Atualizado em 23/08/21 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Marketing e vendas
Como é feito o processo de prospecção de clientes na sua empresa?
Para que um modelo de negócio consiga se desenvolver, prosperar e ter uma maior participação no mercado em que atua, é importante saber construir uma base sólida de clientes.
Nesse sentido, ter domínio sobre as principais estratégias e boas práticas de prospecção se faz extremamente necessário.
Porém, a captação de novas oportunidades de negócio configura entre os maiores desafios para os gestores das empresas. Se esse é o seu caso, fica tranquilo que a gente vai ajudar você.
Elaboramos aqui um conteúdo com 13 dicas valiosas de como captar clientes. Continue a leitura para conferir a seguir que ações implementar na sua empresa para atrair mais prospects e potencializar as vendas:
É seguro dizer que um dos maiores objetivos de qualquer organização é ampliar a carteira de clientes e incrementar a entrada de novos negócios.
Mas, para que isso aconteça, deve-se adotar algumas técnicas essenciais de como captar clientes. Confira abaixo quais são elas.
Não há como captar clientes sem antes definir o perfil de cliente ideal para o seu modelo de negócio.
É com base nessa definição que você vai identificar os prospects com mais chances de se identificar com suas soluções e fechar negócio.
Também é imprescindível conhecer tudo sobre o produto ou serviço que você oferece. Dessa forma, você demonstra confiança e autoridade para os clientes em potencial.
Para uma boa captação de clientes, é necessário conhecer quem são os seus principais concorrentes. Isso vai te ajudar a construir uma argumentação de vendas mais sólida.
Outra dica importante para captação de clientes é buscar se conectar emocionalmente com os prospects. Procure ativar alguns gatilhos mentais na intenção de persuadir os prospects e despertar emoções.
Além de se conectar emocionalmente com os clientes em potencial, é importante ter a habilidade de fazer com que eles percebam valor no seu produto ou serviço. Mostre para os prospects como você pode solucionar as dores deles.
Procure produzir conteúdos relevantes (blog posts, e-books, webinars etc) para atrair e educar seus prospects a respeito das soluções que a sua empresa comercializa. Isso te ajudará a se posicionar como autoridade no assunto e também a qualificar os potenciais clientes.
As técnicas de SEO servem para otimizar a pesquisa por seus conteúdos em sites de busca. Com o uso correto de palavras-chave os conteúdos que você produzir aparecerão entre os primeiros resultados de busca.
As redes sociais também são importantes ferramentas para captar clientes, principalmente o LinkedIn no caso de vendas B2B.
Você pode criar campanhas voltadas a essas mídias para desenvolver um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo e divulgar as suas soluções.
Feiras, convenções e congressos podem significar grandes oportunidades para prospectar novos negócios. Procure participar desses eventos para fazer networking e captar clientes em potencial.
Para conseguir captar clientes, é necessário que você esteja munido de argumentos suficientes para contornar qualquer objeção que os prospects possam vir a apresentar. Esteja pronto para esclarecer todas as dúvidas.
Um boa técnica de argumentação pode ajudar muito, nessa hora:
Se você mantém um bom relacionamento com os seus clientes atuais, peça para que eles te deem indicação de pessoas que possam se interessar por seus produtos ou serviços.
Fazer alianças com outras empresas (não necessariamente concorrentes) pode ajudar a conquistar novos clientes. Por meio de parcerias, todo mundo sai ganhando.
É também importante que você seja capaz de identificar quem são os tomadores de decisão; ou seja, aqueles que “batem o martelo” antes da compra. Assim, você evita perder tempo e esforços com aqueles que não tem o poder de decidir sobre nada.
Bom, essas foram as nossas 13 dicas de como captar clientes. O que você achou?
Para tornar a etapa de prospecção e o processo comercial como um todo mais eficientes, utilize a tecnologia como aliada. Por meio de um bom sistema de CRM, você consegue organizar melhor os seus contatos e ter maior controle sobre as ações adotadas e sobre a evolução dos leads no funil de vendas.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.
Gostei muito