Atualizado em 4/07/23 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização
Os desafios dos gestores de indústrias são problemas comuns que acontecem na maioria das empresas e podem atrapalhar o crescimento do negócio.
Na hora de gerir um negócio, existem dores comuns que acabam atacando os empresários e é preciso tomar algumas medidas para mitigá-las ou até acabar com os problemas.
Pensando nisso, iremos listar alguns dos principais desafios dos gestores de indústrias e também algumas sugestões de como você pode combater estes problemas. Confira:
O problema:
O primeiro item na lista dos desafios dos gestores de indústrias são os constantes “incêndios” e pequenos problemas que aparecem.
Esses problemas acabam tomando todo o tempo do gestor e assim ele não consegue pensar no futuro e realizar as atividades estratégicas da empresa.
Causas e soluções:
1
A primeira possível causa desse problema é uma falta de confiança nos funcionários da empresa. Quando o líder não confia em delegar as tarefas pode acabar sobrecarregado de incêndios e atividades operacionais.
O ideal aqui é delegar tarefas para a sua equipe e ir deixando que eles tomem decisões, ainda que errem algumas vezes, para que assim criem um senso de responsabilidade e confiança para solucionar problemas futuros.
2
A segunda causa comum deste desafio é um receio dos empresários em realizarem atividades estratégicas.
Essas atividades demandam habilidades diferentes das atividades operacionais e faz com que esses gestores tenham que sair da zona de conforto.
Isso acaba gerando uma procrastinação, onde o empresário prefere ficar na zona de conforto das atividades profissionais a ter que enfrentar novos desafios realizando as atividades estratégicas da empresa.
É preciso colocar esse sentimento de lado e se preparar desenvolvendo habilidades para que as atividades estratégicas se tornem o seu novo normal e assim você se desafie, dia após dia, para traçar o futuro da empresa.
Problema:
O segundo item nos desafios dos gestores de indústrias é quando os seus clientes focam muito no preço, pedem sempre um valor menor do que você deseja vender e não enxergam o verdadeiro valor do seu produto.
Causas e solução:
Isso ocorre quando o foco do seu marketing e vendas está muito focado no preço ao invés da geração de valor do produto.
Foque nas dores e aflições que o seu produto ajuda a resolver e assim os seus clientes tenderão a enxergar mais valor no seu produto e estarão dispostos a pagar o preço que você deseja.
Veja também: ERP para indústria de papéis especiais: estudo de caso real – RB Papéis
Problema:
A terceira dor de muitos gestores de indústrias é chegar no final do período e as contas não fecharem. Algumas contas acabam esquecidas ou fica faltando recursos para pagar uma ou mais contas no prazo.
Causas e solução:
Normalmente isso ocorre porque o gestor não tem um controle financeiro bem estruturado na empresa e não sabe o que acontece de fato com os recursos financeiros do negócio.
É importante saber exatamente:
Se você não tiver esse controle financeiro em mãos, sua empresa terá dificuldades para manter a saúde financeira, já que você não saberá para onde exatamente estão indo os recursos usados.
Para solucionar esse problema, o ideal é o gestor se atentar aos custos do negócio. É importante entender qual é a margem de lucro que está sendo praticada.
Dependendo da margem de lucro atual, pode ser necessário reduzir custos através de um aumento de produtividade ou escolhendo fornecedores mais baratos.
Além disso, é importante ficar por dentro das tarifas bancárias. Empréstimos e outras taxas podem estar levando boa parte dos resultados da sua empresa.
Problema:
Este problema acontece com os empresários que chegam em casa cansados, por terem trabalhado muito e acabam ficando desmotivados porque não enxergam os resultados desse esforço.
Causas e solução:
Isso normalmente acontece quando o gestor foca muito no operacional, acumulando muitas atividades.
Por isso, é importante manter a sua equipe capacitada para que você possa delegar essas atividades e apenas oferecer um apoio na hora da realização das tarefas.
Além disso determine quais são as atividades críticas da empresa que demandam mais atenção e determine indicadores de desempenho para elas.
Por fim, padronize seus processos e mantenha uma busca contínua por melhoria dessas atividades.
Problema:
O último item na lista dos desafios dos gestores de indústria é quando a equipe está desmotivada com o trabalho e desengajada com os ideais da empresa.
Causas e solução:
Isso acontece porque as pessoas são complexas e possuem anseios, expectativas e planos para suas vidas. Quando estes não são bem projetados na empresa onde trabalham, acabam perdendo a motivação.
Aqui o líder precisa agir para criar um ambiente motivador, amistoso e que receba bem os profissionais da sua empresa.
É preciso auxiliar a sua equipe a:
Então se reúna com a sua equipe e busque entender quais são os conhecimentos e capacitações que eles desejam para realizar melhor as atividades da empresa.
O objetivo é fazer com que a sua equipe sinta que a empresa está investindo em capacitação e assim as pessoas estão em desenvolvimento constante.
Por fim reconheça os trabalhos realizados através de elogios, prêmios e bônus. Com isso a equipe ficará motivada a sempre fazer um bom trabalho.
Leia também: Como manter funcionários motivados e a produtividade alta
Para fechar o artigo, deixo aqui um ebook com dicas para liderança na indústria que acredito que é capaz de ajudar gestores a conseguirem melhores resultados em seus negócios.
Para fazer o download, basta clicar no botão ou imagem abaixo:
Além disso, não esqueça de seguir a Nomus no seu canal favorito. Confira:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: