Carta de Cobrança: como fazer uma que funciona + 3 modelos totalmente gratuitos


Atualizado em 21/11/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Processos e Organização

Planilha
  • Carta de Cobrança é um instrumento utilizado para cobrar dívidas dos clientes e combater a inadimplência;
  • Há três tipos de clientes (bons pagadores, maus pagadores e pagadores duvidosos) e para cada um a carta de cobrança deve ser diferente;
  • Abaixo, você aprenderá a montar a sua carta de cobrança e a usá-la corretamente, mas se quiser baixar agora mesmo, clique aqui.

A Carta de Cobrança é um dos instrumentos mais importantes para o gestor que quer combater a inadimplência em sua empresa. É uma comunicação clara e objetiva que relembra e pressiona, amigavelmente, o cliente para que quite as dívidas.

Saber montar uma carta dessas é extremamente importante. Erros levam à ineficiência da ferramenta e até mesmo rusgas na comunicação com os clientes. Eu sei dessa dificuldade e pedi à Neofin, fornecedora de software de cobranças parceira da Nomus, montar 3 modelos de carta de cobrança.

Cada um dos modelos serve para uma realidade diferente. Há três perfis de clientes e para cada um deles a comunicação deve ser adaptada. São eles o cliente bom pagador, o mau pagador e o pagador duvidoso. Você quer ser objetivo e prático com os três, independente da natureza, mas cada um pede uma comunicação diferente.

Faça uma boa leitura e entenda melhor abaixo: 

O que é uma carta de cobrança?

A Carta de Cobrança é uma ferramenta de nome auto-explicativo. Trata-se de uma mensagem escrita e enviada para efetuar a cobrança de um cliente. Ela deve ser objetiva, trazer todas as informações envolvidas e enviada da forma certa dentro da régua de cobrança.

Há diferentes perfis de clientes e, para cada um deles, um tipo de carta. É importante saber o que divide os grupos para que sua comunicação seja objetiva, efetiva e não crie rusgas desnecessárias, ainda mais com bons pagadores. São 3 os tipos de clientes:

  • Bons pagadores
  • Pagadores duvidosos
  • Mau pagadores

Descubra a diferença entre os tipos de cobrança e qual aplicar em cada momento na continuação do artigo e ao fazer o download dos modelos.

Como se usa uma carta de cobrança

A carta de cobrança é um documento para ser usado estrategicamente dentro de uma cadência de régua de cobrança. O momento certo de envio fará a diferença no resultado. Você pode entender a hora certa combinada à régua no curso do qual falarei mais à frente.

Régua de Cobrança

A régua de cobrança é uma estratégia e um instrumento de cobrança que divide esse processo em diferentes etapas. Trata-se de um roteiro que pode ser seguido de forma manual, mas que mostra seu potencial através de sistemas digitais automatizados e integrados a um ERP.

A ferramenta e sua aplicação variam conforme as peculiaridades de um negócio. Você pode ter instruções práticas em vídeo no curso gratuito “Como garantir a saúde dos recebimentos da sua empresa”. Assim, aprenderá a usar da melhor forma possível tanto a carta quanto a régua de cobrança.

Ah, e aqui você pode baixar um modelo gratuito da régua de cobrança. 

Curso Gratuito: Como garantir a saúde dos recebimentos da sua empresa

É possível aprender a usar a carta de cobrança, a régua e muitos outros instrumentos importantes de forma eficiente dentro de uma estratégia maior. No entanto, para isso, você precisa estudar. Melhorar seus resultados no combate à inadimplência só é possível com estratégia.

Assista ao curso gratuito:

Nomus Curso de recebimentos

Como montar uma carta de cobrança

A carta de cobrança deve ser objetiva e prática. No entanto, não pode-se esquecer de boas práticas de comunicação. Cordialidade, saudações e empatia pelo cliente trarão resultados para a relação entre empresas.

Confira o passo a passo para montar uma carta de cobrança:

  1. Comece com uma saudação;
  2. Traga uma mensagem de reconhecimento e empatia do momento;
  3. Informe os valores e o motivo do saldo devedor;
  4. Mostre empatia novamente e disposição para conversar;
  5. Traga as formas de pagamento de forma amigável;
  6. Peça para que desconsidere a comunicação se o valor já tiver sido pago e, nesse caso, para que entre em contato para que o registro seja atualizado;
  7. Conclua reiterando o compromisso que você tem em prestar um bom atendimento, se mostrando aberto e solícito para conversar;
  8. Agradeça;
  9. Assine;
  10. Informe dados de contato.

[Grátis] 3 Modelos de Carta de Cobrança

Baixe agora os 3 modelos de carta de cobrança e reduza a inadimplência de clientes bons pagadores, maus pagadores e pagadores duvidosos:

Saiba mais sobre gestão de contas na indústria

Gestão de contas a pagar e a receber, cobrança e relacionamento com cliente são pilares de uma indústria. É por isso que a Nomus ERP Industrial publica recorrentemente artigos que falam desses e diversos outros temas de interesse de profissionais do setor.

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