Análise de aderência de sistema ERP: como garantir o sucesso da implantação do sistema


Atualizado em 16/11/23 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): ERP

Curso PCP

A análise de aderência de sistema ERP é um processo de pesquisa para entender se determinado sistema de gestão é capaz de abraçar os processos de uma empresa e assim atender a demanda de gestão desse negócio.

Em um mercado cada vez mais competitivo e com muitas soluções de sistemas ERP disponíveis, as empresas que possuem processos mais complexos, como as indústrias, precisam realizar essa análise de aderência para garantir que a ferramenta que pretendem contratar conseguirá de fato atender suas necessidades.

Pensando nisso, montamos esse artigo para auxiliar gestores que precisam analisar a aderência de sistemas ERPs para assim fazerem a escolha certa. Nele você vai ver:

  • O que é análise de aderência
  • Como realizar uma boa análise de aderência
  • Como funciona um sistema de gestão especialista

Então leia o conteúdo até o final e faça a escolha certa na hora de selecionar o sistema de gestão ideal para sua empresa.

O que é análise de aderência?

Como falei anteriormente, a análise de aderência é um processo, que pode ser feito pela própria empresa ou por um consultor externo, onde um sistema de gestão é analisado para determinar se ele será capaz de atender as necessidades de gestão da contratante e também o quão bem ele se adequa às rotinas da empresa.

Para que essa análise de aderência de ERP seja feita de forma bem sucedida, é importante que a empresa conheça bem seus processos, demandas e metas através de um mapeamento de processos. Caso contrário, os gestores e/ou consultores não saberão o que de fato procurar em um sistema ERP.

Nessa análise normalmente o gestor ou consultor levantam informações (através de perguntas, entrevistas e análises) como:

  • Quais são os processos mais importantes da empresa;
  • Quais são os pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos através de uma análise swot;
  • Quais são os principais gargalos;

O objetivo é conseguir levantar:

  • Qual a situação de gestão da empresa atualmente;
  • Qual será a prioridade de implantação do novo sistema de gestão;
  • Quais processos podem ser alterados para melhorar o desempenho da organização.

A análise de aderência não é um processo simples, porém, ele é importante para aumentar as chances da empresa escolher o sistema ERP adequado e assim ter sucesso em sua implantação.

Veja também: Tipos de ERP: os mais usados, exemplos e os melhores ERPs para cada caso

Como realizar uma boa análise de aderência de sistema ERP

Então para que sua empresa tenha sucesso na análise de aderência, os processos sugeridos são:

  • Realizar um bom mapeamento de processos: para conhecer sua empresa à fundo e suas verdadeiras necessidades;
  • Realizar a análise de aderência com o fornecedor de ERP: aqui sua equipe se reúne com o fornecedor para entender se a ferramenta é capaz de abraçar seus processos. É possível também enviar um RFP com perguntas chave para o fornecedor do sistema;
  • Avaliação de melhorias nos processos: os sistemas de gestão ERP normalmente são projetados para serem utilizados de acordo com as boas práticas de gestão. Sendo assim, pode haver a necessidade de algumas mudanças na forma da sua empresa operar para se adequar a essas boas práticas. Essa pode ser justamente uma ótima oportunidade para melhorar seus processos;
  • Peculiaridades do negócio: além dos processos que podem ser melhorados, há também os processos muito específicos da sua empresa. Nesses casos pode ser necessário contratar uma customização do sistema para que ele seja capaz de atender essas tarefas.

Algumas dicas gerais para sua análise de aderência:

  • Evite colocar o preço em primeiro lugar: muitas das vezes o barato acaba saindo caro caso o sistema escolhido não seja bem aderente ao seu negócio;
  • Faça um planejamento do presente e do futuro: é importante identificar se o sistema analisado será capaz de acompanhar o crescimento da sua empresa ao longo dos anos;
  • Treine sua equipe com o software: caso apenas um colaborador da sua equipe fique responsável pela implantação da ferramenta, existe um risco considerável dessa pessoa eventualmente acabar saindo da empresa e assim acabar prejudicando o projeto;
  • Aproveite o momento de mudança para melhorar seus processos: enquanto sua equipe estiver buscando e implantando um novo ERP, aproveite para propor e implementar melhorias gerais nos seus processos e assim evoluir em pontos que a ferramenta sozinha não é capaz de atender. Neste momento de mudanças as pessoas estarão mais abertas a mudanças e haverá menos resistência por parte da equipe.

Ao avançar com o mapeamento de processos e a análise de aderência, a sua empresa estará muito mais preparada para selecionar o sistema ERP correto para o negócio.

Além disso, é possível colher outro benefício direto: a identificação de pontos de melhoria e gargalos nos seus processos atuais. Aproveite esse conhecimento para melhorar esses pontos e assim obter ganhos e/ou redução de custos.

Veja também: Consultor ERP: o que faz, quanto ganha e os melhores sistemas para trabalhar

Sistema de gestão ERP especialista em indústrias

Um ponto importante para garantir a aderência do sistema ERP é escolher uma ferramenta que entenda do seu segmento.

Por exemplo, no setor industrial a Nomus desenvolveu o Nomus ERP Industrial, um sistema ERP especialista em indústrias projetado por engenheiros de produção.

Como o sistema foi projetado para atender pequenas e médias indústrias, as chances do sistema ter uma boa aderência com essas empresas é muito maior.

Com esse sistema é possível realizar diversos processos importantes para a indústria, como por exemplo:

Montar a engenharia do produto, com lista de materiais e preço de venda;

  • Controlar o financeiro, vendas e faturamento;
  • Controlar o estoque e requisitar materiais para compra e para produção;
  • Realizar o apontamento da produção;
  • Controlar a qualidade dos produtos fabricados;
  • Gerenciar a expedição dos produtos;
  • Analisar os resultados da empresa através de painéis de gestão.

Para conhecer mais, recomendo que assista uma demonstração clicando na imagem ou botão abaixo:

Para ver ainda mais detalhes de um sistema ERP Online, recomendo que assista uma demonstração prática real, assim você entenderá mais fácil como é o funcionamento deste tipo de ferramenta.

Para assistir, basta clicar na imagem ou botão abaixo:



Software ERP Para controle da producao
Compartilhe agora mesmo:

Um comentário

  1. Agenor disse:

    É importante fazer no mínimo uma checagem para ver se o sistema atende bem o negócio, caso contrário, as chances de ocorrerem problemas na implantação são altas

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: