Atualizado em 11/06/24 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Estratégia
A Análise SWOT é uma ferramenta clássica da administração que significa em inglês: Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o negócio) e Threats (ameaças para o negócio).
O objetivo da análise SWOT é identificar e listar todos os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças de uma empresa.
O benefício da Análise SWOT é fornecer uma lista concreta de informações valiosas para que o empreendedor organize um plano de ação para reduzir riscos e aproveitar oportunidades.
Apesar de inicialmente ser projetada para grandes empresas, a análise SWOT é usada em indústrias de todos os portes.
Hoje vou explicar rapidamente como funciona a análise SWOT e também disponibilizar um modelo para você baixar e aplicar na sua indústria. Vamos lá!
Primeiro passo é baixar o seu modelo de análise SWOT PDF ou Excel. Você pode fazer isso clicando na imagem abaixo:
Download grátis ferramenta Análise SWOT PDF + XLS
Imprima o PDF ou utilize a versão Excel para colocar em prática a sua análise. Agora leia atentamente o restante do artigo para saber como usar a ferramenta corretamente.
Apesar de ser considerada uma ferramenta clássica da administração, a análise SWOT ainda é pouco conhecida e usada por pequenas indústrias.
A origem da ferramenta é desconhecida, entretanto, a versão mais aceita é a que foi criada por professores da Universidade Stanford na década de 1960, onde usaram uma análise das maiores empresas dos EUA.
A ferramenta pode ser usada para diversos objetivos e de diversas formas, o gestor de uma pequena indústria pode utilizá-la para conhecer melhor sua fábrica, com uma análise contextual que servirá como guia para a definição de um plano de ação.
No geral os pontos fortes e fracos são fatores internos, ou seja, estão dentro da própria fábrica. Já as oportunidades e ameaças tem origem externa, na maioria dos casos.
No Brasil a matriz também é conhecida como FOFA significando Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
O uso prático da análise SWOT é simples, o que é realmente mais desafiador é identificar corretamente os verdadeiros pontos fortes e fracos da indústria, assim como as oportunidades mais valiosas e as ameaças mais perigosas.
Mantenha as características acima quando for preencher seus quadros e responda as questões a seguir:
Quais são os verdadeiros pontos fortes da sua indústria?
Cuidado, empreendedores e gestores têm uma natureza otimista e podem acabar confundindo suas opiniões com fatos reais.
Faça uma validação da lista que criar com pessoas que conheçam bem a indústria ou você.
Diversos itens podem ser listados, alguns exemplos de pontos fortes são:
Quais são os verdadeiros pontos fracos da sua indústria?
Novamente, tome cuidado com o otimismo para que não o impeça de refletir sobre as fraquezas da sua indústria. Se tiver dificuldades, talvez ache mais fácil listar oportunidades de melhoria e não os pontos fracos.
O termo não importa de verdade, o objetivo final é reconhecer que a indústria pode melhorar em diversos aspectos. Afinal, mesmo as melhores indústrias estão em busca da melhoria contínua e conseguem elaborar uma grande lista de pontos de melhoria.
Quanto mais elaborada for essa lista, melhores serão as chances de corrigir falhas e melhorar o desempenho da fábrica.
Liste absolutamente tudo que faz com que perca vendas e que aumenta os custos da sua operação.
Alguns exemplos de fraquezas são:
Quais são as verdadeiras oportunidades para sua indústria?
Cuidado para não enxergar oportunidades em todos os lugares. Ao invés disso, tenha uma estratégia com objetivos, indicadores e metas bem definidas.
O objetivo disso é priorizar as oportunidades disponíveis, que estejam alinhadas com a estratégia geral da indústria.
Alguns exemplos são:
Quais são as verdadeiras ameaças para sua indústria?
Para responder bem é importante conhecer bem o modelo de negócios de seus concorrentes.
Incie a lista com os problemas que a sua indústria está enfrentando ou pode enfrentar com a concorrência.
O que seus concorrentes podem fazer, resultando em uma queda de vendas ou aumento de custos da sua indústria?
Alguns exemplos são:
Empreendedores e gestores são pessoas otimistas, afinal, somente um otimista tem força de vontade para montar seu próprio negócio.
Então é normal que essa pessoa acabe focando apenas nos pontos fortes e oportunidades e acabe deixando os pontos fracos e ameaças de lado.
O problema é que quando algo não sair como esperado, você pode se perguntar: “Por que não pensei nisso antes?”
Então é fundamental que liste desde o início os pontos fracos e ameaças para que possa trabalhar para superá-las.
Muitas vezes temos uma visão viciada do nosso negócio e não conseguimos enxergar pontos que estão bem na nossa frente.
Por exemplo, é natural que um pai ou uma mãe liste as qualidades do filho como muito maiores que os seus pontos fracos.
Então para ter uma lista mais proveitosa, não deixe de pedir ajuda a uma outra pessoa que esteja familiarizada com o negócio ou que entenda do ramo. Você pode encontrar oportunidades que ainda não havia percebido.
O bom é que quanto antes você descobrir isso, mais fácil será corrigir o rumo da indústria.
Preencher a análise SWOT não é o fim do processo. Não basta só preencher os quadrados, na verdade isso é só o começo da análise.
Após preencher os dados, defina um plano de ação contendo o que sua indústria pode e deve fazer para sanar os pontos fracos, reduzir o risco das ameaças, e aproveitar os pontos fortes e oportunidades.
Com o plano de ação definido, atribua responsabilidades e prazos para a execução das ações, e acompanhe o andamento da execução das ações periodicamente, pelo menos uma vez por trimestre.
Veja também: Análise PESTEL: o que é, como fazer e exemplo na indústria
O Effectuation é uma estratégia e um instrumento para que empreendedores identifiquem oportunidades para criar novos negócios, produtos e serviços, ou expandirem sua empresa. É por isso que essa ferramenta é uma grande aliada da Matriz SWOT. Se você ao identificar nas Oportunidades que faz sentido planejar um novo produto para cobrir um espaço de mercado, o Effectuation ajudará no desenvolvimento
O uso do canvas de effectuation parte do uso de 5 princípios. Em resumo, são recursos, perda acessível, parcerias, nivelação de contingências e visão de mundo (controle x previsão). Você pode aprender o passo a passo de como usar o Canvas Effectuation neste artigo ou fazer o download já, com exemplos de preenchimento, no botão abaixo:
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Modelo prático e de excelência.
Informações Excelentes.
Adorei assistir o vídeo, pois, me ajudou bastante.
Ótimo modelo para fazer download de análise swot
Materiais completa de análise fofa
fácil compreensão e objetivo
Excelente!
Texto de boa compreensão
Muito obrigado pela ajuda
Realmente gostei muito da ferramenta continuem assim , muito obrigado