Atualizado em 26/02/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Estratégia
Se você está procurando como criar indicadores chave de desempenho (KPIs), provavelmente já deve saber o que são. Mas, se não for o caso, aqui vai uma definição: são métricas usadas para acompanhar a performance da sua empresa a partir de algum parâmetro específico.
Acontece que não dá para usar todos os indicadores possíveis de uma só vez. Pelo contrário, o sugerido é eleger apenas um indicador, ao menos por setor ou objetivo. E aí vem a missão de criar o indicador de desempenho mais eficaz e que faça sentido para sua situação.
Existe um roteiro de 6 passos importantes para criar os melhores KPIs para cada operação industrial. Vou te mostrar quais são no texto abaixo, junto com boas práticas de acompanhamento de desempenho de uma fábrica. Por fim, apresentarei ferramentas para monitorar os indicadores.
Confira os tópicos:
Na lista abaixo vou mostrar algumas dicas para você aprender como criar indicadores de desempenho que funcionam de verdade, confira:
Muitas pessoas querem começar em um estágio avançado e isso pode gerar dois problemas:
Então para resolver esses problemas, recomendo os passos:
Para quem não sabe para onde vai, qualquer destino é valido. Então se você está medindo algo, é preciso definir o que espera daqueles dados.
Então você precisa criar metas para cada indicador. Além disso, as metas precisam ser feitas de forma otimizada, ou seja, nem muito altas e nem muito baixas.
Isso porque se forem muito altas, sua equipe ficará desmotivada, achando que será impossível alcançar aquele resultado. Se forem muito baixas, sua equipe não entregará todo potencial disponível.
Para ajudar, recomendo:
Preste atenção para não cometer esses erros de liderança.
Como diria o grande Vicente Falconi, todos somos procrastinadores. Então se você quer saber como criar indicadores que realmente funcionam, siga essa dica: defina um responsável para cada indicador.
Quando você coloca alguém responsável por aquele indicador e meta, terá a certeza que sua equipe irá se empenhar para alcançar os resultados esperados.
Mas cuidado, não ter um responsável é muito ruim, mas ter mais que um responsável pode ser pior ainda. Isso porque acaba um culpando o outro caso o resultado não seja obtido.
Além disso, a pessoa responsável deve ter perfil e poder de liderança.
Se nada mudar, dificilmente os resultados da empresa serão diferentes.
A quarta dica de como criar indicadores de desempenho que funcionam é monitorar e responder aos resultados dos indicadores.
Ou seja, é preciso ter um monitoramento constante dos indicadores definido pelo período ideal de cada indicador, por exemplo: medição diária, semanal, mensal, trimestral.
Agora com os dados na mão, é importante que sua indústria de fato responda aos dados levantados. Ou seja, se algum indicador estiver abaixo do esperado, sua indústria precisa fazer algo para mudar esse cenário.
O que muitas vezes acontece é que as empresas levantam dados mas não fazem nada para melhorar os resultados. Isso gera diversos problemas, como:
Sendo assim, o ideal é que siga o modelo:
Ser transparente em relação aos indicadores de desempenho é um dos mais importantes passos para de fato bater metas e melhorar os resultados da sua indústria.
Se você não comunica os indicadores com sua equipe, eles ficam as cegas e não sabem da real situação da empresa. Dessa forma, não se sentem motivados a alcançar resultados melhores.
Para solucionar esse problema, recomendo os seguintes passos:
É claro que tudo que foi levantado nesse artigo se baseia em uma medição precisa dos resultados da sua indústria.
O problema é que se você for fazer essa medição no papel ou em planilhas de Excel, podem haver erros humanos e de validação, além do risco da perda de dados.
Então o que recomendo é utilizar softwares integrados a sua produção para medir e entregar informações precisas sobre os resultados alcançados, materiais utilizados etc.
O Nomus ERP Industrial é capaz de criar relatórios gráficos e levantar dados integrados a sua produção e estoque.
Aqui está o exemplo de um painel gerado na ferramenta:
Medir a performance de uma empresa é fundamental para gerenciar qualquer atividade. Só que nem todos os KPIs (Key Performance Indicators) servem para a mesma situação. Por isso, é importante saber como escolher e como criar indicadores de desempenho que façam sentido.
A lição de que o que não é medido, não pode ser gerenciado, já deve ser clara para você, pois se quer saber como criar indicadores, já deve saber para que servem.
Prosseguindo sobre a importância da criação, ela parte do pressuposto que não dá para usar muitos indicadores de desempenho ao mesmo tempo. Sim, dá para melhorar, por exemplo, o faturamento, a lucratividade e a qualidade de uma esteira de produção junto.
Esse não é o problema. Mas para suas decisões terem mais eficiência, precisa escolher apenas um deles ou outro como parâmetro.
Tentar melhorar todos os KPIs de forma progressiva e significativa com apenas uma linha de tomadas de decisão levará a atrasos e até congelamento da gestão. Isso não quer dizer que você só deva se importar, por exemplo, com lucratividade e esquecer o resto.
É uma questão de prioridade conforme a necessidade atual da empresa e a sua estratégia a curto, médio e longo prazo.
Algumas pessoas têm dificuldade para escolher ou criar indicadores de desempenho que façam sentido. Junta-se ao receio de fazer errado e ter os dados distorcidos, levando a decisões que piorem a situação da empresa.
Guarde o passo a passo para a criação de indicadores de desempenho eficientes, baixando o infográfico a seguir:
Agora que você já sabe criar indicadores de desempenho eficazes e o jeito de monitorá-los, chegou o momento de escalar suas métrica. Para isso, você precisa se manter estudando gestão e produção industrial.
Estamos sempre publicando conteúdos educacionais para profissionais e empresários da indústria. Indicadores de desempenho, processos industriais, Sistema Toyota de Produção, entre outros tópicos.
Se inscreva no blog e no siga nas redes sociais para ficar atualizado:
Obrigado e vamos em frente!
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: