Atualizado em 5/02/24 - Escrito por André Quintão na(s) categoria(s): Recursos Humanos
Saber conduzir uma entrevista de emprego de sucesso pode ser a diferença entre uma equipe produtiva e uma que não cumpre os resultados esperados.
Sua empresa dá a devida atenção para esse processo?
A verdade é que apesar de ser uma etapa muito importante, boa parte das pequenas empresas não tem um processo estruturado de entrevistas e recrutamento.
Muitas vezes as empresas não contam com um especialista de RH e quem realiza o processo de seleção é o próprio empreendedor.
O problema é que esses empreendedores estão sempre muito atarefados e normalmente não possuem muita experiência na gestão de pessoas.
O resultado é um processo fraco, propenso a falhas.
É claro que o no mundo ideal sua indústria deveria estruturar um setor de RH, mas sei que nem sempre isso é viável.
Então escrevi esse artigo para ajudar sua equipe a melhorar seu processo de recrutamento mesmo sem uma área de RH.
Conduzir uma entrevista de emprego é um processo fundamental para determinar o perfil de um profissional e decidir se ele é, ou não, a melhor pessoa para a tarefa.
É válido lembrar que apenas analisando um currículo você não tem muita noção de como a pessoa realmente é e se fato disse a verdade.
Então saber conduzir uma entrevista de emprego deve ser uma prioridade na sua indústria para alcançar resultados cada vez melhores.
Mas como ter sucesso nesse desafio?
Vou listar algumas dicas valiosas para ajudar você e a sua equipe a criarem bons processos de entrevista de emprego.
Essas dicas, apesar de valiosas, são apenas introdutórias e não precisam ser definitivas. O recomendado é que você continue buscando informação nesta área para ir melhorando gradualmente.
Agora vamos a lista de dicas de como conduzir uma entrevista de emprego de sucesso:
Você e sua equipe devem se preparar para o processo seletivo e para entrevista.
Quem for realizar o recrutamento precisa dominar o assunto abordado, deve saber o perfil desejado para o cargo, além de se informar sobre a formação, habilidades e experiências do candidato.
É uma prática comum no Brasil, principalmente em pequenas empresas, não dar muita atenção a candidatos e até não tratá-los bem. Mas se você quiser realmente contratar pessoas talentosas para sua equipe, terá que disputá-las com outras empresas e se o candidato receber atenção adequada na sua empresa, ficará mais propenso a trabalhar com você.
Normalmente entrevistas de emprego possuem um clima de tensão que não é necessário.
Você ou a pessoa responsável pelo processo da entrevista pode deixar o candidato mais à vontade sendo menos formal e demonstrando interesse no que ele fala.
O candidato ficará mais tranquilo e irá agir mais naturalmente e assim irá revelar suas verdadeiras características e opiniões.
Prepare suas perguntas anteriormente e pense no objetivo de cada uma. Além disso, permita que o candidato fale mais que você.
Nesse momento você quer conhecer esta pessoa e por isso é interessante evitar qualquer tipo de comunicação desnecessária.
Só atente-se para conduzir a conversa para a próxima pergunta, já que devido ao nervosismo, existem profissionais que acabam se alongando demais em cada resposta.
Uma prática que aplicamos aqui na Nomus é sempre levar um representante da área desejada para a entrevista.
Por exemplo, se irá contratar alguém para a área comercial, pode ser bem útil chamar o seu responsável pela área comercial para conversar junto com você com os melhores candidatos.
Esses profissionais especialistas poderão fazer perguntas e analisar pontos que você não tinha pensado ou percebido.
Outro passo que aplicamos aqui na Nomus é uma prova escrita genérica e uma prova específica da área desejada.
Apesar do currículo ter o conhecimento e a experiência oferecida pelo profissional, essa etapa é fundamental para confirmar se realmente possui tal conhecimento e experiência.
É melhor investir um tempo na produção e correção destas provas e testes do que contratar uma pessoa que na verdade não sabe fazer tão bem a função que dizia saber fazer.
O SEBRAE ajuda empreendedores com processos seletivos e entrevistas com uma lista criada por Maikon Richardson, do SEBRAE Amapá, confira:
Como pode ver, mesmo ações simples podem transformar o processo seletivo da sua indústria.
Espero que essas dicas tenham motivado você a mudar e melhorar esse processo que é tão importante para os resultados da sua empresa.
Para encerrar, aconselho que baixe este ebook sobre como motivar os profissionais da sua indústria.
Muito bom seu artigo, faço faculdade de ciências contábeis e a uma semana fui contratada para fazer parte de uma empresa na parte de Rh, confesso que estou bem perdida, você teria algumas dicas ou mais artigos para me ajudar. Obrigada.
Vc me ajudou muito com seu artigo. Obrigada
Maravilhosas dicas não fiz faculdade nessa área mas atul nessa área como ninguém
Gostaria de receber perguntas de entrevista de emprego
gostaria de mais informações sobre entrevista, contratação e organização
Artigo muito bom, bem direto e abre mais a nossa mente como Recrutador.