Atualizado em 22/12/21 - Escrito por Celso Monteiro na(s) categoria(s): Planejamento e Controle da Produção / Produção
No artigo 5 Principais dificuldades do setor industrial plástico, identifiquei 5 principais dificuldades no gerencialmente de uma fábrica do setor plástico. E agora apresentarei algumas funcionalidades disponíveis em um sistema de gestão, como o Nomus PCP, que proporcionam a facilidade necessária para solucionar essas dificuldades.
Para um ótimo gerenciamento da lista de materiais, é necessário utilizar um sistema informatizado para centralizar o cadastro das “receitas” de todas as suas misturas.
Após especificar todos os materiais e quantidades necessárias dentro da lista de cada mistura, o setor industrial pode abrir ordens de produção para gerenciar a quantidade de matérias primas consumidas e o total de mistura produzidos na fábrica.
A partir do plano de inspeção cadastrado para cada produto, o setor de qualidade precisa registrar em cada ordem de produção ou lote os resultados de inspeção aferidos em cada amostra analisada pelo laboratório da empresa.
Com esses registros, a empresa consegue verificar o nível de qualidade de seus produtos e identificar possíveis desvios em sua produção. Empresas que pretendem se diferenciar no mercado atual precisam valorizar o trabalho dos profissionais da área de qualidade. Um sistema informatizado que possibilite o registro e gerenciamento desses resultados de inspeção é fundamental para o bom desempenho do setor.
Problemas com a formação de cargas e romaneios de expedição não são exclusividade do setor plástico, porém, caso a empresa busque informatizar esta área, a utilização de ferramentas que simplifiquem o processo de separação e evitem possíveis erros são importantíssimos para o bom desempenho da empresa.
Uma boa saída , que traz bastante flexibilidade em sua utilização, são aplicativos instalados em dispositivos móveis e que possuem interface simples e intuitiva.
Qualquer relatório que envolve eficiência passa pelo registro de apontamentos de produção em um sistema informatizado. Para auxiliar na escolha da melhor alternativa para apontar sua produção, aconselho a leitura do seguinte material auxiliar: 5 diferenças entre o apontamento de chão de fábrica em tempo real e o retroativo.
Com os apontamentos registrados no sistema, utilize ferramentas de BI para transformar seus dados em informações valiosas para o gerenciamento de sua fábrica. Imagine poder gerar um painel de produção como esse em sua fábrica?
Leia mais: Ferramenta de BI: como transformar dados soltos em informações valiosas para sua indústria
A Nomus possui uma solução completa para atender as necessidades da sua indústria plástica. Caso tenha interesse em conhecer mais detalhes, agende uma conversa com um de nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas!
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: