Atualizado em 2/01/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização
As dicas para abrir uma fábrica de sucesso são um conjunto de pensamentos e ações que podem ajudar um empreendedor a obter sucesso na hora de iniciar um novo negócio no ramo industrial.
Um dos principais desafios dos empreendedores é saber quais são os primeiros passos que devem ser dados para ter um negócio que dê certo.
Em boa parte dos casos o negócio começa como uma ideia e a partir daí o empreendedor já está imaginando como o futuro será incrível, a empresa funcionando, os clientes se multiplicando e tudo dando certo.
Entretanto, quando passamos muito tempo imaginando e sonhando, fica cada vez mais difícil dar os primeiros passos na vida real. Isso faz com que muitas ideias de negócios acabem morrendo antes mesmo de nascerem de fato.
A pesquisadora Saras Sarasvathy entrevistou diversas empresas para entender como elas eram formadas e o que tornavam essas pessoas em empreendedores de sucesso.
Com isso, Sarasvathy desenvolveu um princípio chamado de “Effectuation” que acaba com mitos e auxilia os empreendedores a darem os primeiros passos na hora de iniciarem seus negócios.
Para ajudar você com dicas para abrir uma fábrica de sucesso, irei listar os princípios levantados nessa pesquisa e como você pode colocá-los em prática. Confira:
A primeira dica é o conceito do pássaro na mão. A ideia é o empreendedor começar com o que tem, ao invés de ficar esperando o momento ideal que acaba nunca acontecendo.
O empreendedor deve utilizar os recursos que possui no momento, como por exemplo:
Com isso o empreendedor deve ir construindo a sua trajetória até o seu objetivo final, ao invés de ficar esperando tudo dar certo.
É importante responder:
Aqui é fundamental que o empreendedor esqueça o mundo ideal e coloque a prática em primeiro lugar. Inclusive você pode usar um gerador de nomes para empresas para evitar ficar muito tempo travado nessa tarefa.
Veja também: Como criar uma indústria do zero com 8 passos
O segundo princípio na nossa lista de dicas para abrir uma fábrica é sobre perdas.
Ao invés de só olhar o empreendedorismo apenas com as oportunidades e os bons negócios (que ainda não existem de fato), é fundamental prestar atenção também no que você pode arriscar sem comprometer toda a sua situação financeira.
O objetivo aqui é evitar ilusões e comprometimentos frutos de um otimismo exagerado que podem complicar a situação do empreendedor. Sendo assim, o ideal é dar os passos seguros com perdas aceitáveis.
Apesar de buscar dar passos seguros, a vida e o mercado são sempre surpreendentes e as adversidades acabarão aparecendo, uma hora ou outra.
Sendo assim, uma das dicas para abrir uma fábrica de sucesso é estar pronto para elas e transformar limões em limonada. Ou seja, transformar um suposto problema em oportunidade para o seu negócio.
Mantenha bem idealizado quais são sua Missão, Visão e Valores mas seja flexível para se adaptar a mudanças e aproveite as oportunidades que aparecerão.
Veja também: Como planejar a abertura de uma empresa em 10 passos
Uma das principais dicas para abrir uma fábrica é criar, manter e expandir seu relacionamento com outras pessoas. Afinal, ninguém faz nada sozinho.
É preciso encontrar pessoas que compartilhem sua visão e objetivos para assim montar uma lista de sócios, colaboradores, parceiros e clientes.
Explore a sua rede de contatos atuais e tente identificar quem são os clientes potenciais mais próximos de você?
A partir daí, busque mostrar a ele quais são as suas ideias, uma versão teste do seu produto e até tente fazer uma primeira venda.
Isso com certeza irá gerar uma grande quantidade de feedback e informações que você poderá usar para validar e melhorar seu produto.
Veja também: Como encontrar fornecedores ideais para sua indústria (e manter uma boa relação com eles)
Como o futuro é imprevisível e muitas coisas fogem do nosso controle, os empreendedores não deveriam investir muito tempo pensando sobre ele.
Ao invés disso, o ideal é focar em criar o futuro que o empreendedor deseja. Ou seja, o empreendedor é o piloto do avião, ficando atento as coisas que estão ao seu controle.
Por exemplo, não é possível escolher qual vai ser a opinião dos seus clientes a respeito do seu produto. Entretanto, você pode melhorar os processos de produção, a qualidade da matéria-prima, a experiência de uso etc.
Então ao invés de gastar energia pensando de que forma seus clientes irão reagir ao seu produto, é melhorar focar nos pontos em que você tem poder de mudar algo, ou seja, nos pontos que o seu negócio é responsável.
É preciso parar de ficar apenas pensando e ir aprendendo enquanto faz as melhorias para o seu negócio. Aprenda fazendo e lembre-se que durante a caminhada que vamos aprendendo e melhorando o nosso trabalho.
Ao abrir uma empresa, lembre-se de:
Baixe o infográfico deste artigo:
Parabéns por ter lido até aqui. São pessoas como você que melhoram a gestão do país cada vez mais!
Por isso, recomendo que continue acompanhando a Nomus nos seus canais favoritos para não perder nossas próximas postagens e assim montarmos uma comunidade juntos.
Confira onde você pode encontrar a Nomus:
Nos vemos na próxima!
foi super produtivo o aprendizado!