Atualizado em 6/04/23 - Escrito por Beatriz Goulart na(s) categoria(s): Processos e Organização
Core business é o foco principal de uma empresa. É com base nele que são definidas as estratégias a serem seguidas e as atividades de uma empresa.
A definição desse “negócio principal” (tradução literal do termo, em português) – ou a essência de um negócio, é primordial para destacar os seus diferenciais, assim como, guiar e estabelecer o planejamento estratégico de uma empresa e, consequentemente, para o alinhamento de equipes e suas respectivas metas e atividades, aumentando as chances de sucesso do empreendimento.
A falta ou má definição do core business pode render prejuízos à empresa, além facilitar a formação de gargalos nos seus processos internos e desperdício de recursos, não só financeiro, como também de tempo.
Em contrapartida, a sua definição precisa possibilita que todas as ações da empresa sejam pensadas de forma assertiva, considerando – além do core business – o nicho, o mercado e o público alvo, de forma a otimizar os processos e a impactar positivamente os resultados obtidos.
Para que você possa definir com maior certeza e segurança o foco principal da sua empresa, e, então, determinar estratégias, ações e campanhas compatíveis e contínuas a este foco, continue lendo este artigo e veja:
Vamos lá?
O core business, como foi falado anteriormente, se trata do foco principal de uma empresa – é a “alma do negócio”.
Somente com o estabelecimento da definição do core business da empresa, torna-se possível definir outros conceitos e estratégias a partir desta, como missão, visão e valores e o planejamento estratégico da empresa.
Esses conceitos refletem e explicitam a imagem do que a empresa propõe e o que quer atingir, facilitando a conexão e a negociação com outras partes interessadas no negócio, como fornecedores, parceiros e clientes.
Além desses fatores, ao ter um core business definido, a empresa pode se concentrar em atingir o segmento de mercado e o público-alvo correspondentes a ele, investindo tempo e dinheiro no nicho certo, e, assim, evitando desperdícios e crescendo de forma saudável rumo ao sucesso.
Veja os principais benefícios da definição do core business em uma empresa:
Ter um core business bem estruturado traz diversos benefícios para as empresas. Com ele, a tomada de decisão, por cada parte da empresa, sejam líderes, gestores ou colaboradores, fica muito mais fácil, já que a distinção entre os investimentos, estratégias e ações que estão de acordo com as metas e fundamentos da empresa e os que não estão, fica mais clara e objetiva.
Em conjunto com as tomadas de decisões, definir as prioridades é outro ponto importante facilitado em decorrência do core business. Mas, para que isso aconteça, é necessário executar uma análise de mercado e compará-la ao foco da empresa e suas metas. Só então as oportunidades insurgentes poderão ser avaliadas com cautela e segurança, para que os gestores optem pelas que se mostrarem prioritárias no momento em questão.
Com esse conceito definido, a visualização dos pontos fortes e fracos da empresa também fica mais clara e organizada, possibilitando a criação e movimentação de estratégias em direção ao fortalecimento e investimento em ações que rendem resultados positivos e à minimização de falhas e erros – com o propósito de eliminá-los.
Além dos pontos já ressaltados, é necessário que esse foco principal esteja alinhado com o modelo de negócios da empresa (isso inclui missão, visão e valores, planejamento estratégico, cultura organizacional etc.) para que os diferentes níveis e setores possam trabalhar de forma fluida e flexível, levando a melhores resultados.
Enquanto investir tempo e atenção na definição do core business traz benefícios para a empresa, a falta da mesma pode acarretar em prejuízos. Veja alguns exemplos:
Para definir o core business, é necessário saber todos os detalhes e particularidades sobre a empresa e do produto ou serviço oferecido por ela.
As principais perguntas a serem respondidas, a fim de formarem um guia para a definição do core business da empresa são:
Tendo feito essa reflexão os gestores poderão saber seu lugar no mercado, analisar a concorrência, estudar as necessidades e dores do público-alvo, investir em melhorias, assim como em estratégias para se destacar no mercado e atingir o público desejado… tudo isso seguindo as delimitações do seu foco principal.
Gostou de saber mais sobre a definição do foco de uma empresa? Você pode receber mais conteúdos sobre conceitos importantes para empresas e indústrias, basta se inscrever na lista de emails do Blog Industrial.
Você também pode acompanhar a Nomus nas redes sociais:
Como reorganizar a empresa para atingir os objetivos?