carreira, sobre as atividades dessa função e outras informações pode ser um pouco difícil na internet. Por isso, reunimos as respostas para essas e mais perguntas no post abaixo. Assim, você escalará alto nessa carreira.
Faça uma boa leitura!
Confira os tópicos:
Em termos práticos, o alpinismo industrial refere-se ao uso de sistemas de corda e polia para escalar edifícios e outras estruturas industriais.
Os profissionais de alpinismo industrial que trabalham com cordas e outros equipamentos podem escalar prédios com segurança com sistemas anti-queda.
Esses sistemas os impedem de cair e sofrer danos de acidentes caso algo aconteça, como a corda se apertar repentinamente ou interromper seu ímpeto. Esses profissionais também se beneficiam de equipamentos que os impedem de escorregar.
O alpinismo industrial é usado na construção de projetos onde andaimes, recursos ou custo proíbem o uso de métodos alternativos. Os projetos podem ter dificuldade de montagem, dificuldade de acesso ao local ou problemas estruturais.
Para trabalhar como alpinismo industrial, você precisa mais do que apenas força de vontade para escalar altas montanhas. Você precisa de treinamento adequado para realizar escalada profissional.
As empresas desse setor exigem extrema habilidade do Alpinista Industrial. Esse profissional deve ser capaz de alcançar locais de difícil acesso sem o uso de estruturas de suporte, como andaimes ou passarelas.
Acima de tudo, o Alpinista Industrial precisa estudar e treinar bastante. Também é preciso ter uma vida saudável que dê força e disposição para executar seu trabalho. Logo, academia ou outra atividade física, aliada a cursos profissionalizantes, são o beabá do profissional de Alpinismo Industrial.
Ingressar na jornada de alpinismo industrial depende do seu treinamento e experiência. Você precisará participar de um curso longo alojado em uma instituição profissional que esteja dentro dos critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT.
Esses cursos incorporam preparação psicológica e profissional, bem como treinamento técnico e de segurança extensivo. O treino não para no curso, é preciso se manter forte e em forma. Você precisa de certificado e qualificação, mas tem que manter a força física.
Dentro do mercado há diversos cursos que focam na área de altura como, por exemplo, o NR 35. No entanto, independente de onde você queira fazer suas aulas, garanta que receberá certificado e que se trata de uma instituição de ensino qualificada – pela sua própria segurança.
Depois, não pare por aí. Sempre que possível, faça cursos de aperfeiçoamento. Há 2 grandes ganhos nisso: alcançar oportunidades maiores e manter sua segurança firme.
O alpinista industrial é importante em projetos em que não se possa usar os métodos mais tradicionais: plataformas, andaimes e similares. Os motivos podem ser vários, como orçamento, tipo de construção, dificuldades técnicas ou, simplesmente, inacessibilidade.
Várias estruturas e operações demandam a contratação de um alpinista industrial. Inspeção, manutenção, reabilitação e construção são as principais atividades.
Se entrar nesse setor, você trabalhará com edifícios, pontes, viadutos, barragens, turbinas eólicas, portos marítimos, estádios, guindastes, silos, entre muitos outros.
Um sistema de prevenção de quedas mantém os profissionais protegidos contra quedas, alta velocidade, balanços repentinos e outros acidentes. O equipamento está pronto para frear a corda automaticamente quando isso acontece.
Além disso, cordas salva-vidas, capacetes, mosquetões e outros equipamentos de segurança ajudam a garantir a segurança de cada trabalhador.
Se você tem o desejo de compreender mais sobre os assuntos de altura, é fundamental que você faça um Curso de NR 35 com o objetivo de compreender mais sobre o assunto.
Essas medidas de segurança não são arbitrárias. Existem normas estabelecidas pela ABNT que garantam a integridade física e psicológica dos trabalhadores.
Se você quer abrir uma empresa no alpinismo industrial, siga as normas. Se você quiser ser um profissional no setor, exija equipamentos adequados e em boa condição.
Você acabou de conhecer a profissão de Alpinista Industrial, conhecer um pouco dos riscos da carreira e como ingressar nesse mercado. Também descobriu sobre o perfil de quem trabalha na área e recebeu algumas dicas, como manter-se em forma.
Agora, conheça mais oportunidades de trabalho na indústria. Nosso blog e nossas redes sociais sempre trazem dicas, novidades e materiais profundos sobre várias carreiras desse setor. Então, fique de olho no que postamos para escalar na carreira!
Inscreva-se no blog e nos siga nas redes sociais.
Oi boa tarde
Tenho interesse em conhecer sobre alpinismo industrial
Tenho interesse
Como funciona o curso de alpinismo industrial?
Bom dia achei interesante. Vi no Monark talks uma pessoa falando sobre e vim pesquisar.
Gostaria de saber quando vai abrir vagas para novas turmas? E valores , aguardo o retorno de vcs . As aulas são práticas
Tenho interesse na área. Acidade porém é um requerimento de diferencial? Tenho 42 anos, mas minha forma física é muito boa.
Tenho interesse em saber mais sobre o curso
Gostaria de fazer, valores e datas?
Oi Rogério, boa tarde. Você pode procurar mais informações no link do artigo
Gostaria de saber mais sobre o curso
Gostaria de fazer este curso
Gostaria de saber sobre o curso sou de Santa Cruz Rio de Janeiro
Bom diaaaaaa, sou formado em Segurança do trabalho, tenho bastante experiência. Também tive uma carreira militar, sou formado em psicologia, e também instrutor de treinamento operacional pelo Senai. Ministrei vários cursos da área como operador de empilhadeiras, toalhas, CIPA, Brigada de Combate a Incêndio …etc tenho uma estrutura já montada para realizar cursos teóricos e práticos. Pergunto se há possibilidades para fazermos uma parceria e realizarmos o curso aqui em Manaus, Amazonas?
Boa noite!
Gostaria de saber sobre o curso de Alpinista Industrial?
Bom dia , aonde posso fazer esse curso!