Atualizado em 3/02/25 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Custos e Finanças
Eficiência energética é o conceito de realizar mais trabalhos/obter mais resultados com menor uso de energia ou então gerar a mesma quantidade de energia gastando menos recursos. Buscar por essa eficiência traz grande diferença para o bolso do gestor industrial.
A forma correta de realizar essa economia depende de decisões estratégicas com aplicação prática no dia a dia da empresa. A partir dessa premissa, desenvolvi o artigo abaixo que auxiliará você a obter os resultados desejados na busca por diminuir a conta de luz.
Estas dicas foram elaboradas após pesquisas e conversas com engenheiros colegas da Nomus. Você pode ter certeza da veracidade e qualidade das dicas e orientações abaixo. Desejo que você consiga ter sempre uma fábrica mais eficiente.
Faça uma boa leitura!
Índice do artigo
Eficiência energética na indústria significa manter ou aumentar as suas operações e resultados de produção, lucro, etc, gastando menos energia. Ou seja, estamos falando de economizar com a conta de luz sem prejudicar as atividades da empresa.
A grosso modo, para entender melhor, é como apagar a lâmpada da sua casa quando ninguém estiver no cômodo. Só que na indústria, várias lâmpadas têm um impacto significativo. E, claro, não estamos falando apenas de lâmpadas.
Faturar e lucrar mais são elementos cruciais para evoluir no mercado, inclusive na concorrência com outras indústrias. Eficiência energética permite sobrar mais recursos financeiros e energéticos na sua indústria, podendo ser reinvestidos em outros aspectos que farão a empresa crescer e também aumentar sua lucratividade.
Ao mesmo tempo, vivemos em uma sociedade que deseja ter um mundo mais ecológico e, para isso, a eficiência energética vem a calhar. Gastar menos energia significa usar menos recursos naturais. Você gasta menos dinheiro enquanto aproxima sua empresa das práticas ESG.
As principais causas de gasto excessivo de energia são praticamente sempre as mesmas em todas as indústrias. Por isso, consegui fazer a lista dos 4 vilões mais comuns da conta de luz. Você descobre quais são abaixo:
O desgaste por tempo de uso dos equipamentos pode levar a gastos energéticos maiores por operação. Com o tempo, as peças já não dão conta com a mesma eficiência e puxam mais energia. É momento de repensar suas máquinas.
Não é necessário, no entanto, trocar os aparelhos apenas quando apresentam defeito. Você pode ficar de olho no mercado e em novas máquinas a serem lançadas para pensar em substituções que levarão a gastos menores de energia por produção.
Equipamentos que não passarem pela manutenção preventiva apresentarão problemas que resultarão em maiores gastos energéticos. Você só descobrirá quais máquinas estão usando mais luz depois que chegar a conta e investigar o problema, mas não poderá reverter os gastos de forma retroativa.
É por isso que é tão importante fazer, também, a manutenção preditiva, junto à preventiva. Ambas permitem que seus equipamentos operem com total eficiência sem paradas ou defeitos inesperados.
Um sistema de iluminação adequado, combinando luz natural e sistemas bem pensados, garantirão uma fábrica bem iluminada usando menos energia. Uma mesma lâmpada, quando trocada de lugar, já pode fazer diferença.
Inclusive, falando em lâmpadas, não esqueça de manter lâmpadas, máquinas e outros equipamentos elétricos desligados quando não estiver usando. Desativar na frequência correta ajudará a poupar energia.
Má gestão do consumo é não saber como distribuir o uso de energia na empresa e não saber identificar quais equipamentos e setores demandam e precisam estar sempre a vapor ou que podem poupar mais energia.
Com isso, vem a capacidade de automação da sua empresa.
Ao utilizar sistemas de automação em gestão, produção, etc, fica mais fácil garantir que apenas os aparelhos em uso estarão ligados. E que esse período de gasto seja apenas pelo tempo necessário. Por fim, também pode-se rastrear quais partes e componentes do processo estão gerando desperdício.
Os vilões do desperdício de energia podem ser combatidos com as armas e táticas corretas. Eu sei o que você pode fazer para aumentar sua economia de luz e diminuir as contas na sua indústria. Basta conhecer as soluções abaixo.
É preciso otimizar processos se você quiser gastar menos energia na sua empresa. Buscar máquinas que façam mais por menos, reduzir a quantidade de etapas de produção, diminuir o tempo de ativação dos equipamentos, etc são alguns dos exemplos de ações possíveis.
Implementar fontes renováveis de energia, como painéis solares, junto à tecnologia de geração distribuída, trará sua empresa para uma realidade muito mais econômica financeira e energeticamente.
O que é geração distribuída?
Trata-se de gerar e armazenar energia elétrica através de vários dispositivos pequenos conectados à rede ou a um sistema de distribuição com fonte de energia renovável. Esse tipo de sistemas integrados operam dentro de um dashboard e é gerenciado e coordenado dentro de uma rede inteligente.
Os sistemas inteligentes de gestão e automação de indústrias podem ajudar na eficiência energética de forma direta ou indireta. Depende de qual plataforma e sua função, mas vou explicar para você entender melhor.
Um sistema que controle seus processos, como o ERP Industrial da Nomus, pode ajudar a identificar os gargalos energéticos, máquinas deficitárias, operações que desperdiçam mais energia, entre outros problemas que impactam diretamente no seu uso de luz.
Você pode integrar o ERP a sistemas de automação e controle de chão de fábrica, como o MES. Este tipo de plataforma coleta dados diretamente das máquinas, permitindo entender como elas estão trabalhando, a frequência de pausas e de manutenção, peças fabricadas por energia gasta etc.
A integração ERP + MES permitirá obter diretamente das máquinas as respostas para suas capacidades e desempenhos quanto ao uso de energia elétrica, levando os números a dashboards dinâmicos que oferecem dados em tempo real no sistema de integração.
Um sistema de gestão integrada desenvolvido especificamente para indústrias, como o Nomus ERP Industrial, tem um papel muito importante na gestão de energia da sua empresa. Ao ter o controle total sobre as suas operações, com acesso a dados em tempo real, é possível tomar decisões para melhorar seu uso energético.
Com o ERP, é possível identificar gargalos e problemas gerais na produção que apontam máquinas defeituosas, processos de baixo desempenho, entre outros fatores que estão causando o desperdício de energia na sua empresa. Logo, você poderá saber onde agir para reverter a situação.
Processos de produção mais eficientes permitem que você acerte mais na produção, manutenção e outras operações da sua empresa.
Uma vez que se reduz a frequência e o tempo de uso investidos na produção, ou seja, em máquinas ativas, iluminação acesa para o colaborador operar, etc, os gastos energéticos caem diretamente.
Ter controle sobre seus processos, então, permitirá uma maior eficiência energética. Com o ERP Industrial da Nomus, você controla a produção e reduz consideravelmente, ou até elimina, as chances de retrabalho ao atender qualquer demanda.
A ineficiência energética, por menor que seja, é como um cano furado. Uma gota não faz diferença no uso de água, mas uma gota por vez enche uma caixa d’água eventualmente. Traduza isso para eletricidade e para a escala industrial – agora imagine quanto dinheiro joga fora por conta de desperdício de energia,
Confira o que você ganha com o investimento em eficiência energética:
Ao desperdiçar menos energia, você gasta menos e, bom, menos saída de dinheiro significa mais lucro para a empresa. É um impacto direto entre causa e efeito. Por isso, investir na eficiência energética ajudará a economizar e lucrar mais em pequeno, médio e longo prazo.
Estar de acordo com as normas ambientais de eficiência energética permite que sua indústria continue operando sem problemas. Não apenas porque você manterá as portas abertas com os documentos que comprovam regularidade, mas porque o planeta continuará existindo se cooperarmos para mantê-lo bem.
O segredo para garantir a redução de contas referentes ao gasto com luz é o mesmo para qualquer tipo de desperdício, como de matérias-primas, tempo de trabalho e mão de obra. E esse segredo é trazer eficiência para seus processos produtivos.
Produções eficientes e manufaturas lean reduzem o uso de máquinas, de tempo de trabalho, de matéria-prima e de energia elétrica para cada produto fabricado. Elimina-se ou ao menos se reduz consideravelmente também a chance de retrabalho – que geraria mais gastos.
E, para ter esse controle todo, é necessário usar ferramentas adequadas. A mais indicada para indústrias é o Nomus ERP Industrial.
Esse sistema oferece funcionalidades para todos os departamentos e atividades de uma fábrica operarem de forma integrada e monitorada a partir da mesma tela com dados em tempo real.
Tome decisões inteligentes e tenha mais eficiência energética e produtiva:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: