Atualizado em 30/04/24 - Escrito por João Pimenta na(s) categoria(s): Produção
No artigo sobre as principais dificuldades do setor químico e farmacêutico, iniciamos a nossa conversa sobre o assunto. O objetivo aqui é dar continuidade ao artigo, focando em como podemos te ajudar a solucionar ou otimizar esses problemas.
Veja a seguir alguns exemplos de como a nossa ferramenta pode auxiliar a sua empresa:
(observação: todas as imagens a seguir foram obtidas com base em dados reais de clientes da Nomus. A exibição dessas imagens foi aprovada previamente com nossos clientes)
Uma das características essenciais para possuir a rastreabilidade é a implementação do conceito de ordem de produção.
Cada ordem gera ‘n’ movimentações do estoque e em cada movimentação de estoque constam informações básicas que garantem a rastreabilidade de um produto, como:
Em qualquer ordem de produção deve existir um fluxo padrão para controle da ordem. Esse fluxo normalmente pode ser descrito pelas seguintes etapas:
A ordem é um instrumento que permite associar a um único código todas as movimentações de produção relacionadas àquela fabricação. A partir do código da ordem fica claro e fácil identificar o lote de fabricação e quais materiais foram utilizados naquela fabricação.
Veja na prática como o sistema Nomus ajuda a registrar todas as produções feitas:
O próximo passo é requisitar os materiais necessários para a produção.
Cada ordem possui uma lista especifica de empenhos a serem consumidos. A requisição pela produção controla as movimentações de consumo de matérias primas e semi acabados que são essenciais para fabricação de determinado produto.
Esse controle garante a rastreabilidade de quais matérias primas foram utilizadas do lote x ou y para fabricação do lote h de produto acabado, por exemplo.
Veja este exemplo prático de como o sistema Nomus permite que o usuário registre esse controle:
Podemos perceber que existem alguns ganhos adicionais aqui, além do controle de estoque e rastreabilidade. Perceba que o sistema pode organizar pela data de validade do lote como critério de sugestão e sugerir ou até obrigar que o usuário consuma o lote mais antigo sempre. Esta funcionalidade evita desperdícios por perder o prazo de validade dos seus lotes. Desta forma, também podemos utilizar a lógica PEPS (primeiro a entra, primeiro a sair) para esses casos, ficando a seu critério.
Na finalização da produção indicamos quanto foi produzido, quando e qual lote estamos gerando na entrada do produto acabado, já que, em muitos casos, o lote de fabricação é equivalente ao número da ordem de produção para facilitar o controle.
Veja um exemplo de controle completo de movimentações de uma ordem de produção no sistema Nomus:
Veja também: ERP para indústria de nanotecnologia: um reator de sucesso
Para completar e atingir o objetivo de possuir rastreabilidade na fabricação para matérias primas, produtos acabados, recursos e máquinas, utilizamos os apontamentos de produção.
Nele, temos a possibilidade de registrar o que foi feito em cada uma das etapas produtivas que foram pré-estabelecidas na engenharia do produto. Algumas informações básicas para esse tipo de apontamento são:
Veja um exemplo de como fica registrado no sistema Nomus essas informações:
Note que para cada um dos apontamentos existe uma ordem relacionada.
Já percebeu como é fácil puxar um relatório, por exemplo, constando tudo que aconteceu em determinada ordem de produção ?
Elimine de uma vez por todas a papelada e gerencie todos os seus documentos online com o Nomus documentos, que possui algumas aplicações, tais como:
Olhe este pdf gerado pelo sistema de acordo com as especificações de um dos nossos parceiros:
Além desses benefícios, tenha certeza de que terá registrado todos os documentos criados dentro do banco de dados do sistema que pode ficar na nuvem e garantir ainda mais segurança para seu processo.
Por fim, cada documento deverá ficar relacionado a uma ordem de produção. Você se recorda de todas as informações de movimentação e apontamentos relacionados a ordem? Além dessas informações, podemos relacionar ‘n’ documentos às ordens de produção e, assim, garantir um conceito de rastreabilidade mais robusto e completo dentro do próprio sistema.
Quer mais ? Vamos ao próximo tópico.
Depois de registrar os documentos com toda a segurança e as funcionalidades do tópico anterior, é possível melhorar o gerenciamento dos documentos através dos seguintes passos:
Após atualizar os documentos, tenha certeza de que todos os usuários não precisarão se preocupar com a mudança dos documentos impressos, já que eles serão gerados automaticamente pelo sistema.
Cada ordem de produção é feita para um produto e cada produto possui uma necessidade de documentação específica. Especifique esta necessidade na engenharia dos produtos e gerencie quais documentos não foram preenchidos.
Veja na prática como o sistema ajuda a identificar com facilidade quais documentos estão pendentes:
Assine digitalmente todos os documentos criados. Especifique quais usuários podem assinar digitalmente e quais assinaturas são necessárias para cada documento. Cada documento só será efetivamente concluído após todas as assinaturas necessárias.
Gere databooks agrupando todos os documentos preenchidos com apenas alguns cliques e layouts personalizados.
Agilize a organização dos documentos e garanta processos seguros e rápidos diminuindo cada vez mais os erros humanos e o tempo gasto com retrabalho.
Registrando corretamente algumas das informações citadas anteriormente, é possível tirar relatórios para inúmeras áreas da empresa com apenas alguns cliques e, dependendo da sua rotina, sem nenhum clique! Configure o módulo Dashboard para enviar os relatórios dentro de uma agenda que você cria ou consulte os relatórios que estarão disponíveis na web.
Todos esses relatórios foram gerados através do nosso módulo Dashboard sem nenhuma necessidade de customização, apenas com as informações que foram alimentadas continuamente por um de nossos parceiros.
Todos os relatórios nasceram do “zero” e, em muitos casos, são gerados pela própria equipe dos nossos parceiros.
Gerencie seus projetos com segurança no nosso módulo de projeto, com as seguintes vantagens:
Saber qual projeto devemos investir mais ou qual projeto deve ser cortado analisando seus resultados, conseguindo ainda comparar o custo real com o custo orçado é um divisor de águas para sua empresa.
Além de todos os benefícios que são proporcionados no segmento químico e farmacêutico, temos toda a infraestrutura de um ERP para dar suporte ao seus processos de backoffice e integrar as principais informações da sua empresa. Agende uma conversa com um de nossos engenheiros e faça a diferença na sua indústria!
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