Atualizado em 22/10/24 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Estratégia
Oferecer clareza da estratégia para a equipe de uma empresa significa comunicar os objetivos e metas da organização de forma simples e assertiva.
Dessa forma, todos os colaboradores conseguem compreender qual é o seu papel na busca pelos resultados definidos em uma estratégia organizacional. Ao mesmo tempo, os gestores compartilham expectativas e despertam maior engajamento em sua equipe.
Um funcionário que se envolve no planejamento estratégico e compreende a importância do trabalho para o alcance dos resultados a médio e longo prazo se sente mais motivado a contribuir para o crescimento da empresa.
Mas, afinal, como conseguir criar clareza da estratégia para toda a organização?
O primeiro passo é, claro, saber como criar uma boa estratégia. Por isso, neste artigo comentaremos melhor este assunto.
Existe uma frase famosa que diz: “para quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve”.
Dentro de uma organização, é impossível obter sucesso sem ter um rumo definido e ações estabelecidas para conduzir a empresa ao seu objetivo.
Qualquer que seja o tipo de atividade de uma empresa, ela certamente precisará fazer o controle de metas como as relacionadas às vendas, receita ou crescimento organizacional.
Portanto, será preciso definir um planejamento empresarial que estabeleça o que será feito para alcançá-las.
A pergunta então é: como fazer uma boa estratégia, coerente e alinhada aos valores e objetivos da organização?
No final da década de 1980, o canadense Henry Mintzberg desenvolveu o que chamou de os 5 Ps da estratégia.
Em resumo, são cinco possibilidades distintas de enquadramento da estratégia, ou formas distintas de como ela pode ser encarada e adotada pela organização.
Vamos usar esse conceito para te ajudar a fazer uma boa estratégia
Você já conhece quais os P’s da estratégia? A lista inclui:
Entenda mais sobre como usar cada um deles para criar a sua estratégia, a seguir.
A estratégia como plano talvez seja a abordagem corporativa mais comum. Neste conceito, ela funciona como uma orientação ou um conjunto de diretrizes que norteiam a companhia em direção aos seus objetivos.
Trata-se do tipo de estratégia mais comum que encontramos no mercado, onde existe uma meta macro e, para que ela seja alcançada, são desenhadas estratégias que funcionam como planos de ação.
Neste caso, para dar clareza da estratégia aos seus colaboradores, é natural a empresa “destrinchar” seu objetivo macro em outros menores, com indicadores de desempenho que vão direcionar os esforços e mostrar se a empresa está ou não no caminho certo em sua empreitada.
Ao monitorar estes indicadores, a equipe consegue ter visibilidade sobre seu desempenho diante do que a organização deseja.
No caso da estratégia como padrão, significa que a empresa reforça um comportamento ou atitude como forma de se destacar diante dos seus concorrentes.
O objetivo é fortalecer sua reputação, sendo reconhecida como uma organização confiável por este diferencial.
Assim, a organização define parâmetros e critérios para sua operação e zela pelo cumprimento e disseminação destes procedimentos para se posicionar em seu mercado de atuação.
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Neste quesito, é a estratégia definida sob a ótica da localização de produtos em mercados específicos ou a localização da empresa em certos ambientes.
A ideia é a interação entre empresa e ambiente, fortalecendo a companhia pela conexão entre o ambiente interno e externo.
A estratégia como pretexto significa uma certa manipulação da concorrência. A característica principal é a empresa ter um comportamento ou atitudes que deem a entender que seguirá por determinada direção quando, na verdade, existem planos diferentes.
Trata-se de contar com um elemento surpresa para vencer a concorrência.
A estratégia vista como perspectiva é uma construção coletiva que tem sido adotada cada vez mais.
É um olhar interno, que demanda a participação de toda a empresa tendo em vista que a estratégia será difundida por meio de valores, pensamentos e a cultura dos colaboradores.
Conhecer os 5Ps da estratégia é útil para que você reflita se a sua empresa já utiliza um destes tipos ou não.
Este é um bom indicativo para saber se a organização está no caminho certo para conseguir disseminar seus objetivos e a forma como pretende atingi-los para todos os envolvidos.
E, para conseguir oferecer clareza sobre estratégia adotada para todos os membros do time, três ações são imprescindíveis:
Embora pareça algo óbvio, nem sempre as organizações conseguem estabelecer qual o foco da estratégia. E, assim, geram confusão em seus colaboradores.
Se as equipes não tiverem ciência das prioridades da organização, o processo de tomada de decisão se tornará nebuloso e complexo.
Além disso, a falta de transparência pode fazer com que as ações realizadas não contribuam para o que é importante para a empresa.
Logo, estabelecer as prioridades da organização é imprescindível para o sucesso de um planejamento e para a clareza da estratégia.
Compartilhe com o time qual deve ser o foco do trabalho, o que precisa ser alcançado e porque isso é importante.
Dessa forma, seu time saberá pelo o que lutar e por que fazer isso.
A ideia é que essa prioridade se torne parte do dia a dia, seja em decisões estratégicas, na otimização de processos e na distribuição de investimentos.
Não adianta saber quais são os grandes objetivos e a visão que a empresa possui de longo prazo se os resultados de curto prazo não são mensurados corretamente. É preciso estabelecer indicadores a serem monitorados.
Assim, cada área poderá estipular as métricas que fazem mais sentido para mostrarem se o trabalho está surtindo efeito positivo para a estratégia da organização.
Por fim, o acompanhamento dos resultados deve ser realizado de forma prática e acessível, por exemplo, por meio de um dashboard de indicadores de desempenho, que garantem que todos tenham visibilidade de como o planejamento da empresa está caminhando.
A tecnologia é um grande aliada na gestão do planejamento estratégico de uma organização e, atualmente, existem vários programas que reduzem a quantidade de tarefas manuais no dia a dia operacional.
Ao automatizar este acompanhamento de dados, a equipe consegue ter melhor clareza da estratégia.
Fica mais fácil identificar se o planejamento está sendo executado e trazendo os resultados esperados.
Caso existam indicadores com desempenho abaixo do esperado, dá tempo de traçar ajustes de rota e colocar planos de ação para recuperar estes números com agilidade.
Ter um software que compila estes dados proporciona maior agilidade para toda a equipe, além de democratizar o acesso à estratégia da empresa.
E aí, será que a sua equipe tem clareza da estratégia da empresa? Invista em formatos variados de comunicação para manter o time na “mesma página” e engajado em alavancar os resultados. Envolver a equipe na construção e execução do planejamento estratégico é a forma mais eficaz para tirar os melhores planos do papel e se destacar no mercado.
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