Atualizado em 16/08/22 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): ERP / Estratégia / Processos e Organização / Produção
Depois de aprender como encontrar o sistema ERP certo para sua indústria, você pode se perguntar:
legal, entendi a importância do sistema ERP para alcançar os resultados que desejo e já sei qual escolher. Mas afinal, como convencer executivos a investirem em um ERP?
Caso você não seja o responsável pelas decisões de compras de ferramentas de gestão para sua indústria, precisará “vender” a ideia para os executivos responsáveis.
Isso porque apesar de você saber que a ferramenta irá acabar com os problemas atualmente enfrentados pela sua empresa e trará benefícios valiosos, o restante da sua equipe pode não saber isso.
Pensando nisso, preparei uma lista com 7 passos para ajudar a conversa com seus executivos da forma mais positiva possível e assim aumentar as chances deles concordarem com você.
Confira a lista:
Escolher, comprar e implantar um software ERP precisa de iniciativa e dedicação, ainda mais que trata-se de uma ferramenta que pode trazer benefícios para diversos departamentos da indústria.
Por isso, se você apresentar a ideia de implantação de um novo ERP para a sua equipe ou ao seu chefe e espera que alguém se responsabilize pelo projeto, as chances são que sua proposta morrerá ali mesmo.
Ao invés disso, puxe o seu lado proativo e seja o responsável pela mudança, abraçando verdadeiramente a sua ideia.
Para convencer sua equipe a adotar sua ideia, é importante se certificar que ela de fato funciona e é capaz de gerar resultado.
Durante a fase de avaliação de software, assista vídeos, solicite uma demonstração e veja a ferramenta funcionando. Isso é importante para não se basear apenas em promessas.
Caso algum fornecedor de software se recuse a demonstrar a ferramenta antes da compra, provavelmente está tentando esconder alguma coisa.
Veja também: Como escolher um ERP ideal para sua indústria
Apesar do objetivo principal deste texto ser convencer executivos a investirem em um ERP, como um ERP é uma ferramenta capaz de organizar diversos setores da indústria, outros departamentos também usarão a ferramenta que você está pesquisando. E por causa disso, serão impactados pela mudança.
Então para que seu planejamento tenha sucesso, você precisa convencer os responsáveis por cada equipe que será impactada e assim conquistar aliados para apresentar a ideia para os donos ou diretores da fábrica.
Exemplo: você pode precisar convencer alguém que já está habituado a trabalhar com planilhas e terá resistência para mudar.
Mostre os resultados que essa pessoa poderá alcançar com a nova ferramenta e todos os benefícios que irá receber. Lembre-se, ao conversar, coloque os interesses dessa pessoa na frente dos seus e use mais a palavra “Você” do que “eu”.
E isso não é nenhum tipo de manipulação, é apenas uma forma honesta de mostrar que a pessoa irá se beneficiar da mudança e conseguirá alcançar resultados ainda melhores.
Veja também: ERP por assinatura: o que é, como funciona e quais as diferenças
Implantar um ERP ou trocar a ferramenta além de custar dinheiro, custa tempo de toda a indústria. Então é melhor fazer um planejamento inicial para que não acabe dando tudo errado.
Monte um plano inicial e compartilhe suas idias com os executivos e líderes de setores para conseguir o apoio deles.
Converse com o fornecedor do software e determine quanto tempo irá demorar cada etapa e assim terá, mesmo que basicamente, uma linha do tempo do projeto.
Uma dica adicional é que você pode implantar a ferramenta aos poucos, ou seja, começando com um área que não seja crucial para a empresa. Isso aumentará as chances do projeto ser aceito pelos executivos da sua fábrica.
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Agora você precisa vender a ideia para convencer executivos a investirem em um ERP.
Considere como eles são e o que desejam ouvir. Ou seja, podem ser pessoas que não entendem o que é um ERP e como ele funciona exatamente, ou ainda que não estão tão interessados nos problemas que você busca resolver com a ferramenta.
Sendo assim, ajuste seu discurso para que seja mais efetivo dependendo do perfil dos executivos e líderes da sua indústria. Por exemplo, foque em benefícios financeiros com pessoas que não tem muito contato com a produção e em benefícios mais técnicos com quem está mais próximo do dia a dia da empresa.
É importante mostrar também que toda a indústria poderá se beneficiar do investimento e não apenas o seu departamento.
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Mostre para os executivos como o software ERP é capaz de atender as necessidades específicas da fábrica e como isso poderá gerar resultados.
O objetivo aqui é mostrar objetivos concretos e não ficar somente falando sobre ideias abstratas e genéricas.
Se possível, agende uma demonstração da ferramenta em um dia e horário em que todos os líderes que irão utilizá-la possam participar. A vantagem é que todos podem tirar dúvidas e entenderem melhor como irá funcionar.
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Agora chegou a hora dos números de verdade. Nada melhor para convencer executivos a investirem em um ERP do que números reais de resultados conquistados, afinal, uma grande preocupação de um líder é garantir o ROI (retorno sobre o investimento).
Portanto, além de usar frases como “esse software irá nos ajudar a reduzir desperdícios na produção”, mostre também números como por exemplo “isso poderia nos fazer economizar R$ 100.000,00 reais por ano”.
Peça ao fornecedor do software que escolheu casos de sucesso de outras empresas que também usam a ferramenta e mostre aos executivos da sua fábrica quais resultados obtiveram.
Importante: prepare-se também para perguntas como:
Prepare-se para esse tipo de pergunta antes de agendar a reunião com a sua equipe e assim ficará mais preparado para o momento. Tenha em mente que a maioria das pessoas não quer mudanças e você precisará lutar por isso com respostas assertivas e concretas.
Implantar um ERP novo é algo que não é simples como comprar algo no supermercado. Você precisa fazer com que as pessoas saiam de suas zonas de conforto para mudar e conquistar resultados melhores.
Por isso você precisa ser firme, se informar bem e se planejar para apresentar sua ideia. Lembre-se que no fim das contas todos irão ganhar com a mudança e seu esforço com certeza será reconhecido.
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Agora que você sabe o que deve fazer para convencer executivos a investirem em um ERP para a gestão industrial, recomendo que faça duas coisas:
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