Atualizado em 28/05/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Processos e Organização
Certificado digital é uma autenticação de segurança que serve como assinatura eletrônica para pessoas físicas ou jurídicas. É através dele que se torna possível realizar certas transações pela internet, substituindo a assinatura à mão autenticada em cartório e trazendo a agilidade online para negociações, envios de documentos, assinaturas de contratos etc.
Com exceção praticamente do MEI, toda empresa é obrigada a ter certificado caso queira emitir notas fiscais digitais, que são o que permitem você fazer vendas online com muito mais agilidade e estar dentro do padrão de mercado.
Existe mais de um tipo de certificado e cada um tem uma funcionalidade. Considerando os custos envolvidos, é bom aprender para o que serve cada um e não acabar comprando errado. Você descobre tudo isso abaixo.
Faça uma boa leitura!
Confira os tópicos:
Certificado digital é um tipo de arquivo virtual criptografado que é usado por pessoas físicas ou empresas para autenticar suas identidades online mediante plataformas de assinatura digital de contrato, emissão de notas fiscais etc.
Documentos assinados com certificado digital têm validade jurídica e legal. É uma forma segura e ágil de efetivar negociações com fornecedores e clientes de outras localidades. Do contrário, seria necessário fazer o despacho por correio desses mesmos documentos.
Se no passado ter um certificado permitia você estar um passo a frente dos concorrentes, hoje é o inverso. Quem não tem, fica para trás, impedido de realizar diversas operações que atualmente são esperadas de uma empresa, como a emissão de nota fiscal eletrônica.
O certificado digital por ser um autenticador eletrônico é uma chave que destranca diversas oportunidades de negócios e otimização de processos de uma empresa. Ele fornece segurança e agilidade nas suas operações.
Uma nota fiscal eletrônica, por exemplo, só pode ser emitida com o auxílio desse autenticador digital. A única exceção é a nota fiscal eletrônica de serviço emitida por MEI. Dessa forma, o certificado digital agiliza suas operações fiscais.
Por exemplo, no Nomus ERP Industrial, é possível importar certificados que garantirão a autenticidade das suas notas fiscais. Do contrário, você teria que fazer à mão ou usar uma plataforma não tão bem integrada à sua indústria.
Também, com esse autenticador, você consegue assinar documentos digitalmente, ampliando seu alcance para atender clientes em todo o país e até mesmo internacionalmente.
Certificados digitais, por padrão, são extremamente seguros. Os fornecedores costumam usar sistemas de criptografia avançada que, aliados a bons hábitos do usuário (você não compartilhar suas senhas), mantém suas certificações longe de pessoas má intencionadas.
Agora, eu usei os termos “por padrão” e “costumam” e não foi à toa. É importante notar que a segurança está ligada à confiabilidade do fornecedor. Pesquise bem a empresa por trás de cada oferta de certificado digital antes de contratar.
Existem três tipos de certificado, sendo que dois deles são os mais recorrentes e fáceis de entender como funcionam, pois a informação é mais difundida. Porém, se você for um gestor da indústria, os três tipos de certificado podem ser interessantes para você, a depender do seu caso. Confira quais são:
É o tipo de certificado digital mais comum e utilizado para dar autenticidade a qualquer documento ou arquivo virtual, como contratos e notas fiscais, servindo para garantir tanto a integridade do documento quanto identificar corretamente o assinante e confirmar a autenticidade da operação. Também é conhecido como certificado de assinatura digital.
O Tipo A possui quatro variações:
O tipo S de certificados serve para dar sigilo a certas transações através da criptografia de dados de documentos. Ele protege as informações, não servindo apenas para autenticar a assinatura, mas também segurança de dados sensíveis.
O certificado digital de sigilo e confidencialidade, que é o Tipo S, também tem 4 variações, que seguem a mesma ideia do do tipo A. Do 1 ao 4, aumenta-se o tempo de validade, o tamanho da chave e a forma de armazenamento.
Essa certificação tem a função de mostrar quando um documento digital foi emitido. Ela também tem o nome de “carimbo de tempo”, mostrando data e hora de quando uma certa informação digital passou a existir.
É uma proteção legal para que em uma ação judicial se garanta que não tenha adulteração em contratos, evitando fraudes. O carimbo de tempo pode ser aplicado junto com os outros certificados digitais.
A escolha por um certificado digital demanda uma pesquisa por reputação, preço e suporte dos fornecedores. Você precisa verificar se a empresa tem histórico de vazamento de dados, se está disposta a te responder conforme dúvidas e problemas e, no final, o quanto disso cabe no seu orçamento disponível para controle de documentos.
Não, mas é possível obter uma assinatura digital gratuita através do Portal Gov.br. Para isso, é necessário que você tenha uma conta de acesso à plataforma com nível de segurança Prata ou Ouro. No entanto, saiba que nem todos os estados e municípios já aderiram ao serviço.
Gerir documentos digitais com agilidade e segurança ainda é um processo em evolução. A tecnologia trouxe muitas facilidades, mas que também tem seus desafios próprios. É por isso que você precisa aprender o básico sobre como administrar seus dados online.
Eu, meus colegas e convidados publicamos recorrentemente sobre gestão industrial neste blog. Entre os assuntos abordados, estão documentação e segurança de dados. Por isso, eu tenho um convite para fazer.
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