Atualizado em 26/11/24 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Controle financeiro / Custos e Finanças
Contas a receber são os valores que a empresa tem a receber de seus clientes. Nela estão os benefícios futuros que a empresa concordou com seus clientes.
No artigo de hoje vamos ver como cobrar as contas a receber, quais modelos de email utilizar e assim reduzir a inadimplência de seus clientes.
Atrasos no pagamento e inadimplência são problemas comuns nas empresas, e se não forem bem tratados, podem gerar prejuízos financeiros e desgaste no relacionamento com os clientes.
A cobrança de contas a receber tem como objetivo principal reduzir atrasos no pagamento e inadimplência, com o mínimo de desgaste possível no relacionamento com os clientes.
Para cumprir esse objetivo o setor de cobrança das empresas geralmente executa diversas tarefas como:
Para obter bons resultados e manter o controle financeiro, é importante que a sua empresa crie uma régua de cobrança para planejar todas as tarefas que devem ser executadas a partir do momento em que são criadas as contas a receber do cliente.
Os valores que ainda estão por entrar no caixa da empresa podem ser considerados no planejamento financeiro da empresa. Inclusive, esse é um dos principais dados dos fluxos de caixa projetados.
Com esses recursos por entrar, é possível pensar em investimentos de expansão, recrutamento, publicidade, entre outros. No entanto, cuidado!
Contas a receber significam dinheiro que provavelmente vai entrar, mas não existe nada certo. Sempre há a possibilidade de algum problema atrapalhar a chegada do recurso.
Entre eles estão a inadimplência dos clientes, instabilidade no sistema do banco, entre outros, a depender da natureza da conta. Seja cauteloso ao contabilizar valores que ainda serão recebidos. É uma boa prática fazer também a análise de crédito dos clientes.
Para entender o que é uma régua de cobrança, nada melhor do que um exemplo, então apresentamos abaixo um exemplo de régua de cobrança com 10 passos:
Passo | Descrição do passo | Tarefa |
1 | Lembrete 3 dias antes do vencimento | Enviar email de lembrete de vencimento |
2 | Lembrete no dia do vencimento | Enviar email de lembrete de vencimento |
3 | Cobrança 3 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança |
4 | Cobrança 7 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Ligar para cliente |
5 | Cobrança 15 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Ligar para cliente Enviar carta administrativa de cobrança |
6 | Cobrança 30 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Ligar para cliente Fazer visita presencial no cliente |
7 | Cobrança 45 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Protestar contas vencidas em cartório |
8 | Cobrança 60 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Encaminhar contas vencidas para análise pelo setor jurídico |
9 | Cobrança 90 dias após o vencimento | Enviar email de cobrança Iniciar cobrança judicial |
10 | Confirmação de recebimento | Enviar email de confirmação de recebimento |
No sistema Nomus é possível cadastrar réguas de cobrança e personalizar os passos da régua de acordo com a necessidade da sua empresa.
A seguir apresentamos um exemplo de régua de cobrança configurada no sistema Nomus.
Em cada passo da régua é possível configurar o sistema Nomus para enviar emails de forma automática para seus clientes, com:
Além de enviar emails, é possível enviar SMS para seus clientes, mas para isso sua empresa precisa contratar um pacote de envio de SMS com a Nomus.
A seguir apresentamos uma imagem com um exemplo de email de cobrança enviado pelo sistema Nomus.
Além de enviar emails e SMS de forma automática para cliente, o sistema Nomus cria e gerencia os processos de cobrança no CRM, facilitando a gestão integrada de todas as demais tarefas de cobrança como:
Em breve pretendemos viabilizar a criação automática de todas as tarefas de cobrança dentro dos processos de cobrança no CRM.
A seguir apresentamos uma imagem da tela de Painel de processos exibindo os processos de cobrança de uma empresa.
