O que é a análise de crédito do cliente?


Atualizado em 9/04/24 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Gestão financeira

A análise de crédito do cliente é uma verificação que visa reduzir o grau de inadimplência da empresa evitando que sejam realizadas vendas para clientes que podem não honrar com seus compromissos financeiros. 

A palavra “crédito” vem do latim “CREDERE”, que significa “acreditar” ou “confiar”, ou seja, quando você concede crédito para o seu cliente, é porque confia que ele vai quitar o compromisso financeiro assumido com a sua empresa.

Um exemplo muito comum de concessão de crédito para um cliente é quando sua empresa faz uma venda à prazo, entrega o produto ao cliente e confia que o cliente vai quitar as contas a receber nas datas acordadas.

Ao fazer análise de crédito de um cliente o Analista de crédito deve tomar 2 decisões:

  • 1) Se deve conceder crédito para o cliente
  • 2) Os limites de crédito que serão concedidos para o cliente

Como fazer a análise de crédito de um cliente?

A teoria recomenda que a análise de crédito seja feita considerando os 6 C´s de crédito.

1) CaráterO Caráter refere-se às características da empresa e das pessoas que estão à frente do negócio e seu histórico quanto ao cumprimento de suas obrigações financeiras, contratuais e morais.
A análise de caráter pode ser feita consultando a empresa e os sócios do negócio em bases de dados de informações como SERASA e SPC, e solicitando referências comerciais, bancárias e pessoais.
2) CapitalO Capital refere-se à saúde financeira da empresa.
A análise da capital pode ser feita avaliando os demonstrativos contábeis da empresa, DRE (Demonstrativo de resultados do exercícios), Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa nos últimos anos, com o objetivo de identificar se a empresa está gerando lucro e se está gerando caixa.
3) CapacidadeA Capacidade refere-se ao potencial da empresa para quitar o crédito concedido.
A análise da capacidade pode ser feita avaliando os demonstrativos contábeis da empresa com ênfase especial nos índices de liquidez e endividamento.
4) CondiçãoA Condição refere-se às condições econômicas e empresariais vigentes da empresa que não foram tratados nos itens anteriores.
A análise da condição pode ser feita avaliando a situação econômica do segmento da empresa, o grau de dependência da empresa de poucos fornecedores e(ou) clientes, e fatores macro-econômicos.
5) ColateralO Colateral refere-se às garantias que a empresa oferece para suportar a concessão do crédito, como imóveis, máquinas e equipamentos no ativo permanente.
6) ConglomeradoO Conglomerado refere-se à análise financeira de controladas, controladoras, coligadas e interligadas, ou seja, do grupo econômico que a empresa está inserida.

Os 6 C´s da análise de crédito são apenas uma referência teórica, cada empresa deve definir sua política de análise considerando as características de seu negócio, em especial o perfil de seus clientes.

Veja: Como organizar as finanças de uma pequena indústria


Como registrar a análise de crédito de um cliente no sistema Nomus?

No sistema Nomus ERP Industrial é possível registrar a análise de crédito de seus clientes definindo as seguintes informações:

Data da análise de créditoData em que foi feita a análise
Decisão da análise de créditoInforma se a decisão na análise de crédito foi “Aprovada” ou “Reprovada”. O sistema bloqueia a realização de vendas para clientes reprovados na análise de crédito.
Limite de crédito ($)Se o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de crédito do cliente em reais.

Por exemplo, ao definir um limite de crédito de R$ 50.000 para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente quando o limite de crédito utilizado pelo cliente for inferior ao limite de crédito de R$ 50.000 definido para o cliente.

O limite de crédito utilizado pelo cliente é calculado como:

>>> Limite de crédito utilizado = (Valor pendente de pedidos de venda) + (Valor pendente de contas a receber)

Sendo que:

>>> Valor pendente de pedidos de venda: somatório do valor pendente de faturamento de todos os pedidos de venda do cliente que já foram liberados.
Obs: É possível configurar o sistema para ignorar pedidos de venda com condições de pagamento específicas, por exemplo, “À vista”.

>>> Valor pendente de contas a receber: somatório do saldo a receber de todas as contas a receber pendentes do cliente.
Obs 1: Os tipos de conta “Adiantamento de cliente” e “Prevista” são ignoradas pelo sistema pois o valor dessas contas já é considerado no valor pendente de pedidos de venda.
Obs 2: É possível configurar o sistema para ignorar as contas a receber com formas de pagamento específicas como “Cartão de crédito“.
Limite de inadimplência em valor ($)Se o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de inadimplência em valor ($).

Por exemplo, ao definir um limite de inadimplência de R$ 10.000 para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente quando o somatório do saldo a receber de todas as contas a receber atrasadas do cliente for inferior ao limite de inadimplência de R$ 10.000.
Limite de inadimplência em dias de atrasoSe o cliente foi aprovado na análise de crédito, é possível informar o limite de inadimplência em dias de atraso.

Por exemplo, ao definir um limite de inadimplência de 30 dias de atraso para o cliente, só será possível fazer vendas para o cliente caso o cliente não tenha nenhuma conta a receber pendente com mais de 30 dias de atraso.
Data da próxima análise de créditoÉ possível programar a data da próxima análise de crédito do cliente, por exemplo, a cada 1 ano.

Dessa forma é possível lembrar o setor de Contas a receber da sua empresa para analisar o crédito do cliente periodicamente, decidir se o cliente será aprovado ou reprovado na análise de crédito, e redefinir os limites de crédito dos clientes aprovados, considerando o histórico de relacionamento com o cliente.

Como a análise de crédito do sistema Nomus pode ajudar a reduzir a inadimplência da sua empresa?

No sistema Nomus é possível bloquear a realização de vendas para clientes:

  • 1) Reprovados na análise de crédito.
  • 2) Com limite de crédito utilizado maior do que o limite concedido.
  • 3) Com limite de inadimplência em valor maior do que o limite concedido.
  • 4) Com limite de inadimplência em dias de atraso maior do que o limite concedido.

Esse bloqueio pode ser feito em 3 funcionalidades chave:

Esses bloqueios podem ajudar sua empresa a evitar que sejam realizadas vendas para clientes que podem não honrar com seus compromissos financeiros. 

Coloque em prática

Agora que você já sabe o que é a Análise de crédito dos seus clientes, convido você para dar o próximo passo e assistir uma demonstração prática do Nomus ERP Industrial.

Veja como funciona o sistema de gestão especialista em indústrias e utilizado diariamente pelos Engenheiros de produção da Nomus.

Fique a vontade para entrar em contato caso tenha alguma dúvida.

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