Atualizado em 27/08/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Produção
Efeito Chicote é quando, na indústria, há uma diferença de quantidade entre as demandas dos clientes e o que foi previsto no planejamento e controle de produção (PCP). Essa diferença pode ser para mais ou para menos – ou seja, tanto quando sobra quanto quando falta mercadoria.
As consequências desse efeito podem trazer prejuízos financeiros para a empresa e de imagem para a marca. O produto que não se vende, ainda mais se tiver prazo de validade, é um gasto desnecessário ou até “jogado fora”. Agora, quando o cliente chega e a prateleira está vazia, você deixa de ganhar e ainda pode relacionar sua marca à escassez – dando espaço para a concorrência.
Os erros que levam ao Efeito Chicote podem variar. Entre eles estão falta de feedback em quantidade e qualidade adequados, problemas de comunicação interna, produção desnivelada, etc. No texto abaixo, você aprenderá todo o básico sobre Efeito Chicote.
Faça uma boa leitura.
Confira os tópicos:
Efeito Chicote, do inglês bullwhip effect, é o que resulta quando há uma diferença entre o que o PCP de uma indústria planeja e produz de mercadorias e a demanda verdadeira dos clientes.
É um efeito muito comum em empresas que trabalham com sistema de abastecimento, como no caso das indústrias que vendem produtos para o varejo. As consequências do Efeito Chicote podem variar conforme a situação.
Se você produz a mais ou a menos do que a demanda pede, os problemas são diferentes. O tipo de mercadoria também oferece prejuízos diferentes.
Veja também: Planilha de controle de produção [GRÁTIS]
Há vários motivos pelos quais o Efeito Chicote pode acontecer. Estes são os principais:
O Efeito Chicote pode ser controlado e reduzido através de diversas medidas. Você pode usar estratégias de comunicação, logísticas e operacionais melhores, por exemplo.
Além disso, agilizar o tratamento de pedidos, melhorar a qualidade dos dados, nivelar o estoque e processar melhor as informações sobre hábitos de consumo, entre outras, permitirão você elaborar táticas e estratégias mais adequadas.
Há três conceitos super importantes que podem ajudar a lidar com o Efeito Chicote:
Milk Run (corrida ou entrega do leite) é um sistema de logística e transporte de mercadorias que funciona para, entre outras coisas, diminuir as chances e as consequências do Efeito Chicote.
O Milk Run funciona com o uso de apenas um mesmo meio de transporte para coletar cargas em cada um dos pontos seguindo um trajeto e horários pré-estabelecidos e planejados em um roteiro de frota estrategicamente pensado.
No final de cada coleta, o responsável pelo transporte faz a entrega no destino funcional. A diferença fundamental nesta estratégia é que a sua própria indústria que se responsabiliza por coletar o material oferecido pelo fornecedor, removendo a dependência do tempo de entrega de terceiros.
Heijunka é um conceito e uma técnica do Sistema de Produção Toyota que serve para resolver os problemas causados pela flutuação de produção em razão da demanda do cliente. É uma boa tática para evitar o Efeito Chicote.
O conceito em português é chamado de nivelamento da produção e consiste de montar um mix de modelos em cada lote que garante que haja estoque de todos os produtos de forma proporcional à variação de demanda, diminuindo o tempo ocioso de mercadorias e matéria-prima em estoque.
Cross docking é o nome de uma estratégia logística que consiste de otimizar a operação de transporte de mercadorias e agilizar envios, assim como aumentar a satisfação de clientes, a partir do envio dos produtos para centros de distribuição espalhados pelas regiões atendidas pela sua empresa.
De lá, as mercadorias vão direto para o varejo ou consumidores finais. Ao diminuir o tempo de demora para abastecimento de estoque, é possível evitar ou ao menos mitigar o Efeito Chicote. O nome cross docking vem de “docas cruzadas”, ou seja, os centros de armazenamento.
Efeito Chicote é algo negativo com prejuízos – esse fato está dado. Você deve procurar mitigá-lo ao máximo, sendo que eliminar, de fato, é praticamente impossível.
Uma fábrica de doces não tem como saber exatamente quantas pessoas vão querer comprar chocolate naquele mês para poder enviar só e nada menos do que o necessário para as prateleiras do varejo.
Sempre haverá variações entre o que foi produzido e a demanda – a não ser que sua indústria só trabalhe sob encomenda. Sendo assim, você pode usar o Efeito Chicote ao seu favor.
A diferença entre a distribuição e a venda traz algo muito importante para sua gestão que é a informação. Com dados, você consegue repensar suas táticas, processos e planejamentos de produção.
Use todos os relatórios para otimizar o seu PCP e aumentar seu faturamento e sua lucratividade. Ah, e fica mais fácil visualizar essas informações todas em um ERP.
Você já sabe agora o que é o Efeito Chicote e formas de controlá-lo. Só que seus estudos para administrar a cadeia de suprimentos e entregas só começaram. Não importa em que etapa da vida profissional você esteja, sempre tem espaço para aprender mais na indústria.
Ao se inscrever em nosso blog e seguir nossas redes sociais, você recebe diversos conhecimentos de gestão industrial. É com eles que temos certeza que seu faturamento e sua lucratividade vão aumentar.
Inclusive, falando nisso, nós desenvolvemos o e-book “Gestão de estoque: dicas práticas para otimizar sua fábrica”, que serve muito bem para mitigar o Efeito Chicote.
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