Saiba qual a diferença entre MRP e ERP em uma indústria


Atualizado em 4/07/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): ERP

MRP da teoria à prática

A diferença entre MRP e ERP é uma questão de evolução tecnológica e avanço na conexão entre os setores da empresa. O MRP é uma abordagem de gestão de materiais que depois evolui para o ERP que é um sistema que conecta diversos setores da empresa.

O Manufacturing Resource Planning, ou MRP II (evolução do Material Requirements Planning, MRP I), é uma estratégia de gestão de materiais com sistemas dedicados. O ERP, Enterprise Resource Planning, já se trata de um sistema tecnológico que absorve tudo que o MRP faz e integra a diversas outras áreas da empresa.

Você entenderá melhor o que significa cada um dos termos no texto abaixo. Explicarei a definição de cada um, a diferença entre os MRPs I e II e o que faz o ERP ser especial. Por fim, mostrarei como um ERP funciona na prática para indústrias. Acompanhe até o final!

Faça uma boa leitura. 🙂 

Confira os tópicos:

Saiba qual a diferença entre MRP e ERP em uma indústria.

O que é MRP?

MRP é uma sigla que abrange 2 conceitos que se complementam e são essenciais na hora de realizar o planejamento e controle da produção. Isso pode até uma certa confusão nos conteúdos de gestão de materiais. Simplificando, o Manufacturing Resource Planning (MRP II) nada mais é do que uma evolução do Material Requirements Planning (MRP I) .

Vamos ver o que é cada um abaixo:

MRP I

MRP I – Material Requirement Planning – se trata de uma abordagem de planejamento de materiais focada na gestão de estoque e nas quantidades de materiais necessários para atender o plano de produção de forma equilibrada.

A partir da previsão de vendas e dos pedidos em carteira, é possível elaborar o plano mestre da produção.

Com a lista de materiais (BOM, Bill of Materials), seu Takt Time, suas estratégias de Heijunka (nivelamento da produção) e outros valores, o MRP define os materiais precisam ser comprados ou fabricados e gera as ordens de produção e as ordens de compra.

No entanto, normalmente o MRP I trabalha com capacidade infinita, ou seja, não considera os recursos necessários para atender o plano de produção, como mão de obra, máquinas, entre outros.

MRP II – Manufacturing Resource Planning – é um sistema que surgiu como uma evolução do MRP I (Material Requirements Planning), que engloba não somente o controle de estoque, mas também o gerenciamento dos recursos de produção, permitindo identificar com antecedência e precisão problemas relacionados à capacidade produtiva da organização.

No MRP II, além das atividades presentes no MRP I como a elaboração de previsão de vendas, Plano Mestre de Produção e o MRP, temos a introdução do CRP (Capacity Requirements Planning) que considera a capacidade de recursos de produção disponível no planejamento, como mão de obra, máquinas, entre outros.

Benefícios

  • Atendimento Preciso às Demandas dos Clientes
  • Coordenação de Recursos (no caso do MRP II)
  • Economia de Custos Operacionais
  • Gestão de Estoque otimizada
  • Melhoria na Eficiência Operacional
  • Planejamento de Produção eficiente
  • Redução de Desperdícios
  • Tomada de Decisões Informadas

O que é ERP?

O ERP, que significa Enterprise Resource Planning, é um tipo de sistema integrado digital que organiza e conecta diversas áreas de uma empresa em apenas uma plataforma. Você conecta produção, estoque, marketing, vendas, recursos humanos, desenvolvimento, atendimento, financeiro etc.

Cada um dos fornecedores de ERP oferecerá um mix diferente de funcionalidades, mas compartilham bases comuns, como o mínimo para executar atividades de cada setor da empresa.

O ERP otimiza e até automatiza processos, dá mais controle sobre as informações, deixa sua indústria mais transparente, “acende a luz da sala escura” da gestão sem bom rastreio de dados, ajuda a enxergar problemas e oportunidades, facilita a aplicação de estratégias de gestão e muito mais.

Ainda há a possibilidade de usar um ERP especialista em vez de um generalista, como mostra esta matéria do Jornal Metrópole. São duas categorias desse tipo de sistema de gestão cujas funcionalidades são desenvolvidas especificamente para áreas específicas do mercado. Por exemplo, existe o ERP Industrial, que surgiu para demandas de fábricas, importadoras e similares. 

