Atualizado em 17/10/23 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Engenharia de produto / Estratégia / Logística / Processos e Organização / Produção
No artigo 5 Principais dificuldades do setor industrial alimentício, identifiquei 5 principais dificuldades no gerenciamento de uma fábrica do setor de alimentos. E agora apresentarei algumas funcionalidades disponíveis em um sistema de gestão, como o Nomus ERP Industrial, que proporcionam a facilidade necessária para solucionar essas dificuldades.
Para um ótimo gerenciamento da lista de materiais, é necessário utilizar um sistema informatizado para centralizar o cadastro das “receitas” de todos os seus produtos.
A padronização é o segredo da gestão, mesmo se seu produto for artesanal é possível padronizar criando uma ficha técnica de produto. Sendo até mesmo o ponta-pé inicial para a gestão da sua fábrica.
Esse é o primeiro passo na gestão de uma indústria do setor alimentício.
Lembre-se: Não importa o tipo do seu negócio, sempre é possível padronizar uma ficha técnica.
Em qualquer sistema de gestão quando geramos uma ordem de produção o sistema faz a “regra de três” automaticamente para calcular os insumos necessários para aquela produção.
Chamamos de empenhos todas as necessidades de insumos a partir da geração das ordens.
Logo os funcionários sabem precisamente a quantidade dos empenhos da ordem de produção, evitando assim erros de medidas na produção.
Veja também: Segurança de alimentos: o que é e como melhorar os processos de uma indústria de alimentos
Ao gerar ordens de produção o sistema Nomus PCP gera os empenhos (insumos) necessários para toda sua produção. Logo você tem acesso a tudo que precisa para sua produção, seja diária, semanal ou mensal. Então fica mais fácil planejar as requisições do estoque pois você sabe exatamente o que vai utilizar. (Claro que todos precisam seguir a ficha técnica)
No artigo sobre as dificuldades do setor de alimentos, fiz as seguintes perguntas:
Se a resposta foi SIM significa que vocês tem sérios problemas, e vamos dar as seguintes dicas para solucionar esse problema.
Enfrentamos esse problema numa fábrica de salgados no Rio de Janeiro e a solução foi parametrizar o sistema nos seguintes passos:
Esse sistema é um velho conhecido de todos. Quem nunca viu o sistema de atendimento do McDonald?
Quando eu peço meu BigMac sempre reparo na gestão do meu pedido na tela que fica na “fábrica” da loja, onde é possível ver se meu pedido já está passando do tempo previsto para o atendimento.
Esse mecanismo é importante para produção sob encomenda com a gestão integrada ao atendimento ao cliente.
Se esse for seu caso, por favor, veja a tela abaixo, pode ajudar muito no seu atendimento.
A gestão de lotes e validade é bem simples mas precisa de compromisso com essa gestão de maneira religiosa.
Seguindo esses passos esse problema será mitigado.
Cobrindo a entrada e saída dos materiais você terá o controle sobre a situação. Mas como sempre lembro: O estoque deve ser tratado como um banco, onde deve ser registrado todas as movimentações do seu produto.
Leia Mais: 5 dicas essenciais para um controle de estoque eficiente
A Nomus possui uma solução completa para atender as necessidades da sua indústria plástica. Caso tenha interesse em conhecer mais detalhes, assista uma demonstração do software Nomus ERP Industrial e veja na prática como resolver estes problemas.
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