Veja também: benefícios de um sistema de gestão integrada
Título do email
Lembrete de vencimento da sua fatura Nomus – @nomePessoaProcesso
Mensagem do email
Olá @contatoPessoaProcesso, tudo bem?
Estamos passando para lembrar que o título abaixo vencerá daqui a X dias:
@contasAReceber
Se tiver qualquer dúvida sobre como seguir com o pagamento nos colocamos à sua disposição para conversar e lhe orientar como realizá-lo.
Se você tiver qualquer outra dúvida, por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco quando quiser.
Obrigado,
Obs: No email acima substitua o X pelo número de dias antes do vencimento do passo da cobrança.
Título do email
Vence hoje sua fatura Nomus – @nomePessoaProcesso
Mensagem do email
Olá @contatoPessoaProcesso, tudo bem?
Estamos passando para lembrar que o título abaixo vence hoje:
@contasAReceber
Se tiver qualquer dúvida sobre como seguir com o pagamento nos colocamos à sua disposição para conversar e lhe orientar como realizá-lo.
Se você tiver qualquer outra dúvida, por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco quando quiser.
Obrigado,
Título do email
Não identificamos o pagamento da sua fatura Nomus – @nomePessoaProcesso
Mensagem do email
Olá @contatoPessoaProcesso, tudo bem?
Não identificamos o pagamento dos títulos abaixo que venceram há X dias:
@contasAReceber
Por favor, você poderia avaliar o status desses pagamentos?
Se esses pagamentos já foram realizados, pedimos desculpas e solicitamos que responda esse email para reavaliarmos nossa conciliação.
Se esses pagamentos não foram realizados, nos colocamos à sua disposição para conversar e lhe orientar como realizá-los.
Lembrando que é possível realizar o pagamento utilizando o boleto bancário vencido.
Se você tiver qualquer dúvida, por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco quando quiser.
Obrigado,
Obs: No email acima substitua o X pelo número de dias após o vencimento do passo da cobrança.
Título do email
Pagamento confirmado da sua fatura Nomus – @nomePessoaProcesso
Mensagem do email
Olá @contatoPessoaProcesso, tudo bem?
O pagamento do título abaixo está confirmado:
@contasAReceber
Se você tiver qualquer dúvida, por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco quando quiser.
Obrigado,
Assim como as contas a receber, as contas a pagar são muito importantes para a saúde financeira de uma empresa. Pensando nisso, montamos um artigo completo sobre o tema onde você vai aprender:
Acesse o artigo de contas a pagar aqui.
Suas contas a receber podem ficar mais lucrativas se você tiver realizado uma precificação adequada considerando todos os seus gastos em cima das mercadorias. Inclusive os seus custos na cobrança dos clientes são valores que devem ser utilizados na formação dos seus preços.
Para entender qual a porcentagem de custo dessa cobrança vai em cada produto, você pode usar esta planilha de formação de preço de vendas e análise de custos preparada pelo Engenheiro de Produção João Pimenta. Você saberá exatamente quanto deve cobrar em cima de cada mercadoria para ter a lucratividade desejada em sua estratégia.
Baixe agora a Planilha GRATUITA de Formação de Preço de Vendas e Análise de Custos:
Para colocar em prática o que você aprendeu neste artigo, recomendo que conheça o Nomus ERP Industrial.
O sistema oferece uma gestão completa da sua empresa, integrando todos os setores e ainda é capaz de realizar cobrança de contas a receber de forma eficaz.
Você pode assistir uma demonstração da ferramenta e ver na prática como funciona.
Além disso, fique a vontade para entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou sugestão.
É sofrido nosso trabalho
Pra que serve essa regua de cobrança?
Bom
Contas a receber
Conta receber
Não paguei o boleto vencido em 15/06/2023 (R$ 44,12). Desejo pagar, todavia não consigo fazer o contato adequado. Solicito que enviem para o meu e-mail boleto que inclua os acréscimos. Obrigado
socorro.