Atualizado em 1/06/21 - Escrito por Rafael Garcia na(s) categoria(s): Marketing e vendas
Oferecer um excelente atendimento ao cliente é um dos pilares para o sucesso de negócios em diferentes ramos, como para empresas no varejo, negócios SaaS e certamente, na Indústria.
Sabendo disso, é importante considerar que os canais de atendimento ao cliente já evoluíram significativamente e, no mercado de hoje, atender apenas através do e-mail ou telefone pode já não ser o suficiente para satisfazer seus clientes.
Por isso, trouxemos este conteúdo dedicado à apresentar se o chat online para indústria vale a pena, assim como quais são seus principais diferenciais e recursos que podem ajudá-lo a gerar mais oportunidades de negócios.
Primeiramente, vamos apresentar alguns números. De acordo com diversas pesquisas relacionadas à este canal de atendimento oferecido nos websites de negócios online, assim como através de outros meios como aplicativos para smartphones e redes sociais, alguns números chamam atenção:
Já em relação ao ROI (Return on Investment, ou retorno sobre o investimento) do chat online, considere o seguinte:
O que significa que não, investir no chat online para indústria não é caro – especialmente porque existem soluções profissionais e gratuitas que você pode instalar em seu website, como é o caso do JivoChat.
Agora que você já conhece alguns dos dados mais importantes sobre como este canal de atendimento pode influenciar não apenas a satisfação de seus clientes, mas também o desempenho de sua equipe e os resultados obtidos, podemos falar do porquê um chat online vale a pena.
Confira alguns recursos do chat online para indústria que você pode aproveitar para impulsionar suas vendas.
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Este é um dos principais recursos oferecidos por ferramentas profissionais de chat online. Com ele, é possível abordar visitantes em sua página através de pop-ups com mensagens personalizadas.
O grande diferencial é que os convites proativos normalmente funcionam em conjunto com outro recurso crucial: o monitoramento de visitantes. Com isso, é possível identificar em qual página do website o cliente se encontra.
Assim, caso um visitante esteja acessando sua página de produto, poderá imediatamente chamá-lo para uma sessão de chat, aplicando técnicas de vendas já na primeira mensagem – onde o mesmo terá a oportunidade de tirar todas suas duvidas com sua equipe, sem sair da página.
Confira um exemplo de convite proativo para abordagem na página de produto:
Sabemos que na Indústria, negociações podem ser muito mais complexas que uma simples compra em uma loja virtual de produtos esportivos, por exemplo.
É comum existir o envolvimento de contratos, emissão de orçamentos e propostas, entre outros documentos relacionados à uma venda.
Normalmente o compartilhamento deste tipo de material é realizado por e-mail. Porém, caso ofereça um chat online para conversar com seus clientes em potencial, será possível realizar transferências de arquivos e obter retorno durante uma sessão de atendimento.
Isso aumenta a eficiência de sua equipe e evita que oportunidades sejam perdidas por falta de acompanhamento e comunicação entre a equipe de vendas e o consumidor.
Outro grande diferencial do chat online para indústria é a possibilidade de recolher dados para contato e outras informações de seus clientes através de formulários.
Para exemplificar, mesmo quando sua equipe de atendimento estiver indisponível, clientes ainda poderão inserir seus dados para contato, como e-mail, telefone e sua dúvida através de um formulário offline.
Assim que o primeiro operador ficar disponível, esta mensagem será visualizada – possibilitando o retorno mesmo que você não esteja disponível 24/7.
Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre como você pode aproveitar este canal de atendimento para melhorar o desempenho de outras ações, como suas próprias campanhas de e-mail marketing, por exemplo.
Os melhores chats no mercado te permitem integrar o canal à ferramentas de e-mail marketing, assim como o Google Analytics e outros pontos de comunicação, como o próprio telefone, e-mail, ferramenta de callback, redes sociais, aplicativos mobile, etc.
Para exemplificar, com o JivoChat, sua equipe pode obter endereços de e-mail através de conversas no chat, qualificar e cadastrar clientes em sua base, além de poder acompanhar chamados iniciados em diversos locais em uma única plataforma omnichannel.
Estes são apenas alguns dos recursos que você pode encontrar em um chat profissional. Existem ainda outras funcionalidades que não podemos deixar de mencionar, como:
Agora que você sabe que o chat é um canal muito bem recebido pelos consumidores e foi apresentado à alguns dos principais recursos que poderá aproveitar para gerar mais oportunidades de negócios, está na hora de instalar gratuitamente um chat online para indústria em seu website.
Lembre-se, a velocidade do atendimento têm grande impacto na satisfação dos clientes. E não existe outro canal que oferece tanta conveniência para quem está acessando a página de seu negócio quanto um chat profissional.
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