Atualizado em 3/12/24 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Custos e Finanças
A cobrança é um processo vital para qualquer empresa, pois assegura que o fluxo de caixa está funcionando corretamente, garantindo um negócio saudável e uma gestão financeira eficiente.
No entanto, este processo muitas vezes é ignorado ou não recebe melhorias significativas, mesmo sendo essencial para a saúde financeira das empresas.
Isso ocorre por diversos motivos, mas principalmente devido à falta de tecnologias e sistemas que atendam a complexidade do universo de cobranças e seus detalhes específicos.
A cobrança tem origem em uma negociação e compromisso entre duas partes, onde são estabelecidas regras e critérios sobre o que será entregue, seja um serviço ou produto, a data de pagamento, a forma de comunicação, entre outros.
Existem inúmeras razões pelas quais um cliente pode não pagar uma conta no prazo estipulado, como desorganização, falhas de comunicação, problemas de fluxo de caixa ou, em casos mais extremos, falta de intenção de pagamento.
Os dados são preocupantes: segundo o Serasa, mais de 30% das empresas estão negativadas, assim como 40% dos consumidores brasileiros.
Se considerarmos ainda as contas em atraso e as que estão protestadas em cartório, o cenário é ainda mais alarmante.
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Para garantir a saúde financeira da empresa, é crucial realizar um planejamento de vendas adequado, como detalhado nesse artigo sobre previsão de vendas.
Além de vender, é fundamental garantir o recebimento para que a fórmula do capital de giro funcione corretamente.
Nesse cálculo, além do controle de estoque, são levados em consideração o prazo de recebimento e o prazo de pagamento aos fornecedores das matérias-primas adquiridas.
Para resumir em uma fórmula, temos o seguinte:
Capital Circulante Líquido = Ativo Circulante (-) Passivo Circulante
Quando o resultado dessa fórmula é positivo, significa que a empresa tem recursos para manter suas operações no curto prazo sem precisar recorrer a empréstimos.
Mas, o valor das contas a receber pode distorcer essa análise, pois, se não se converter em caixa no prazo esperado, pode comprometer significativamente a capacidade da empresa de cumprir seus compromissos financeiros.
Imagine o seguinte cenário: você tem uma folha de pagamento para quitar amanhã, mas não recebeu valores importantes de clientes, impossibilitando os pagamentos.
E o pior, não tem recursos ou sistemas disponíveis para identificar rapidamente os motivos do não pagamento e resolver a causa raiz do atraso, sem depender de tarefas operacionais manuais.
Nesse contexto, fica claro quão importante é estabelecer uma operação de cobrança eficiente para a longevidade das indústrias.
Mesmo que, atualmente, o contas a receber não pareça ser uma grande preocupação, ele continua sendo um processo essencial para a sobrevivência das companhias e merece ser tratado com seriedade, suportado por tecnologias em conjunto com sistemas de gestão empresarial (ERPs).
Além de um processo automatizado e eficiente, é fundamental ter acesso facilitado a informações e relatórios claros, que forneçam um diagnóstico preciso da operação e ajudem a identificar e corrigir problemas críticos e urgentes, como atrasos superiores a 30 dias.
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Para otimizar o processo de cobrança, é essencial implementar um sistema de cobrança inteligente que permita definir réguas de comunicação específicas de acordo com o perfil de cada devedor.
Cada perfil de cliente exige canais, tons e cadências de comunicação específicos, aumentando as chances de recuperação e o retorno financeiro.
Além disso, é importante que cada empresa personalize suas mensagens conforme suas próprias regras e estratégias internas.
A preocupação com as vendas e o relacionamento com o cliente é constante, pois cada interação é única – e a cobrança também é um ponto de contato com o cliente.
Por isso, deve ser tratada com a mesma atenção, e não apenas como uma regra padrão e agressiva que trata todos os casos da mesma forma.
Um exemplo de régua de cobrança eficaz envolve clientes que não têm a intenção de pagar uma conta vencida.
Para esses casos, recomendamos o protesto em cartório, que, por meio da régua de cobrança da Neofin, é realizado de forma 100% automatizada.
Com essa ação, conseguimos um índice de recuperação de 50% de todas as dívidas enviadas para protesto, protegendo nossos clientes de devedores que podem estar agindo de má-fé ou que necessitam de um aviso mais severo para tomarem medidas corretivas.
Vale lembrar que o protesto não é recomendado para todos os casos.
Em muitas situações, uma renegociação, levando em conta as necessidades de ambas as partes, pode ser mais produtiva.
Mas, existem casos onde a falta de boa-fé é evidente e o protesto como parte da régua de cobrança tem gerado resultados interessantes.
Todo o contexto apresentado aqui faz parte de um ecossistema integrado que começa com a escolha do ERP mais adequado para sua manufatura.
Além dos itens técnicos essenciais para a operação de uma fábrica, é importante considerar o ecossistema de parceiros que o ERP oferece, para complementar o sistema com soluções especializadas, agregando cada vez mais valor aos clientes por meio de parcerias.
Se a eficiência no processo de cobrança e a saúde do seu capital de giro são prioridades para você, é hora de conhecer a Neofin.
Com nossa Régua de Cobrança Inteligente, você pode centralizar, otimizar e automatizar seus fluxos de cobrança de maneira simples e eficaz.
Não importa o tamanho ou o segmento da sua empresa, nossa solução personalizada é desenhada para atender suas necessidades específicas, reduzindo a inadimplência e melhorando a liquidez do seu negócio.
Quer saber mais? Acesse nosso site e descubra como os nossos serviços podem otimizar a gestão financeira da sua empresa, te dando mais tempo para focar no crescimento e sucesso do seu negócio.
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