Atualizado em 16/12/20 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Estratégia / Processos e Organização / Produção
Todos sabemos que a mentira tem perna curta e que não existe nada pior que seu nome ser vinculado a uma mentira.
Pois bem, neste artigo irei mostrar como uma mentira pode prejudicar seus negócios e como que com um bom planejamento e controle da produção você poderá evitar que a sua empresa entre no circulo vicioso da mentira.
Ainda está fresco na memória o vexame do nadador campeão olímpico Ryan Locht que contou uma mentira a polícia e a mídia sobre um suposto assalto durante as olimpíadas Rio 2016.
O caso foi investigado a fundo e a polícia concluiu que tudo passou de uma mentira. O nadador perdeu patrocínios e caiu em descrédito no mundo inteiro.
O que quero chamar a atenção nessa história para esse artigo é a resposta rápida da consequência da mentira.
Em algumas semanas, um nadador premiado mundialmente perde credibilidade e patrocinadores devido a uma única mentira. O New York times ressalta que os patrocinadores não querem sua imagem vinculadas a um mentiroso e terminam a parceria.
Logo sua empresa pode ter 40 anos no mercado que basta uma mentira para arruinar a imagem completamente.
No nosso mundo industrial muitas vezes as empresas vendem mentiras para entrar no mercado que cada dia é mais competitivo, buscando um “atalho” para conquistar um espaço no mercado.
Vimos isso no mercado brasileiro com EBX que iniciou uma trajetória avassaladora com as ações na bolsa superiores a R$ 30,00, porém, assim como as mentiras tem perna curta a empresa não se preparou para sustentar toda a especulação entorno dela e ruiu mais rápido que um castelo de areia. Hoje suas ações valem menos de R$ 0,15. Nossa! Que queda livre, não?
Bom, o que você precisa fazer para evitar esse caminho tortuoso da mentira? Abaixo estão 4 dicas tendo seu PCP como um forte aliado.
Segundo o dicionário Aurélio, mentir é afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro, porém no mercado há uma diferença entre mentir e antecipar uma realidade. Sim, admito que é uma linha muito tênue entre esses dois conceitos.
Pois bem, mentir é quando você promete algo para seus clientes, parceiros ou colaboradores e não cumpre com o prometido, sabendo que você não tem a capacidade de atender a promessa.
Por exemplo, dizer que tem capacidade para entregar um produto e não o faz.
Agora, antecipar uma realidade é quando você promete algo para seu cliente, algo que você ainda não tem, mas você se planeja para cumprir o combinado.
Por exemplo, dizer que tem capacidade para entregar um produto, quando no momento do fechamento “não tem a capacidade”, mas toma todas as providências para sustentar sua palavra.
Isso é muito comum no mercado, e não se iluda, pois seus concorrentes fazem isso com maestria.
O segredo de tudo é cumprir o acordo, mas como fazer? Por favor continue lendo.
O departamento de PCP sabe qual é a capacidade da sua fábrica e o que você precisa fazer para atender uma nova demanda.
Então o PCP deve analisar:
Olhando para esses 5 tópicos acima, sua empresa será capaz de saber ao certo o que fazer para atender qualquer demanda.
Após a analise do PCP, verifique os recursos necessários para atender a demanda. Basicamente, você deve responder as seguintes perguntas:
É importante verificar se há dinheiro em caixa para cobrir os custos iniciais do projeto. Por exemplo, o comercial pode se comprometer com um prazo mas então o fluxo de caixa da empresa não permitir comprar as matérias primas necessárias para iniciar a fabricação. Sei que parece um absurdo, mas é mais comum do que se imagina.
Quando o PCP faz a programação e se verifica que não há tempo hábil para a execução, é papel da gerência traçar uma estratégia para cumprir com o prazo estipulado, podendo:
Caso seja um negócio que sua empresa não tenha Know-how, é importante verificar se há como se capacitar de forma rápida ou busca um profissional já pronto do mercado.
Caso não seja possível responder essas perguntas acima, o mais indicado é declinar a demanda, pois assim não haverá prejuízo para sua operação. Por mais que seja uma decisão difícil, será a melhor tomada de decisão e isso mostrará o grau de maturidade da gestão e da sua indústria.
OBS.: Um ponto importante a ser ressaltado é que você pode justificar o não-aceite para seu cliente/prospecto com base no estudo acima, isso mostrará seu profissionalismo e pode trazer demandas futuras para sua indústria ou até mesmo uma reavaliação do seu cliente quando a prazo e condições de pagamento.
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