Atualizado em 13/04/22 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização
O termo BPM – Business Process Management (Gerenciamento de Processo de Negócio), em sua tradução livre, consiste em uma série de boas práticas que visam maximizar o nível de produtividade de uma empresa.
Pode ser até que você já tenha ouvido falar sobre BPM, já que ele é utilizado pelas empresas que alcançam os níveis mais altos de eficiência e produtividade.
Mas se você ainda não conhece os seus reais benefícios, não se preocupe! Neste artigo vamos apresentar de forma introdutória o que você precisa saber para entender melhor o que é o BPM, quais são as suas vantagens e como ele pode ser implementado.
É muito importante ressaltar que não se trata de uma metodologia, uma estrutura com etapas segmentadas ou então, uma ferramenta, como um software. O BPM é um padrão otimizável, que pode ser seguido por qualquer empresa.
O grande foco do BPM é reduzir ao máximo a interferência humana, minimizar custos, aumentar a produtividade e também, ampliar a competitividade.
Para que você entenda quais são os impactos do BPM na prática, leia atentamente abaixo como ele pode aprimorar o dia a dia da sua empresa.
Não somente pela sua relação custo/benefício e sim por todo o seu potencial transformando, o BPM vem se mostrando como uma prática que realmente pode mudar os caminhos da empresa.
Empresas que o aplicam de forma plena, são caracterizadas por caracterizadas por contarem com muito mais:
Pois bem, se você quer realmente usufruir dos benefícios BPM, então esteja ciente que deve seguir algumas etapas para que esse padrão possa funcionar tranquilamente em sua empresa.
Basicamente é preciso cumprir as etapas de:
Para entender melhor cada um deles, vamos falar um pouco mais dos passos acima. Confira:
A primeira etapa é aquela que visa detalhar ao máximo a realidade atual da empresa. A ideia é mapear processos, ou seja, analisar e documentar tudo que for relevante para a operação da empresa. Você não perde nada por ser um bom registrador, muito pelo contrário, será ótimo para sua jornada de otimizações.
Você precisa criar uma nova cultura dentro de sua empresa, é preciso criar ações que guiem o time no caminho desejado. E essas ações são:
Agora que tudo está mapeado e você tem mais clareza de como está o cenário de sua empresa, então esse é o momento de criar padrões e transmitir esses novos processos para todas as equipes. Nesse ponto, o uso de um sistema de gestão passa a ser uma opção interessante para os registros. Aqui você poderá:
Essa é a etapa complementar, que vem a melhorar aquilo que já está operando. O BPI – Business Process Improvement (Melhoria de Processos), possibilitará uma leitura técnica dos dados captados até o momento.
Enquanto o BPM te propõe novas a adoção de novas rotinas, o BPI permite o aprimoramento do que é executado. São três etapas que podem trazer um enorme benefício e que não vão demandar muito esforço, apenas um pouco de organização. São elas:
A ideia é que agora que sua empresa já possui padrões planejados, você pode observar os resultados e ir testando melhorias continuamente para obter resultados cada vez melhores.
Percebe como a adoção de alguns padrões podem fazer toda a diferença em seu negócio? Todos os departamentos podem se beneficiar da prática, cada qual com seus motivos. – levando a companhia a um modelo de ambidestria organizacional.
Isso é especialmente importante em uma indústria, onde a fabricação dos produtos deve ser padronizada e o risco de acidentes de trabalho deve ser reduzido ao mínimo.
Então busque sempre formas de padronizar e melhorar seus processos, assim você terá mais certeza que a sua empresa está de fato melhorando cada vez mais.
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