Atualizado em 20/09/23 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Produção / Recursos Humanos
O início da carreira de um profissional de qualquer setor é sem dúvida um período desafiante. Quem busca seguir carreira no setor PCP e começa como Auxiliar de PCP também precisará se preparar.
Recebemos uma mensagem por Whatsapp do nosso leitor Wesley com a seguinte pergunta:
Sou auxiliar de PCP, mas não tenho experiência nenhuma e tenho um curso de programador de produção feito pelo SENAI. Queria saber se eu poderia trabalhar na área de auxiliar de PCP, sem mesmo ter experiência ou se nessa área é preciso ter ensino superior, que no caso seria Engenharia de Produção
Veja abaixo a minha resposta para a pergunta: (PS: Caso você também tenha uma dúvida ou sugestão, envie para o (32) 98431-0167)
Caso a pessoa já trabalhe como auxiliar de PCP, é provável que a empresa que o contratou não veja necessidade de uma experiência prévia. Caso contrário, a contratação não teria sido feita.
A única forma de qualquer um ter uma experiência profissional é tendo uma primeira oportunidade. Normalmente as pessoas começam de baixo, vão crescendo e se desenvolvendo.
Começar de baixo, neste caso, não é uma posição ruim, pode significar que não há necessidade de uma experiência prévia, por exemplo, ou de formação específica. Desta forma, cabe a você dar o seu melhor. Aproveite esta fase inicial da sua carreira e se dedique 120% para se desenvolver, aproveitando o máximo possível essa oportunidade para conquistar experiência.
Vejo em algumas empresas hoje em dia pessoas que se dedicam muito pouco ao trabalho. Recebem 100% do combinado com o empregador e dedicam apenas metade da sua disponibilidade.
A grande maioria das pessoas está nessa situação. Assim, você não consegue adquirir experiência, porque só será possível essa conquista com empenho e dedicação, se diferenciando dos demais.
Em um ambiente onde a maioria das pessoas têm baixa dedicação, se você se dedicar mais do que 100% você sairá bem na frente. E não estou falando de hora extra, mas sim de se manter totalmente focado no trabalho e buscar trazer melhores resultados.
Com essa dedicação tenho certeza que você vai conquistar experiência e conseguir aos poucos evoluir sua carreira dentro da área de PCP.
Acredito que a formação superior ajuda sim. Você vai adquirir um ferramental e terá uma bagagem conceitual e teórica no curso de Engenharia de Produção, por exemplo. Tenho essa formação, mas insisto, não acredito que seja fundamental, ou seja, um requisito essencial para começar sua carreira.
Você está começando sua carreira como auxiliar de PCP, fez a formação na Programação da Produção no SENAI e vai aplicar esses conhecimentos. A experiência prática é o que mais vai te dar a possibilidade de confrontar o que a teoria apresenta.
Você terá a possibilidade de experimentar o conceito da teoria dentro de um ambiente prático.
Assim, você vai se desenvolver, evoluir na carreira e trazer resultados para sua empresa. A partir de então, trabalhando, terá a oportunidade de começar um curso de Engenharia de Produção, por exemplo, para evoluir cada vez mais, na medida do possível.
Veja também:
Caso você procure crescer cada vez mais, com conhecimentos voltados para a gestão industrial, siga acompanhando o Blog Industrial e também nosso canal no Youtube. Convidamos também para assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.
Qual curso técnico devo iniciar para PCP?