Benefícios

  • Aumento da transparência nos processos de gestão
  • Conexão entre produção, estoque, marketing, vendas, recursos humanos, desenvolvimento, atendimento, financeiro, etc.
  • Facilitação da aplicação de estratégias de gestão
  • Funcionalidades desenvolvidas especificamente para certas áreas do mercado
  • Identificação de problemas e oportunidades de forma eficaz
  • Integração de várias áreas da empresa em uma única plataforma
  • Maior controle sobre as informações
  • Melhor rastreamento de dados e informações da empresa
  • Otimização e automação de processos empresariais
  • Possibilidade de escolher ERPs especializados, como o ERP Industrial, que desenvolvem funcionalidades de interesse direto do seu setor

Diferença entre MRP e ERP

A diferença entre MRP e ERP é a mesma entre uma carroça e um carro. O primeiro foi muito efetivo e útil por bastante tempo, mas depois deu origem ao segundo e boa parte de seus princípios permaneceram. O MRP hoje é parte do ERP.

Com base no que vimos acima, o MRP (seja o I ou o II), se trata de uma abordagem e algumas vezes de um sistema de planejamento e gestão de materiais e recursos para sua indústria. Você pode administrar estoque, mão de obra, comparar com a produtividade das máquinas, assim como outras tarefas de gestão similares.

Acontece que tudo isso pode ser otimizado ou até automatizado quando você usa um ERP. O Enterprise Resource Planning é um sistema integrado que faz tudo o que o MRP faz, mas de forma mais robusta, junto diversos outros recursos e ainda conectando tudo em uma mesma plataforma. 

Confira esta tabela comparativa:

Tabela comparativa entre MRP (I e II) e ERP
CaracterísticaMRP (I e II)ERP
AbordagemEstratégia de planejamento de materiais e recursos.Sistema integrado que abrange várias áreas da empresa.
FocoPrincipalmente na gestão de materiais e recursos para a produção.Integração de todas as áreas da empresa, como produção, estoque, marketing, vendas, RH, etc.
Integração de RecursosNormalmente não considera todos os recursos da empresa.Integra todos os recursos e áreas da empresa em uma única plataforma.
Automatização de ComparaçõesPode exigir comparações manuais de dados.Automatiza comparações e análises de dados, tornando o processo mais eficiente.
EscopoLimitado às atividades de planejamento de materiais e produção.Abrange todas as principais atividades da empresa e oferece mais funcionalidades.
TransparênciaOferece certo nível de transparência nos processos de produção.Aumenta a transparência em toda a gestão empresarial.
Controle de InformaçõesOferece algum controle sobre as informações relacionadas ao planejamento de materiais.Oferece maior controle sobre as principais informações da empresa.
Facilitação de EstratégiasAjuda na aplicação de estratégias de gestão, principalmente relacionadas à produção.Facilita a aplicação de estratégias de gestão nas principais áreas da empresa.

Exemplo de ERP usado na indústria

O ERP é um sistema de muito prestígio na indústria e não tem como fazer a gestão de uma fábrica em plena Quarta Revolução Industrial sem ter o seu. Você claramente estará limitando suas possibilidades de faturamento, continuará desperdiçando recursos, e ficará para trás dos concorrentes.

Te convido a assistir uma demonstração de um ERP Industrial:

Aprenda mais sobre ERP, MRP e PCP

O ERP, o MRP e o PCP são abordagens e sistemas amplos. Cada funcionalidade deles pode abranger diversas áreas da gestão, organização de processos e transformação de materiais de uma indústria. Por isso o seu estudo de assuntos do setor industrial não acaba aqui.

Se quiser melhorar seus resultados, precisará continuar lendo, conferindo práticas e exemplos, conhecendo e se aprofundando nos conceitos, teorias, ferramentas e estratégias. E o ideal para ter um bom acesso a conteúdos diversos da indústria é acompanhando este blog.

Frequentemente eu, meus colegas e convidados publicamos artigos sobre como gerir uma indústria. Isso inclui desde tratamento de materiais a gestão de recursos humanos. Nossa missão é cobrir todos os departamentos de uma fábrica nos seus mínimos detalhes com a maior qualidade possível de conhecimento.

Inscreva-se no blog para receber notificações sempre que novo artigo for publicado e siga nossas redes sociais para conferir pílulas de conhecimento recorrentemente.

Obrigado e vamos em frente!

Comprar ERP
Compartilhe agora mesmo:

Um comentário

  1. nei de brito luna disse:

    Muito bom o artigo, aprendi mais sobre o assunto

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: