Dicas para home office: como ser mais produtivo


Atualizado em 10/11/23 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Gráfico de Gantt

Com a atual pandemia do coronavírus, cada vez mais pessoas estão trabalhando de casa. Sendo assim, as dicas para home office ficam ainda mais importantes, já que com elas as pessoas poderão ser mais produtivas nesse novo ambiente de trabalho.

Caso você pratique o home office ou uma parte da sua equipe esteja trabalhando com esse regime, recomendo que leia ou compartilhe o material desse artigo.

Meu objetivo é compartilhar as melhores dicas para home office e assim:

  • Sua equipe atingir a alta produtividade mesmo trabalhando de casa
  • Melhorar a qualidade de vida e motivação dos colaboradores

Então venha comigo e vamos as dicas:

1. Monte um ambiente para trabalhar

A primeira das dicas para o home office é determinar um local na sua casa para ser o seu ambiente de trabalho. Ou seja, o seu escritório ou filial da sua empresa na sua casa.

Nesse local estará todo o material necessário para o trabalho, como computador, telefone, documentos etc.

Além disso, certifique-se que o local é bem silencioso e livre de distrações.

Não esqueça de investir em ergonomia

É muito fácil, quando estamos em home office, esquecermos de investir em um ambiente saudável para o corpo. Caímos no conforto da poltrona ou usamos cadeiras de cozinha. Esses móveis possuem finalidade e nenhuma delas é o trabalho. 

Invista em móveis, ritmo de trabalho e ações que trarão ergonomia. Suas saúdes física e mental estão em jogo. Sentar-se de forma errada poderá trazer danos à sua coluna, além de aumentar o cansaço, diminuir a produtividade e levar à associação do ambiente de casa a um local gerador de estresse.

2. Mantenha o ambiente organizado

A bagunça pode minar a produtividade de qualquer um. Portanto um dos passos fundamentais das dicas de home office é manter o seu ambiente de trabalho limpo e organizado.

Isso vai motivar você a trabalhar melhor e de uma forma mais produtiva, já que a bagunça acaba despertando a preguiça e desorganização.

3. Se arrume

Trabalhando de casa você pode pensar que é um máximo poder trabalhar de pijama e sem nem lavar o rosto.

Entretanto, cuidado com isso, já que estar desarrumado pode gerar preguiça e minar a sua produtividade.

O ideal é que se arrume para trabalhar assim como faria caso fosse ao escritório.

Isso porque ao estar arrumado, a sua mente se condiciona melhor para o “modo trabalho” e as chances de ser mais produtivo aumentam.

Além disso, hoje em dia as ligações em vídeo estão cada vez mais comuns e você pode acabar sendo chamado para uma reunião com os diretores da sua empresa durante o expediente.

4. Determine seu horário de trabalho

Esse passo depende da forma em que a sua empresa trabalha.

Se o seu trabalho for feito apenas por você, sem a necessidade de interação constante com outros membros da equipe, você pode determinar um horário qualquer do dia para trabalhar. Por exemplo, se você render mais a noite, trabalhe a noite e assim entregue mais resultados.

Se o seu trabalho for feito com interação constante de outras pessoas, você precisa determinar um horário comercial para toda a equipe e assim garantir que não há um desencontro geral. Por exemplo, vocês podem combinar de todos trabalharem de 08:00 às 17:00.

5. Planeje suas atividades

Uma dica para home office muito boa é planejar todas as atividades da semana com antecedência.

Quando você tem uma lista de atividades para o dia, semana e mês, o trabalho fica mais focado e produtivo.

A vantagem desse método é que também facilita manter a disciplina e evitar distrações, já que você tem uma visão muito mais clara do que precisa ser feito.

6. Reduza as distrações

Quando estamos em casa existem grandes chances que as distrações tentarão ao máximo nos alcançar. É nesse momento que você precisa reduzir as distrações.

O quarto item da lista de dicas para home office é avisar os familiares que você estará trabalhando naquele determinado horário, virar o celular de costas e desligar a televisão.

Se as coisas na sua casa funcionavam enquanto você estava no escritório fisicamente, elas precisam continuar funcionando enquanto você está de home office.

7. Mantenha sua equipe atualizada

Mantenha a sua equipe atualizada com reuniões diárias, semanais e/ou mensais.

Isso vai garantir que o time se mantenha produtivo durante o home office e que todos estão na mesma página em relação aos projetos da empresa.

Outra dica aqui é assinar planos empresariais de telefonia para assim todos ficarem disponíveis para se comunicar a qualquer momento.

8. Lembre-se de dar pausas de vez em quando

Até agora as dicas para home office foram todas focadas na produtividade, mas é importante também falar da sua saúde.

É fundamental que você dê pequenas pausas ao longo do trabalho, assim como você faria no escritório, para ir no banheiro, beber café ou água etc.

Isso evita um desgaste muito grande e ainda pode te inspirar a resolver alguma tarefa.

Uma dica é usar o método pomodoro para dividir períodos de produtividade e descanso.

9. Determine um fim para o expediente do dia

Ainda no lado da saúde das dicas para o home office, vamos falar agora de determinar um fim para o seu trabalho diário.

Após concluir as horas ou tarefas planejadas, é importante que feche tudo e de fato pare de trabalhar.

Caso não faça essa separação a sua saúde mental pode ir pelo ralo, já que você acabará trabalhando sem parar e sem muito foco ou produtividade, uma vez que estará exausto.

10. Utilize uma ferramenta para monitorar a fábrica

Para fechar, a última das dicas para home office, é usar uma ferramenta que permita monitorar o andamento da sua produção mesmo a distância.

Por exemplo, o sistema Nomus ERP Industrial possui acompanhamento em tempo real do chão de fábrica, além de painéis de gestão dos mais diversos dados.

Inscreva-se no Blog Industrial

Para receber mais dicas como essa semanalmente no seu email, inscreva-se gratuitamente no Blog Industrial e iremos enviar os artigos.

Fique a vontade para entrar em contato caso tenha alguma dúvida ou sugestão.

Análise SWOT
Compartilhe agora mesmo:

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: