Conciliação bancária: o que é e como fazer e exemplos


Atualizado em 2/07/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Custos e Finanças

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A conciliação bancária é um procedimento que consiste em fazer a conferência do extrato apresentado pelo banco junto aos lançamentos realizados na contabilidade.

Essa operação é muito importante para identificar erros e incongruência nas informações, e solucioná-los antes de imprimir o balancete.

Embora não seja algo difícil, muitas empresas não sabem como a conciliação funciona exatamente. E justamente para esclarecer essa dúvida, preparamos esse artigo explicando o que trata a conciliação, quem fica responsável pela conferência e como é o seu funcionamento, na prática.

Boa leitura!

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária nada mais é do que a comparação de dados lançados na contabilidade com os números apresentados pelo banco. É por meio desse procedimento que o responsável garantirá a veracidade das informações lançadas no sistema contábil, e que o saldo da conta “banco movimento” ficará igual ao do extrato bancário. 

Como funciona a conciliação bancária?

O procedimento da conciliação bancária é bastante simples. Se o saldo da contabilidade e do banco não for o mesmo, o responsável deverá emitir um relatório da conta “banco movimento” e fazer a conferência de cada um dos valores apresentados no extrato. 

Para isso, deve verificar:

  • Se todos os saques e depósitos foram lançados no sistema;
  • Se os valores de mensalidades, taxas e juros condizem com o apresentado no relatório contábil;
  • Se os pagamentos do extrato foram dados baixa no módulo fiscal.

Muitas vezes a conferência é feita a mão, com o profissional colocando “check” do lado de cada valor. Ao final, poderá verificar se existem valores duplicados ou se algum não foi lançado no sistema.

Entretanto, existem sistemas que podem auxiliar bastante essa conciliação através de automações, como é o caso do Nomus ERP Industrial. Veja um exemplo de Conciliação no sistema:

Exemplo de conciliação bancária no sistema Nomus ERP Industrial

Quem é responsável por fazer a conciliação bancária?

A responsabilidade pela conciliação bancária fica a cargo do pessoal que realiza a contabilidade. Se a empresa tiver parceira com um escritório contábil, os funcionários que trabalham neste local ficarão encarregados de fazer o procedimento e assegurar que o saldo da conta “banco movimento” fique igual ao do extrato.

Se a empresa tiver um departamento interno de contabilidade, serão as pessoas que trabalham nesse setor que ficarão responsáveis por fazer a conciliação.

Independentemente do profissional ser interno ou externo, é importante que o responsável pela prática tenha o mínimo de conhecimento sobre contabilidade e gestão financeira. Os dados apresentados no balanço irão determinar a realidade dos negócios, e qualquer erro pode prejudicar o resultado final do relatório e a tomada de decisão. 

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Como fazer a conciliação bancária?

Como mencionado, fazer a conciliação bancária não é necessariamente difícil. No entanto, vai exigir bastante atenção do profissional encarregado pela tarefa. 

Abaixo, separamos um passo a passo para ajudar:

1- Verifique o saldo mensal da conta “banco movimento” 

É comum que o responsável pela contabilidade faça a conciliação das contas apenas no final do ano. Se esse for o caso, o profissional deve verificar o saldo mensal de cada extrato para certificar que o valor bate com o saldo apresentado no sistema. 

Por exemplo, digamos que no mês de janeiro os saldos são os mesmos, mas em fevereiro foi identificado uma diferença de 20,00. O profissional deverá verificar se existe algum valor duplicado ou pendente para lançar na contabilidade. 

  • Saldo de janeiro na contabilidade: 23.035,18
  • Saldo de janeiro no extrato bancário: 23.035,18
  • Saldo de fevereiro na contabilidade: 18.067,20
  • Saldo de fevereiro no extrato bancário: 18.047,20

2- Conferir o saldo por dia

No extrato é possível conferir o saldo bancário ao final de cada dia. O profissional deve, portanto, fazer o levantamento das informações para avaliar qual é o dia exato que não está batendo com a contabilidade.

Por exemplo:

  • Saldo em 5 de fevereiro na contabilidade: 14.879,22
  • Saldo em 5 de fevereiro no extrato bancário: 14.879,22
  • Saldo em 6 de fevereiro na contabilidade: 12.956,30
  • Saldo em 6 de fevereiro no extrato bancário: 12.976,30

 3- Conferir os lançamentos do dia

Assim que identificar o dia que apresenta saldos diferentes, o responsável deve conferir todos os lançamentos bancários dessa data juntamente aos valores lançados no sistema. 

Por exemplo:

Extrato bancárioContabilidade
Saldo anterior (05/02): 14.879,22Depósito: 20.000,00Saque: 12.600,00 -Transferência: 8.100,00 -Taxa de manutenção: 20,00 –Energia elétrica: 589,00 –Saneamento: 593,92 -Saldo final (06/02): 12.976,30Saldo anterior (05/02): 14.879,22Depósito: 20.000,00Saque: 12.600,00 -Transferência: 8.100,00 -Taxa de manutenção: 20,00 –Energia elétrica: 609,00 –Saneamento: 593,92 -Saldo final (06/02): 12.956,30

Como é possível ver na tabela, o valor de energia elétrica está lançado errado na contabilidade. O profissional deveria ter lançado 589,00, mas o apresentado no relatório contábil é 609,00.

4- Ajustar o lançamento

Após identificar as incongruências, o responsável deve apenas entrar no sistema e fazer a correção do valor. Em seguida, pode conferir os saldos do dia/mês (extrato e contabilidade) para certificar que os mesmos estão corretos.   

Dicas para facilitar a conciliação bancária

Se conferida apenas ao final do período, a conciliação bancária pode tomar muito tempo do profissional, ainda mais se a empresa tiver conta em mais de um banco. Por isso, para simplificar e otimizar a tarefa, separamos algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática hoje mesmo. São elas:

  • Faça a conciliação mensalmente: nada de deixar para fazer a conferência de valores apenas ao final do ano. Assim que o responsável pela contabilidade terminar os lançamentos, deve-se fazer a conciliação para certificar que o saldo contábil bate com o extrato. 
  • Mantenha o arquivo dos extratos juntos: arquive todos os extratos bancários juntos, separando os documentos de cada banco. Isso simplifica o acesso às informações, caso o profissional precise conferir algum valor.
  • Resolva os problemas de lançamento na hora: pode acontecer do profissional desconhecer algum valor no extrato bancário e postergar o lançamento. Quando isso acontecer, o ideal é que ele entre em contato com o banco para descobrir do que se trata, faça o lançamento e mantenha todas as informações atualizadas no sistema. 

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Um comentário

  1. Gelson Montana disse:

    Ótimo para organizar a gestão financeira de uma indústria

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