Emissão de NFe: 5 passos para emitir notas fiscais eletrônicas e manter-se em regularidade com o Fisco


Atualizado em 22/08/24 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Custos e Finanças

Toda empresa que opera devidamente no mercado emite notas fiscais de serviços ou de produtos. Mas a sua empresa faz a correta emissão de NFe? Se a resposta for “não”, saiba que você pode enfrentar sérios problemas com os órgãos de fiscalização.

As notas fiscais são documentos que toda empresa é obrigada a emitir toda vez que ela realiza alguma transação comercial. Se uma mercadoria é vendida ou um serviço é prestado, é imprescindível emitir a nota fiscal relativa à venda em questão.

Essa é uma forma de legitimar a compra e venda e ainda comprovar o devido recolhimento dos tributos que incidem sobre cada operação, como o ICMS.

A versão eletrônica das notas fiscais foi desenvolvida com o objetivo de otimizar a emissão, a gestão e a fiscalização desses documentos.

Tendo em vista sua importância para a regularidade de qualquer modelo de negócio, elaboramos um passo a passo de como fazer a emissão de NFe:

  • Passo 1 – Solicite o credenciamento da sua empresa junto à SEFAZ;
  • Passo 2 – Adquira um certificado digital;
  • Passo 3 – Acesse o sistema emissor e preenche a nota fiscal;
  • Passo 4 – Finalize a emissão da NFe;
  • Passo 5 – Faça o envio da nota fiscal para o seu cliente.

Por isso, convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo e esclarecer de uma vez por todas as etapas necessárias para emitir esse documento e manter a sua empresa em dia com o Fisco.

Antes de começar a leitura de nosso passo a passo, que tal recordar algumas informações importantes sobre as notas fiscais? Então, dê uma olhada neste resumo esquemático com várias dicas:

Passo a passo: como fazer a emissão de NFe?

A emissão da NFe é bem mais simples do que você pode imaginar. Confira abaixo os passos básicos que você precisa seguir.

Passo 1 – Solicite o credenciamento da sua empresa junto à SEFAZ

O primeiro passo para emissão de NFe consiste em fazer a solicitação de credenciamento do seu CNPJ junto à Secretaria de Fazenda Estadual.

É somente a partir da autorização desse órgão público que você poderá emitir as notas fiscais eletrônicas.

Cada estado pode possuir regras específicas no que se refere à habilitação de empresas para a emissão de NFe. Portanto, procure a SEFAZ do seu estado e verifique como funciona esse procedimento e quais documentos você precisa apresentar.

Passo 2 – Adquira um certificado digital

O certificado digital funciona, basicamente, como uma carteira de identidade virtual. É ele que atesta a autenticidade de qualquer transação feita em ambiente online, garantindo a segurança e a veracidade dos dados e das informações trocadas.

As notas fiscais eletrônicas só podem ser emitidas perante um certificado digital. Algumas Secretarias de Fazenda possuem um sistema emissor de NFe próprio e já oferecem uma extensão para navegador que serve como certificado digital.

Há também a possibilidade de obter um certificado por conta própria. Para isso, é preciso fazer a solicitação em alguma Autoridade Certificadora.

Tem dúvidas sobre os procedimentos necessários para tirar um certificado digital? Não se preocupe, este infográfico traz as principais informações para você:

Passo 3 – Acesse o sistema emissor e preenche a nota fiscal

Neste terceiro passo para emissão de NFe, você deverá acessar o sistema emissor disponibilizado pela SEFAZ ou um sistema particular e preencher todos os dados referentes à referida transação comercial.

Na nota fiscal, é necessário que você informe, por exemplo:

  • dados da empresa;
  • dados do cliente;
  • identificação da mercadoria;
  • valor unitário e total;
  • código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul);
  • CEST (Código Especificador de Substituição Tributária);
  • CFOP (Códigos Fiscais de Operações e Prestações);
  • natureza da operação;
  • base de cálculo do ICMS;
  • valor total do ICMS.

Passo 4 – Finalize a emissão da NFe

Depois de preencher todos os campos da nota fiscal eletrônica, é necessário que você confira se está tudo correto e, após isso, finalize a emissão da NFe.

Finalizado esse processo, a NFe será enviada para a SEFAZ e depois de um tempo ficará disponível para consulta no portal da Receita Federal.

Você também deverá imprimir o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), que acompanhará a mercadoria durante o transporte até o cliente.

Passo 5 – Faça o envio da nota fiscal para o seu cliente

É importante que você envie a nota fiscal para o cliente em formato XML. Além disso, faça o download desses documentos e mantenha-os organizados para caso a sua empresa seja alvo de alguma ação fiscal.

Vale lembrar que você precisa armazenar as notas fiscais por até cinco anos.

E aí? Viu como é simples fazer a emissão de NFe?

E todo esse processo pode ficar ainda mais fácil, descomplicado e ágil se você tiver um software dedicado a emissão e gestão desse tipo de documentos.

Por meio de um sistema especializado, você consegue automatizar o preenchimento e o envio das NFe e ainda mantê-las sempre organizadas

Dessa forma, com a automatização, evitam-se falhas e retrabalhos que podem custar caro para o seu negócio. Só assim você estaria certo de que o trabalho está sendo feito rapidamente, mas com mais assertividade e eficiência.

Dica: você sabe quais os impostos que recaem sobre uma nota fiscal de serviços? Este infográfico pode ajudar você a achar essa resposta:

Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais através de API NFe tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

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Um comentário

  1. Gilbeto Pires dos Santos disse:

    ótimo.

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