Atualizado em 26/12/23 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização
Os desperdícios da produção são uma das principais fontes de gastos e desperdícios em uma indústria. Por isso o Lean Manufacturing busca melhorar a gestão das indústrias reduzindo ou até eliminando estes desperdícios.
De acordo com o próprio Lean Manufacturing existem 7 desperdícios comuns em uma produção que acontecem na grande maioria das indústrias do mundo. A boa notícia é que ele também aponta algumas soluções e vamos explorar duas das mais usadas hoje.
Abaixo, você confere quais são os desperdícios e dicas para reduzi-los.
Confira os tópicos:
Eficiência em uma indústria é uma das palavras chaves mais poderosas. Ser capaz de usar todos os recursos que estão disponíveis sem que seja jogado fora um grama de matéria prima sequer é o sonho de qualquer dono de fábrica.
Ainda que o uso de recursos nunca possa realmente chegar a 100%, podemos alcançar valores bem próximos disso. Para tanto, é preciso identificar a origem dos desperdícios de produção e você pode conferir os 7 que existem segundo o lean manufacturing na lista abaixo:
Escolho como o primeiro item na lista de desperdícios da produção o produto com defeito.
Quando a sua indústria produz um produto com defeito ele claramente é um desperdício. A sua empresa terá que refazê-lo ou gastar materiais para consertar o defeito.
Normalmente as causas deste problema estão relacionadas a uma falta de controle dos processos produtivos / qualidade, mão de obra com pouca qualificação e fornecedores de baixa qualidade.
Veja também: Como encontrar fornecedores ideais para sua indústria (e manter uma boa relação com eles)
A produção excessiva, ou seja, quando a fábrica produz mais do que precisa, acaba gerando o desperdício do excesso de produtos acabados no estoque.
Estes produtos geram custos de estocagem para empresa, podem estragar caso sejam perecíveis ou podem acabar ficando obsoletos depois de um tempo.
A superprodução normalmente é ocasionada pela falta de uma previsão de vendas e de um bom planejamento e controle da produção.
Este desperdício da produção acontece quando a indústria tem um processamento excessivo na fabricação de um produto.
Ou seja, a empresa possui processos desnecessários na linha de produção, que não agregam valor na visão do cliente e acabam apenas gerando custo para a empresa.
É preciso analisar a linha de produção e identificar processos que são desnecessários ou que não fazem diferença para o produto.
Normalmente isso acontece quando há uma busca excessiva por qualidade ou o processo não é montado da forma mais otimizada.
Veja também: Balanceamento de linha: o que é, quais os passos e exemplos
Quando a indústria possui um excesso de insumos e matéria-prima acaba gerando desperdícios que impactam diretamente o resultado do negócio.
Esse excesso gera custos para a fábrica, ocupam o espaço do armazém, requerem uma constante checagem do inventário de estoque e ainda podem acontecer perdas de materiais.
A produção em excesso, sem aplicar conceitos do Just in Time, acabam gerando este tipo de desperdício.
Quando máquinas ou funcionários estão parados esperando por algo, como matéria-prima, manutenção, autorizações etc, a sua fábrica está com um desperdício da produção.
Normalmente este tipo de desperdício é ocasionado por processos produtivos com estrutura ruim, pouco empoderamento da equipe, gargalos em algum processo e falta de manutenção preventiva.
O sexto item na lista de desperdícios da produção é quando há uma movimentação desnecessária no chão de fábrica. Ou seja, seus colaboradores precisam ficar andando de um lado para o outro ou se abaixando e levantando para resolver suas tarefas.
Normalmente um layout do chão de fábrica ruim e falta de treinamento da equipe acabam causando esse desperdício do lean.
Veja também: Muda, Mura e Muri – entenda definitivamente os 3Ms do sistema Toyota de produção
Parecido com o desperdício anterior, este acontece quando há um transporte desnecessário de recursos da sua fábrica.
Um exemplo seriam materiais sendo enviados para o setor errado, ou um técnico que foi verificar a máquina errada, entre outros.
Este problema também é causado por falta de um bom layout industrial e também uma falta geral de comunicação entre as equipes.
Veja também: Lean Manufacturing na pequena indústria. É possível?
Não vou mentir e dizer que tenho uma fórmula mágica. No entanto, existem 2 técnicas da sabedoria industrial japonesa que com certeza ajudam nos desperdícios de produção. Todas elas vêm do sistema toyota de produção e você confere a seguir:
O Heijunka é o método de nivelamento de produção do Sistema Toyota de Produção que visa garantir que o fluxo do processo atenda às demandas dos clientes de forma otimizada sem desperdiçar recursos.
Essa estratégia consiste em produzir pequenos lotes de mix de produtos a uma taxa constante para suprir todas as demandas no tempo certo, inclusive equilibrando sua esteira com o Takt Time, conceito que veremos a seguir.
O Heijunka possui duas variações: nivelamento por produto e nivelamento por demanda. No primeiro caso, sua indústria fabrica todas as mercadorias todos os dias da semana para atender às flexibilidades possíveis do mercado, enquanto no segundo você fabrica para demandas médias de longo prazo. Aprenda mais sobre o Heijunka aqui.
Dessa vez, o termo vem do alemão. Takt Time se refere ao “ritmo de produção” (que é sua tradução) necessário para atender ao nível de demanda que você tem respeitando as restrições de capacidade dos setores. Ao aplicar essa estratégia, sua indústria irá reger o fluxo dos materiais com o objetivo de indicar e definir o tempo correto para as entregas.
Você ajusta o ritmo da esteira, reorganiza equipes, investe em capacitações etc, tudo que puder para evitar superproduções ou produções insuficientes, que levam a estoque parado e à sobrecarga de todos os envolvidos, tanto pessoas quanto máquinas. Se trata de uma ótima ferramenta contra o desperdício da produção e você aprende mais sobre o Takt Time neste artigo dedicado.
Um sistema de gestão completo para gerenciar a sua produção de forma integrada é uma das soluções ideais para melhorar os resultados de qualquer indústria.
Por isso, recomendo que assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial e veja na prática como a ferramenta pode melhorar a gestão da sua fábrica.
Nesse momento de tanta incerteza,as empresas precisam criar a nova cultura,isto é, localizar as perdas do seu processo,que poderão melhorar sua performance.