Como solucionar as principais dificuldades de gestão dos setores químico e farmacêutico


Atualizado em 30/04/24 - Escrito por João Pimenta na(s) categoria(s): Produção

No artigo sobre as principais dificuldades do setor químico e farmacêutico, iniciamos a nossa conversa sobre o assunto. O objetivo aqui é dar continuidade ao artigo,  focando em como podemos te ajudar a solucionar ou otimizar esses problemas.

Veja a seguir alguns exemplos de como a nossa ferramenta pode auxiliar a sua empresa:

(observação: todas as imagens a seguir foram obtidas com base em dados reais de clientes da Nomus. A exibição dessas imagens foi aprovada previamente com nossos clientes)

1.1 Controle as movimentações de estoque com lote

Uma das características essenciais para possuir a rastreabilidade é a implementação do conceito de ordem de produção.

Cada ordem gera ‘n’ movimentações do estoque e em cada movimentação de estoque constam informações básicas que garantem a rastreabilidade de um produto, como:

  • Data da movimentação
  • Código e descrição do produto movimentado
  • Lote do produto fabricado ou consumido
  • Custo do produto
  • Setor de entrada ou saída

Em qualquer ordem de produção deve existir um fluxo padrão para controle da ordem. Esse fluxo normalmente pode ser descrito pelas seguintes etapas:

Criação da ordem de produção

A ordem é um instrumento que permite associar a um único código todas as movimentações de produção relacionadas àquela fabricação. A partir do código da ordem fica claro e fácil identificar o lote de fabricação e quais materiais foram utilizados naquela fabricação.

Veja na prática como o sistema Nomus ajuda a registrar todas as produções feitas:

Requisição pela produção

O próximo passo é requisitar os materiais necessários para a produção.

Cada ordem possui uma lista especifica de empenhos a serem consumidos. A requisição pela produção controla as movimentações de consumo de matérias primas e semi acabados que são essenciais para fabricação de determinado produto.

Esse controle garante a rastreabilidade de quais matérias primas foram utilizadas do lote x ou y para fabricação do lote h de produto acabado, por exemplo.

Veja este exemplo prático de como o sistema Nomus permite que o usuário registre esse controle:

Podemos perceber que existem alguns ganhos adicionais aqui, além do controle de estoque e rastreabilidade. Perceba que o sistema pode organizar pela data de validade do lote como critério de sugestão e sugerir ou até obrigar que o usuário consuma o lote mais antigo sempre. Esta funcionalidade evita desperdícios por perder o prazo de validade dos seus lotes. Desta forma, também podemos utilizar a lógica PEPS (primeiro a entra, primeiro a sair) para esses casos, ficando a seu critério.

Reporte de produção

Na finalização da produção indicamos quanto foi produzido, quando e qual lote estamos gerando na entrada do produto acabado, já que, em muitos casos, o lote de fabricação é equivalente ao número da ordem de produção para facilitar o controle.

Veja um exemplo de controle completo de movimentações de uma ordem de produção no sistema Nomus:

Veja também: ERP para indústria de nanotecnologia: um reator de sucesso

1.2 Controle os apontamentos da produção

Para completar e atingir o objetivo de possuir rastreabilidade na fabricação para matérias primas, produtos acabados, recursos e máquinas, utilizamos os apontamentos de produção.

Nele, temos a possibilidade de registrar o que foi feito em cada uma das etapas produtivas que foram pré-estabelecidas na engenharia do produto. Algumas informações básicas para esse tipo de apontamento são:

  • Recurso
  • Funcionário
  • Tempo de início e tempo de fim
  • Ordem de produção
  • Tipo de atividade

Veja um exemplo de como fica registrado no sistema Nomus essas informações:

Note que para cada um dos apontamentos existe uma ordem relacionada.

Já percebeu como é fácil puxar um relatório, por exemplo, constando tudo que aconteceu em determinada ordem de produção ?

2. Criação de documentos personalizados

Elimine de uma vez por todas a papelada e gerencie todos os seus documentos online com o Nomus documentos, que possui algumas aplicações, tais como:

  • Crie documentos personalizados com todos os campos e informações necessários para atender as normas reguladoras vigentes
  • Gere layout específicos de acordo com a sua necessidade
  • Restrinja a criação e edição de documentos para alguns usuários
  • Especifique como cada campo deve se comportar e evite preenchimentos incorretos e diminua os erros de registro/rasuras
  • Bloqueie a geração de documentos sem que informações essenciais para este tenham sido preenchidas

Olhe este pdf gerado pelo sistema de acordo com as especificações de um dos nossos parceiros:

Além desses benefícios, tenha certeza de que terá registrado todos os documentos criados dentro do banco de dados do sistema que pode ficar na nuvem e garantir ainda mais segurança para seu processo.

Por fim, cada documento deverá ficar relacionado a uma ordem de produção. Você se recorda de todas as informações de movimentação e apontamentos relacionados a ordem? Além dessas informações, podemos relacionar ‘n’ documentos às ordens de produção e, assim, garantir um conceito de rastreabilidade mais robusto e completo dentro do próprio sistema.

Quer mais ? Vamos ao próximo tópico.

3. Segurança e agilidade no gerenciamento de documentos

Depois de registrar os documentos com toda a segurança e as funcionalidades do tópico anterior, é possível melhorar o gerenciamento dos documentos através dos seguintes passos:

Gerencie a revisão dos documentos

Após atualizar os documentos, tenha certeza de que todos os usuários não precisarão se preocupar com a mudança dos documentos impressos, já que eles serão gerados automaticamente pelo sistema.

Especifique os requisitos de documentação por produto

Cada ordem de produção é feita para um produto e cada produto possui uma necessidade de documentação específica. Especifique esta necessidade na engenharia dos produtos e gerencie quais documentos não foram preenchidos.

Veja na prática como o sistema ajuda a identificar com facilidade quais documentos estão pendentes:

Assine digitalmente os documentos

Assine digitalmente todos os documentos criados. Especifique quais usuários podem assinar digitalmente e quais assinaturas são necessárias para cada documento. Cada documento só será efetivamente concluído após todas as assinaturas necessárias.

Configuração de databooks

Gere databooks agrupando todos os documentos preenchidos com apenas alguns cliques e layouts personalizados.

Agilize a organização dos documentos e garanta processos seguros e rápidos diminuindo cada vez mais os erros humanos e o tempo gasto com retrabalho.

4. Geração de relatórios personalizados

Registrando corretamente algumas das informações citadas anteriormente, é possível tirar relatórios para inúmeras áreas da empresa com apenas alguns cliques e, dependendo da sua rotina, sem nenhum clique! Configure o módulo Dashboard para enviar os relatórios dentro de uma agenda que você cria ou consulte os relatórios que estarão disponíveis na web.

Antecipe quais serão os próximos lotes a serem liberados para o setor de vendas:

Saiba qual é o motivo mais normal para as perdas de processo:

Averigue o que ocorreu em determinado lote (relembrando um pouco o conceito de rastreabilidade):

Acompanhe informações de lotes de fabricação de semi acabados e acabados (mais um conceito de rastreabilidade):

Todos esses relatórios foram gerados através do nosso módulo Dashboard sem nenhuma necessidade de customização, apenas com as informações que foram alimentadas continuamente por um de nossos parceiros.

Todos os relatórios nasceram do “zero” e, em muitos casos, são gerados pela própria equipe dos nossos parceiros.

5. Gerenciamento de projetos de P&D

Gerencie seus projetos com segurança no nosso módulo de projeto, com as seguintes vantagens:

  • Tenha uma base de dados única e confiável de todos seus projetos
  • Gerencie toda documentação de seus projetos
  • Anexe documentos nos projetos e tarefas em qualquer formato, seja um documento Word, uma planilha Excel, uma apresentação em pdf, etc.
  • Acompanhe todo o histórico de seus projetos
  • Potencialize a comunicação da sua equipe de projetos
  • Acompanhe o andamento de seus projetos
  • Conheça o custo real de seus projetos
  • Compare o custo orçado com o custo realizado de seus projetos
  • Conheça o tempo que cada pessoa da sua equipe dedicou a cada projeto
  • Aumente a produtividade de sua equipe

Saber qual projeto devemos investir mais ou qual projeto deve ser cortado analisando seus resultados, conseguindo ainda comparar o custo real com o custo orçado é um divisor de águas para sua empresa.

6. Descubra na prática como o nosso software pode ajudar a sua empresa

Além de todos os benefícios que são proporcionados no segmento químico e farmacêutico, temos toda a infraestrutura de um ERP para dar suporte ao seus processos de backoffice e integrar as principais informações da sua empresa. Agende uma conversa com um de nossos engenheiros e faça a diferença na sua indústria!

Nomus ERP Industrial
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