Atualizado em 2/07/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Custos e Finanças
A conciliação bancária é um procedimento que consiste em fazer a conferência do extrato apresentado pelo banco junto aos lançamentos realizados na contabilidade.
Essa operação é muito importante para identificar erros e incongruência nas informações, e solucioná-los antes de imprimir o balancete.
Embora não seja algo difícil, muitas empresas não sabem como a conciliação funciona exatamente. E justamente para esclarecer essa dúvida, preparamos esse artigo explicando o que trata a conciliação, quem fica responsável pela conferência e como é o seu funcionamento, na prática.
Boa leitura!
A conciliação bancária nada mais é do que a comparação de dados lançados na contabilidade com os números apresentados pelo banco. É por meio desse procedimento que o responsável garantirá a veracidade das informações lançadas no sistema contábil, e que o saldo da conta “banco movimento” ficará igual ao do extrato bancário.
O procedimento da conciliação bancária é bastante simples. Se o saldo da contabilidade e do banco não for o mesmo, o responsável deverá emitir um relatório da conta “banco movimento” e fazer a conferência de cada um dos valores apresentados no extrato.
Para isso, deve verificar:
Muitas vezes a conferência é feita a mão, com o profissional colocando “check” do lado de cada valor. Ao final, poderá verificar se existem valores duplicados ou se algum não foi lançado no sistema.
Entretanto, existem sistemas que podem auxiliar bastante essa conciliação através de automações, como é o caso do Nomus ERP Industrial. Veja um exemplo de Conciliação no sistema:
A responsabilidade pela conciliação bancária fica a cargo do pessoal que realiza a contabilidade. Se a empresa tiver parceira com um escritório contábil, os funcionários que trabalham neste local ficarão encarregados de fazer o procedimento e assegurar que o saldo da conta “banco movimento” fique igual ao do extrato.
Se a empresa tiver um departamento interno de contabilidade, serão as pessoas que trabalham nesse setor que ficarão responsáveis por fazer a conciliação.
Independentemente do profissional ser interno ou externo, é importante que o responsável pela prática tenha o mínimo de conhecimento sobre contabilidade e gestão financeira. Os dados apresentados no balanço irão determinar a realidade dos negócios, e qualquer erro pode prejudicar o resultado final do relatório e a tomada de decisão.
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Como mencionado, fazer a conciliação bancária não é necessariamente difícil. No entanto, vai exigir bastante atenção do profissional encarregado pela tarefa.
Abaixo, separamos um passo a passo para ajudar:
É comum que o responsável pela contabilidade faça a conciliação das contas apenas no final do ano. Se esse for o caso, o profissional deve verificar o saldo mensal de cada extrato para certificar que o valor bate com o saldo apresentado no sistema.
Por exemplo, digamos que no mês de janeiro os saldos são os mesmos, mas em fevereiro foi identificado uma diferença de 20,00. O profissional deverá verificar se existe algum valor duplicado ou pendente para lançar na contabilidade.
No extrato é possível conferir o saldo bancário ao final de cada dia. O profissional deve, portanto, fazer o levantamento das informações para avaliar qual é o dia exato que não está batendo com a contabilidade.
Por exemplo:
Assim que identificar o dia que apresenta saldos diferentes, o responsável deve conferir todos os lançamentos bancários dessa data juntamente aos valores lançados no sistema.
Por exemplo:
Extrato bancário | Contabilidade |
Saldo anterior (05/02): 14.879,22Depósito: 20.000,00Saque: 12.600,00 -Transferência: 8.100,00 -Taxa de manutenção: 20,00 –Energia elétrica: 589,00 –Saneamento: 593,92 -Saldo final (06/02): 12.976,30 | Saldo anterior (05/02): 14.879,22Depósito: 20.000,00Saque: 12.600,00 -Transferência: 8.100,00 -Taxa de manutenção: 20,00 –Energia elétrica: 609,00 –Saneamento: 593,92 -Saldo final (06/02): 12.956,30 |
Como é possível ver na tabela, o valor de energia elétrica está lançado errado na contabilidade. O profissional deveria ter lançado 589,00, mas o apresentado no relatório contábil é 609,00.
Após identificar as incongruências, o responsável deve apenas entrar no sistema e fazer a correção do valor. Em seguida, pode conferir os saldos do dia/mês (extrato e contabilidade) para certificar que os mesmos estão corretos.
Se conferida apenas ao final do período, a conciliação bancária pode tomar muito tempo do profissional, ainda mais se a empresa tiver conta em mais de um banco. Por isso, para simplificar e otimizar a tarefa, separamos algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática hoje mesmo. São elas:
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